Plano de Aula
Plano de aula: Revisando uma Reportagem
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Textos.
Materiais necessários: Notebooks, datashow, tela de projeção ou sala de informática da escola.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em trabalhar com ferramentas de edição.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Diga aos alunos que eles terão oportunidade de revisar e editar uma reportagem já escrita por eles, fazer os ajustes necessários e deixá-la pronta para a publicação no site da escola.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Reúna os alunos nos grupos de trabalho.
- Entregue aos grupos a sua avaliação do texto escrito na última aula.
- Pergunte aos alunos se sabem a diferença entre revisar um texto e editar um. Converse com eles para que compreendam que para a revisão, é preciso ficar atento aos padrões de escrita - parágrafos, sinais de pontuação, regras ortográficas, acentuação, regras de concordância, coesão. Para editar os textos, para ajustá-los de modo que fiquem mais precisos, é necessário fazer outras ações como cortar as passagens repetitivas ou expressões que são desnecessárias; acrescentar informações que tenham sido omitidas no texto, que precisam ser contextualizadas na escrita; substituir termos vagos ou imprecisos, por palavras ou expressões mais específicas ou precisas; e inverter a ordem de expressões ou segmentos do texto para deixar mais clara a sequência cronológica dos episódios narrados ou o encadeamento lógico das ideias apresentadas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Circule pelos grupos e oriente os alunos na reescrita da reportagem.
- Peça aos alunos que comparem o texto que o grupo entregou com o texto corrigido por você. Se possível, use para correção a ferramenta “modo de revisão”, para que a suas intervenções no texto fiquem aparentes.
- Peça aos alunos que observem o que foi cortado, substituído, invertido e acrescentado por você. Peça que tentem encontrar justificativas para os cortes, acréscimos, substituições e inversões. Para ajudá-los nesta tarefa, leia as orientações apresentadas nos materiais complementares.
- Oriente-os a reescrever o texto neste momento considerando as duas versões: a que fizeram e a entregue pelo professor.
- Explique aos alunos que para ser considerado pronto um texto precisa ser revisado e editado. Portanto, algumas vezes, mais de duas versões são necessárias.
- Durante o processo de reescrita, é importante verificar as os tópicos trabalhados nos módulos de Análise Linguística.
- Solicite que os alunos revisem o texto quantas vezes forem necessárias. Para isso, você pode disponibilizar mais aulas ou solicitar que a atividade seja feita em casa.
- Lembre-se de que a reportagem só poderá ser publicada no site da escola após a sua revisão final.
Material complementar
Orientações para o processo de revisão e edição textual:
Para a revisão, é preciso ficar atento aos padrões de escrita - parágrafos, sinais de pontuação, regras ortográficas, acentuação, regras de concordância, coesão. Para editar os textos, para ajustá-los de modo que fiquem mais precisos, é importante aprender a fazer quatro ações: cortar, acrescentar, substituir e inverter.
- cortar: retirar as passagens repetitivas ou expressões que são desnecessárias no texto escrito;
- acrescentar: colocar informações que tenham sido omitidas no texto, que precisam ser contextualizadas na escrita;
- substituir: trocar termos vagos ou imprecisos, por palavras ou expressões mais específicas ou precisas;
- inverter: mudar a ordem de expressões ou segmentos do texto para deixar mais clara a sequência cronológica dos episódios narrados ou o encadeamento lógico das ideias apresentadas.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações
- Com a versão final pronta, chegou a hora de publicar as reportagens no site da escola.
- Conte com a ajuda do profissional responsável pela área de informática da escola nesta tarefa
- Caso a escola ou comunidade não possua um site ou blog, você, professor, poderá, com antecedência, criar um, para auxiliá-lo, consulte os seguintes sites: <https://comunidade.rockcontent.com/criar-um-blog-gratis/> acesso em 23-12-2018 e <https://www.webnode.com.br/> acesso em 23-12-2018.
