Sugestão de atividades para os estudantes
Plano de Aula
Plano de aula: A notícia de esportes e seus elementos constituintes
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: Quadro; pincel; apagador; jornais impressos diversificados e em quantidade, de preferência da cidade/região.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente no cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: dificuldades em perceber o modo como estão organizados os elementos que compõem a notícia: manchete, subtítulo, lide; perceber a organização das notícias em cadernos específicos; em compreender a linguagem utilizada pelo autor do texto.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. pp.141-148. ;CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], pp. 179 a 184.;
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a. ______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], pp. 63 a 80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.; FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, Edufu, 2008. pp. 299 a 346.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Professor, apresente o tema aos alunos de forma empolgada.
- Verifique junto aos alunos quem já leu ou tem o hábito de ler notícias de esportes. Peça que comentem sobre as notícias lidas, quais esportes noticiados. Pergunte sobre o meio que utilizam para ler/acessar notícias de esportes - meio digital ou impresso?
- Ouça o repertório dos alunos sobre as notícias. Caso nenhum aluno tenha experiências de leitura de notícias de esportes, você pode trabalhar com algumas perguntas que os levem a formular hipóteses, como por exemplo: onde são publicadas notícias de esportes? Para qual público são produzidas notícias de esportes? Que tipo de assunto é publicado em uma notícia de esportes? Qualquer fato do esporte vira notícia?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO