Plano de Aula

Plano de aula: Reportagem: apresentando o gênero

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação jornalístico. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Impressão ou projeção da reportagem, giz/ caneta, quadro negro/branco, papel, caneta e lápis. Para projeção será necessário notebook, tela de projeção e datashow.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos não tenham familiaridade com a reportagem e sintam alguma dificuldade em reconhecer suas características principais e diferenciá-la de uma notícia, por exemplo.

Referências sobre o assunto:

BENTES, Anna Christina. Linguagem oral no espaço escolar: rediscutindo o lugar das práticas e dos gêneros orais na escola. Cap. 6. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino; v. 19).

LEITE, Alda Fernanda Correa. Trabalhando a oralidade na sala de aula. 2001. Disponível em Acesso em: 01 de agosto de 2018.

Reportagem
Reportagem

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos e destaque que eles conhecerão esse gênero textual ou aprenderão mais sobre ele, caso já o conheçam.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos