Plano de aula: Revisando uma Reportagem

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

Sobre esta aula: esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Textos.

Materiais necessários: Notebooks, datashow, tela de projeção ou sala de informática da escola.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em trabalhar com ferramentas de edição.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Diga aos alunos que eles terão oportunidade de revisar e editar uma reportagem já escrita por eles, fazer os ajustes necessários e deixá-la pronta para a publicação no site da escola.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos