Plano de aula: Apresentação do entrevistado e turnos de fala em uma entrevista

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: fotocópias da entrevista impressa; fotocópias da atividade; computador com projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e, assim, ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permita, ou também ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: ausência de travessão ou aspas para sinalizar discurso direto/turnos de fala; identificar os sinais que marcam a troca do turno de fala; muitos alunos pensam a entrevista apenas como um diálogo aberto, mas ela possui uma estrutura como título, lide, comentário final etc.

Referências sobre o assunto: HOFFNAGEL, J.C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, pp.195 a 208.

Tema da aula

Orientações: apresente aos alunos o tema da aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos