Atividade para impressão - Movimentos argumentativos
Plano de Aula
Plano de aula: Percurso argumentativo
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Por: Ilcilene Silva
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Antes da aula prepare todo o material necessário e disponibilizado ao longo desse plano. Caso não disponibilize de projetor, reproduza os slides em cartolina, papel madeira ou papel 40kg. Outra possibilidade é imprimi-los em papel A3.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos tenham dificuldade para organizar a argumentação escrita.
Referências sobre o assunto:
BÁCCARO, Liégere. Uma descrição do gênero editorial: Uma ferramenta pré-intervenção didática. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/uma_descricao_do_genero_editorial_uma_ferramenta_pre_intervencao_didatica.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018.
CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; DUARTE, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 2a ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1969.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NOGUEIRA, Pedro Ribeiro. Trabalho doméstico rouba tempo de estudar e de brincar das meninas. Disponível em: <https://portal.aprendiz.uol.com.br/arquivo/2013/10/14/principais-vitimas-de-trabalho-domestico-meninas-tem-menos-tempo-para-brincar-e-estudar>. Acesso em: 26 de out de 2018.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
SILVA, Vera Lúcia Paredes. Othon Moacyr Garcia: um precursor dos estudos de discurso no Brasil. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xiicnlf/11/11.pdf>. Acesso em: 3 de set. 2018.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2009. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf>. Acesso em: 5 de set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente o tema através da expressão popular “Quem cala, consente”. Anote a frase no quadro
- Pergunte se já calaram diante de algo de que discordavam e se esse silêncio foi visto como aceitação. Como se sentiram? Espera-se que digam que ficam chateados quando não expressam suas opiniões ou não dizem o que pensam. É possível que alguns digam que não se importaram, aceite a resposta.
- Explique que nessa aula irão exercitar a expressão da opinião, mas que, para isso, precisarão abdicar do silêncio e posicionarem-se a respeito das questões que serão tratadas.
Introdução
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Apresente o infográfico com dados sobre a queda de árvores na cidade de São Paulo.
- Converse com a turma sobre arborização da cidade. Pergunte se já pararam para pensar sobre essa questão: a queda de árvores nas áreas urbanas. Pergunte se já ouviram relatos sobre acidentes dessa natureza. Peça que relatem a situação. Diga que a arborização das áreas urbanas é muito importante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. No entanto, é possível que tragam alguns transtornos principalmente nos períodos chuvosos.
Materiais complementares: Caso necessário, leia o infográfico na íntegra disponível no link.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
- Peça que leiam o parágrafo projetado no slide (caso não disponha de projetor, reproduza).
- Explique que esse parágrafo faz parte de um editorial do Jornal O Popular, de Goiânia, que opina a respeito das árvores que compõem a paisagem urbana. Esse texto faz referência a uma reportagem que o jornal traz, tratando dos transtornos que a queda de árvores tem trazido para a cidade.
- Solicite que analisem o parágrafo e localizem: a opinião, a prova e o fechamento, oferecidas pelo texto.
- Depois, explique que geralmente o parágrafo argumentativo tem essa estrutura apresentada em forma de parágrafo-padrão que tem a mesma estrutura do texto argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Volte ao parágrafo e peça que localizem cada uma das partes.
Materiais complementares: Caso julgue necessário leia o texto na íntegra aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o slide (caso não disponha de projetor, reproduza em papel madeira) e converse com a turma sobre a estrutura do parágrafo argumentativo. Explique que essa é uma possibilidade de organizar as ideias numa sequência lógica que contribua para a construção do texto. Esclareça que há outras possibilidades, mas que na atividade proposta hoje trabalharão com essa estrutura.
- Exemplifique cada parte do parágrafo recorrendo ao parágrafo apresentado anteriormente. Peça que identifiquem, no parágrafo, o tipo de movimento argumentativo utilizado. Se houver necessidade, acesse o quadro dos movimentos aqui.
- Caso não descubram, explique que se trata de uma relativização diante do problema apontado: árvores no perímetro urbano. Explique, ainda, que ele inicia essa relativização com um contra-argumento marcado pelos elementos linguísticos: “se por um lado… por outro…”. O texto reconhece que a arborização é importante para o espaço urbano (discurso com o qual dialoga), mas chama a atenção para a necessidade de manutenção das árvores por conta dos prejuízos que podem causar principalmente em períodos chuvosos.
- Para essa etapa do desenvolvimento serão necessários 06 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Organize os alunos em quatro grupos conforme o número de alunos. Distribua uma folha de papel A4 para cada grupo.
- Explique que deverão discutir e construir uma opinião fundamentada em argumentos acerca da opinião expressa pela leitora sobre a poda das árvores.
- Em seguida, oriente que, tomando como base a estrutura do parágrafo argumentativo apresentada anteriormente, deverão escrever um parágrafo sobre a situação apresentada. Esse parágrafo, depois de revisado, deverá ser transcrito para a folha de papel A4.
- Circule entre os grupos para auxiliá-los nessa produção.
- Encerrada a produção, solicite que escolham um relator do grupo. Depois, peça que desfaçam o grupo e formem um círculo.
- Para essa etapa do desenvolvimento serão necessários 14 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Peça que o relator de cada equipe exponha, na roda, a leitura do parágrafo que construíram. Depois, solicite que, considerando o movimento argumentativo que tomaram, fixem o parágrafo no lugar adequado do cartaz.
- Para finalizar, convide a turma a analisar a seleção feita pelos grupos com relação aos movimentos argumentativos e a força dos argumentos dentro desses movimentos.
Materiais complementares: Modelo de cartaz disponível aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos o infográfico do slide Introdução, que fala sobre a queda de árvores em São Paulo, e peça que comentem o que sabem sobre o assunto. Peça que enviem, por mensagem de texto ou áudio, suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar mais facilmente). Entregue para cada equipe o trecho do primeiro slide de Desenvolvimento, pedindo que analisem o parágrafo e localizem: a opinião, a prova e o fechamento oferecidos pelo texto. Por áudio, diga a eles que a estrutura do parágrafo lido segue um padrão comum aos parágrafos, mostrando a eles o esquema do segundo slide de Desenvolvimento. Oriente, então, que os grupos criem em conjunto um parágrafo sobre a situação apresentada.
Fechamento
Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para ler para os colegas o parágrafo criado enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que todos discutam e analisem os parágrafos produzidos.
Convite às famílias
Convide a família a discutir e realizar em conjunto a leitura do texto proposto em aula, auxiliando no processo de problematização das atividades.