Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de entrevista oral para a produção de uma reportagem
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oraalidade.
Materiais necessários: Notebook e datashow para projeção, conexão com a internet ou um flash drive contendo a música a ser utilizada previamente baixada, e tela de projeção.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades na formulação de perguntas e na seleção do assunto para a entrevista.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos se eles costumam assistir a programas de entrevista, se já foram entrevistados ou se já tiveram oportunidade de entrevistar alguém. Diga que neste módulo, eles realizarão todo o processo para a produção de uma entrevista e que o primeiro passo será feito nesta aula: o planejamento.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Reproduza a música “Fernando Henna está online, do grupo Filarmônica de Pasárgada. Clique aqui. O objetivo desta atividade é introduzir os alunos no universo das relações virtuais que será abordado nas próximas aulas.
- Após reproduzir a música, faça aos alunos as seguintes perguntas, que deverão ser respondidas oralmente:
- Como, por meio da música foi possível perceber as construções linguísticas usadas nas interações online? A música deixa perceptível a linguagem utilizada na comunicação virtual, uma linguagem própria, cheia de abreviações, siglas e emojis.
- Por que vocês acreditam que isso acontece? Nas interações online tudo é simultâneo, o que facilita o apego emocional. Espera-se que os alunos percebam a dinâmica fluida dos relacionamentos e conversas online.
Fonte: Letra de Marcelo Segreto e Fernando Henna. Grupo Filarmônica de Pasárgada. Música Fernando Henna está online. Álbum: Algorritmos (2016) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oEbL-GmfCnk>. Acesso em: 8 out. 2018.
Fonte: Letra de Marcelo Segreto e Fernando Henna. Grupo Filarmônica de Pasárgada. Música Fernando Henna está online. Álbum: Algorritmos (2016).Disponível em: <https://www.musixmatch.com/pt-br/letras/Filarm%C3%B4nica-de-Pas%C3%A1rgada/Fernando-Henna-Est%C3%A1-Online>. Acesso em: 8 out. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações:
- Separe os alunos em grupos. O número de participantes deverá ser baseado no número de alunos na sala. Esse grupo será o mesmo até a conclusão dos trabalhos, já que esse módulo demandará várias etapas. Assim, o trabalho em grupo é adequado por facilitar a divisão de tarefas.
- Explique aos alunos que cada grupo produzirá uma reportagem sobre relacionamento virtual e que para isso eles deverão entrevistar pelo menos duas pessoas, sendo um adolescente, um especialista (psicólogo, psicopedagogo, hebiatra (clínico geral de adolescentes), especialista em comportamento humano). É possível, ainda, entrevistar os profissionais da escolas e os pais dos alunos.
- Disponibilize 5 minutos para os grupos decidirem quem será o especialista entrevistado. Assim que o nome estiver definido, peça a um representante do grupo para anotar o nome no quadro, evitando que a mesma pessoa seja entrevistada por outro grupo.
- Peça aos alunos que elaborem uma lista inicial com possíveis perguntas a serem feitas aos entrevistados. Os alunos podem dividir as tarefas dentro dos grupos, de forma que parte do grupo elabore as perguntas feitas ao adolescente, e os demais ao especialista. Esclareça que durante a entrevista, a partir das respostas dadas, outras perguntas podem surgir ou o entrevistador poderá pedir esclarecimentos, cabendo a ele reorganizar/repensar as perguntas previamente selecionadas. Combine com os alunos que eles deverão produzir de 6 a 10 perguntas e que a entrevista deverá durar de 30 a 45 minutos. Para auxiliar os alunos nesta tarefa, você pode escrever no quadro alguns tópicos que os ajudem a refletir: motivos para o envolvimento em relacionamentos virtuais, consequências, cuidados, riscos, mudanças sociais e comportamentais, dados numéricos e pesquisas sobre o assunto. Reserve 15 minutos para a elaboração das perguntas.
- Os alunos podem escrever as perguntas em uma folha à parte, mas o ideal para esse momento é que seja utilizada uma ferramenta como o Google Drive, por exemplo. Assim, os alunos poderão compartilhar o arquivo com você.
- Diga aos alunos que eles deverão, neste momento, selecionar os papéis de cada componente do grupo. Cada aluno deverá ter uma função específica nesta fase do trabalho, de forma que serão necessários: entrevistador, cinegrafista, redator, revisor, ilustrador/fotógrafo. Caso outras funções sejam necessárias, elas poderão ser compartilhadas pelos componentes do grupo. Reserve 5 minutos para essa definição.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Assim que as perguntas forem escritas no arquivo compartilhado, você pode analisá-las e fazer as interferências que julgar necessárias. Fique atento à qualidade das perguntas. Verifique se elas atendem o objetivo do trabalho, se não há juízos de valor e questões preconceituosas que possam expor o entrevistado.
- Nesta etapa, os alunos deverão observar suas orientações e fazer as adequações necessárias.
- As etapas de revisão e reescrita do roteiro podem demandar mais tempo do que o previsto. Dessa forma, a atividade pode ocupar mais de uma aula. Redimensione o tempo conforme a necessidade da sua turma.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcional: plataformas de vídeo como TikTok (tutorial disponível aqui); Powtoon (tutorial disponível aqui); Adobe Spark (tutorial disponível aqui) e Movie Maker (tutorial disponível aqui).
Tema
Crie um vídeo com a câmera do celular ou por meio de alguma plataforma (veja exemplos em Recursos Opcionais), e pergunte aos alunos se costumam assistir a programas de entrevista, se já foram entrevistados ou se já tiveram oportunidade de entrevistar alguém. Diga que neste módulo eles realizarão todo o processo para a produção de uma entrevista e que o primeiro passo será feito nesta aula: o planejamento.
Introdução
Envie aos alunos a música “Fernando Henna está online, do grupo Filarmônica de Pasárgada, disponível aqui. O objetivo desta atividade é introduzir os alunos no universo das relações virtuais que será abordado nas próximas aulas. Após reproduzir a música, faça aos alunos as seguintes perguntas, que deverão ser respondidas oralmente:
Como, por meio da música, foi possível perceber as construções linguísticas usadas nas interações online? A música deixa perceptível a linguagem utilizada na comunicação virtual, uma linguagem própria, cheia de abreviações, siglas e emojis. Por que vocês acreditam que isso acontece?
Nas interações online, tudo é simultâneo, o que facilita o apego emocional. Espera-se que os alunos percebam a dinâmica fluida dos relacionamentos e conversas online. A letra da música está disponível aqui.
Desenvolvimento
Separe os alunos em grupos de quatro integrantes. O grupo será o mesmo até a conclusão dos trabalhos, uma vez que esse módulo demandará várias etapas. Assim, o trabalho em grupo é adequado por facilitar a divisão de tarefas. Explique que cada grupo produzirá uma reportagem sobre relacionamento virtual e que, para isso, eles deverão entrevistar pelo menos duas pessoas: um adolescente e um especialista (psicólogo, psicopedagogo, hebiatra ou especialista em comportamento humano). É possível ainda entrevistar os profissionais da escola e os pais dos alunos. Para que essas entrevistas sejam possíveis em aulas remotas, os alunos poderão entrar em contato com com seus entrevistados por chamada de vídeo ou de áudio. Peça aos grupos que decidam quem será o especialista entrevistado. Assim que o nome estiver definido, peça a um representante do grupo para anotá-lo no quadro, evitando que a mesma pessoa seja entrevistada por outro grupo. Peça aos alunos que elaborem uma lista inicial com possíveis perguntas a serem feitas aos entrevistados. Os alunos podem dividir as tarefas dentro dos grupos, de forma que parte do grupo elabore as perguntas feitas ao adolescente, e os demais, ao especialista. Esclareça que durante a entrevista, a partir das respostas dadas, outras perguntas podem surgir ou o entrevistador poderá pedir esclarecimentos, cabendo a ele reorganizar/repensar as perguntas previamente selecionadas. Combine com os alunos que eles deverão produzir de 6 a 10 perguntas. Para auxiliar os alunos nesta etapa, você pode lhes encaminhar alguns tópicos que ajudem na reflexão: motivos para o envolvimento em relacionamentos virtuais, consequências, cuidados, riscos, mudanças sociais e comportamentais, dados numéricos e pesquisas sobre o assunto. Os alunos podem escrever as perguntas em uma folha à parte, mas o ideal para esse momento é que seja utilizada uma ferramenta como o Google Drive, por exemplo. Assim, os alunos poderão compartilhar o arquivo com você. Diga que eles deverão, neste momento, selecionar os papéis de cada componente do grupo. Cada aluno deverá ter uma função específica nesta fase do trabalho, serão necessários: entrevistador, cinegrafista, redator, revisor e ilustrador/fotógrafo. Caso outras funções sejam necessárias, elas poderão ser compartilhadas pelos componentes do grupo.
Fechamento
Assim que as perguntas forem escritas no arquivo compartilhado, você pode analisá-las e fazer as interferências que julgar necessárias. Fique atento à qualidade das perguntas. Verifique se atendem o objetivo do trabalho, se não há juízos de valor e questões preconceituosas que possam expor o entrevistado. Nesta etapa, os alunos deverão observar suas orientações e fazer as adequações necessárias. As etapas de revisão e reescrita do roteiro podem demandar mais tempo do que o previsto. Dessa forma, a atividade pode ocupar mais de uma aula. Redimensione o tempo conforme a necessidade da turma.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a auxiliar os alunos com a produção do roteiro de perguntas. Eles poderão também contatar algum conhecido para que os alunos possam entrevistar especialistas no assunto abordado. Além disso, os familiares poderão ser os próprios entrevistados.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora Souza
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Planejamento de entrevista oral para a produção de uma reportagem
Finalidade da aula: Proporcionar aos alunos a oportunidade de planejar uma entrevista oral, selecionando o fato noticiado e formulando perguntas acerca dele visando a futura produção de uma reportagem multimidiática que utilizará a entrevista.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento, realização e edição de entrevistas orais / Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP14, EF89LP13
Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.