- Para divulgar o trabalho, oriente os alunos a compartilharem o link das reportagens nas redes sociais. É possível fazer uma matéria sobre o trabalho no jornal da escola ou no jornal local. É possível ainda promover um evento com a presença dos entrevistados. O importante é não deixar o trabalho sem divulgação.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Diga aos alunos, pelo WhatsApp, que terão oportunidade de revisar e editar uma reportagem já escrita por eles, fazendo os ajustes necessários para deixá-la pronta para a publicação no site da escola.
Introdução
Reúna os alunos nos grupos de trabalho. Encaminhe aos grupos a sua avaliação do texto escrito na última aula. Pergunte aos alunos se sabem a diferença entre revisar e editar um texto. Converse com eles para que compreendam que para a revisão é preciso estar atento aos padrões de escrita – parágrafos, sinais de pontuação, regras ortográficas, acentuação, regras de concordância e coesão. Para editar os textos, para ajustá-los de modo que fiquem mais precisos, é necessário fazer outras ações, como cortar as passagens repetitivas ou expressões que são desnecessárias; acrescentar informações que tenham sido omitidas, que precisam ser contextualizadas na escrita; substituir termos vagos ou imprecisos por palavras ou expressões mais específicas ou precisas, e inverter a ordem de expressões ou segmentos do texto para deixar mais clara a sequência cronológica dos episódios narrados ou o encadeamento lógico das ideias apresentadas.
Desenvolvimento
Contate os grupos pelo WhatsApp. Peça que deem retorno a cada etapa finalizada ou a cada dúvida que possa surgir. Lembre-os de que deverão realizar a atividade juntos; portanto, serão necessários momentos de planejamento por chamada de vídeo ou áudio. Peça aos alunos que comparem o texto que o grupo entregou com o texto corrigido por você. Se possível, use para correção a ferramenta “modo de revisão”, para que suas intervenções no texto fiquem visíveis. Peça aos alunos que observem o que foi cortado, substituído, invertido e acrescentado por você. Peça que tentem encontrar justificativas para os cortes, acréscimos, substituições e inversões. Para ajudá-los nesta tarefa, leia as orientações apresentadas nos materiais complementares. Oriente-os a reescrever o texto neste momento considerando as duas versões: a que fizeram e a entregue pelo professor. Explique aos alunos que, para ser considerado pronto, um texto precisa ser revisado e editado. Portanto, algumas vezes, mais de duas versões são necessárias. Durante o processo de reescrita, é importante verificar os tópicos trabalhados nos módulos de Análise Linguística. Solicite que os alunos revisem o texto quantas vezes forem necessárias.
Material complementar:
Orientações para o processo de revisão e edição textual – para a revisão, é preciso ficar atento aos padrões de escrita – parágrafos, sinais de pontuação, regras ortográficas, acentuação, regras de concordância e coesão. Para editar os textos, ajustá-los de modo que fiquem mais precisos, é importante aprender a fazer quatro ações: cortar, acrescentar, substituir e inverter (veja os detalhes no plano original).
Fechamento
Com a versão final pronta, chegou a hora de publicar as reportagens no site da escola. Conte com a ajuda do profissional responsável pela área de informática da escola nesta tarefa. Caso a escola ou comunidade não possua um site ou blog, você, professor, poderá criar um com antecedência; para isso, consulte os sites disponíveis aqui e aqui. Para divulgar o trabalho, oriente os alunos a compartilharem o link das reportagens nas redes sociais. É possível fazer uma matéria sobre o trabalho no jornal da escola ou no jornal local. É possível ainda promover um evento com a presença dos entrevistados. O importante é não deixar o trabalho sem divulgação.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a visitar o site da escola para acompanhar o resultado de todo o trabalho feito em vários dias de aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora Souza
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Revisando uma Reportagem
Finalidade da aula: Revisar uma reportagem para publicação on-line atentando-se para as condições de produção, a estrutura do gênero e observando a adequação da linguagem empregada. Após sua finalização os alunos deverão editar a reportagem por meio de ferramentas de edição e publicá-la online.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Produção de Textos
Prática de linguagem: PRODUÇÃO DE TEXTO
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP08
Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.