Plano de Aula

Plano de aula: Percurso argumentativo

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Antes da aula prepare todo o material necessário e disponibilizado ao longo desse plano. Caso não disponibilize de projetor, reproduza os slides em cartolina, papel madeira ou papel 40kg. Outra possibilidade é imprimi-los em papel A3.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos tenham dificuldade para organizar a argumentação escrita.

Referências sobre o assunto:

BÁCCARO, Liégere. Uma descrição do gênero editorial: Uma ferramenta pré-intervenção didática. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/uma_descricao_do_genero_editorial_uma_ferramenta_pre_intervencao_didatica.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018.

CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; DUARTE, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 2a ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1969.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

NOGUEIRA, Pedro Ribeiro. Trabalho doméstico rouba tempo de estudar e de brincar das meninas. Disponível em: <https://portal.aprendiz.uol.com.br/arquivo/2013/10/14/principais-vitimas-de-trabalho-domestico-meninas-tem-menos-tempo-para-brincar-e-estudar>. Acesso em: 26 de out de 2018.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

SILVA, Vera Lúcia Paredes. Othon Moacyr Garcia: um precursor dos estudos de discurso no Brasil. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xiicnlf/11/11.pdf>. Acesso em: 3 de set. 2018.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2009. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf>. Acesso em: 5 de set. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema através da expressão popular “Quem cala, consente”. Anote a frase no quadro
  • Pergunte se já calaram diante de algo de que discordavam e se esse silêncio foi visto como aceitação. Como se sentiram? Espera-se que digam que ficam chateados quando não expressam suas opiniões ou não dizem o que pensam. É possível que alguns digam que não se importaram, aceite a resposta.
  • Explique que nessa aula irão exercitar a expressão da opinião, mas que, para isso, precisarão abdicar do silêncio e posicionarem-se a respeito das questões que serão tratadas.

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