Atividade para impressão - Movimentos argumentativos
Plano de Aula
Plano de aula: Percurso argumentativo
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Por: Ilcilene Silva
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Antes da aula prepare todo o material necessário e disponibilizado ao longo desse plano. Caso não disponibilize de projetor, reproduza os slides em cartolina, papel madeira ou papel 40kg. Outra possibilidade é imprimi-los em papel A3.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos tenham dificuldade para organizar a argumentação escrita.
Referências sobre o assunto:
BÁCCARO, Liégere. Uma descrição do gênero editorial: Uma ferramenta pré-intervenção didática. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/uma_descricao_do_genero_editorial_uma_ferramenta_pre_intervencao_didatica.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018.
CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; DUARTE, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 2a ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1969.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NOGUEIRA, Pedro Ribeiro. Trabalho doméstico rouba tempo de estudar e de brincar das meninas. Disponível em: <https://portal.aprendiz.uol.com.br/arquivo/2013/10/14/principais-vitimas-de-trabalho-domestico-meninas-tem-menos-tempo-para-brincar-e-estudar>. Acesso em: 26 de out de 2018.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
SILVA, Vera Lúcia Paredes. Othon Moacyr Garcia: um precursor dos estudos de discurso no Brasil. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xiicnlf/11/11.pdf>. Acesso em: 3 de set. 2018.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2009. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf>. Acesso em: 5 de set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente o tema através da expressão popular “Quem cala, consente”. Anote a frase no quadro
- Pergunte se já calaram diante de algo de que discordavam e se esse silêncio foi visto como aceitação. Como se sentiram? Espera-se que digam que ficam chateados quando não expressam suas opiniões ou não dizem o que pensam. É possível que alguns digam que não se importaram, aceite a resposta.
- Explique que nessa aula irão exercitar a expressão da opinião, mas que, para isso, precisarão abdicar do silêncio e posicionarem-se a respeito das questões que serão tratadas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO