Plano de Aula

Plano de aula: Realização de entrevistas orais para a construção de reportagem multimidiática

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Gravador de áudio/celular/câmera, bloco de anotações, notebook e datashow, conexão com a internet, tela de projeção.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos tenham dificuldade em formular questões relevantes acerca do assunto abordado ou se sintam inibidos na hora de falar com o entrevistado.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e diga que eles irão discutir sobre como uma entrevista deve ser realizada. Pergunte como eles acreditam que deve ser feita a apresentação do entrevistado.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos