Plano de aula: Partes e organização da entrevista

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: diversas revistas e/ou jornais que contenham entrevistas; fotocópias da atividade.

Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e, assim, ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permitida, ou também pode ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem não perceber a bipartição da entrevista; se confundir com a variação de organização em turnos de fala; e ter dificuldade ao manusear jornais e revistas para encontrar a seção específica de entrevistas.

Referências sobre o assunto:

CERQUEIRA NETO, J. C.; SANTOS, A. P. A entrevista como um gênero do discurso: conceitos e fundamentos. In: Travessias, v. 11, pp. 244-269, 2017. Disponível em: <http://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/16207/11316>. Acesso em: 8 de set. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Diga aos alunos que farão uma atividade de exploração científica em que eles serão os pesquisadores.
  • Aqui pretende-se mostrar aos alunos que não só quem trabalha com as ciências biológicas é cientista, como prevê o senso comum. Nesta aula o objetivo é dar uma amostra de como é o trabalho de investigação científica em uma área de humanidades e as pesquisas com o texto na área de linguagens.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos