Atividade para impressão - Movimentos argumentativos
Plano de Aula
Plano de aula: Editorial: a argumentação na tessitura textual
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Por: Ilcilene Silva
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero editorial e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: notebook, data show.
Informações sobre o gênero: O editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação jornalístico midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe e, por conta disso, raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação e seus movimentos argumentativos
Dificuldades antecipadas: É possível que tenham dificuldade para identificar os argumentos.
Referências sobre o assunto:
BÁCCARO, Liégere. Uma descrição do gênero editorial: Uma ferramenta pré-intervenção didática. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/uma_descricao_do_genero_editorial_uma_ferramenta_pre_intervencao_didatica.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018.
CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; DUARTE, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2009. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf>. Acesso em: 5 de set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
- Apresente o slide com o tema da aula.
- Pergunte se já ouviram a expressão “Maria vai com as outras”. Peça que expliquem o sentido que lhe é conferido e em que situação é, geralmente, usada.
- Diga que nessa aula tratarão sobre a necessidade que o indivíduo tem de se posicionar diante das situações que o cercam.
Introdução
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Retome a questão do slide anterior (caso não disponha de projetor, imprima em papel A3 ou transcreva para cartolina) e proponha uma enquete. Peça que reflitam a respeito da questão e opinem quando forem consultados.
- Promova uma enquete rápida anotando ao lado das respostas quantas pessoas optaram pela alternativa.
- De posse dos dados fornecidos pela enquete, conversar com a turma sobre a necessidade de ouvir o outro, mas também de formar sua própria opinião sobre as coisas do mundo. Explique que, sempre que nos posicionamos, sentimos a necessidade de justificar a opinião que expomos e que, quando fazemos isso, estamos argumentando em favor de nossas ideias.
- Explique que, diante de questões polêmicas como essa, o indivíduo pode sustentar, refutar ou negociar (ponderar) uma ideia. Explique que a essas possibilidades chamamos de movimento argumentativo.
- Peça que voltem às informações geradas pela enquete e que relacionem esses posicionamentos aos movimentos argumentativos. Espera-se que percebam que a afirmativa positiva indica o movimento de sustentação, a negativa orienta para a refutação da ideia e a resposta “às vezes” está relacionada à negociação do posicionamento.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Explique que a imagem projetada é a manchete de uma notícia publicada no jornal Folha de S. Paulo e que essa notícia trata de um fato ocorrido nos EUA. O presidente, numa tentativa de coibir a entrada de imigrantes ilegais naquele país, toma uma medida drástica: manda separar e prender em jaulas pais e filhos, apartando-os do convívio familiar.
- Pergunte o que pensam sobre a atitude do presidente dos EUA: concordam, discordam ou relativizam a opinião.
- Diga que, diante dessa notícia, diversos meios de comunicação posicionaram-se a respeito pressionando o então presidente Trump a recuar em sua empreitada. Diga, ainda, que a revista IstoÉ também expressou sua opinião através do editorial publicado tanto na revista impressa quanto na revista digital e que agora conhecerão esse texto.
- Entregue as cópias do texto, disponível aqui.
- Solicite que façam uma primeira leitura sozinhos. Dê alguns minutos para isso.
- Depois, peça que façam uma segunda leitura para identificar o movimento argumentativo do editorialista. Peça que anotem.
Para saber mais sobre movimentos argumentativos clique aqui. Caso julgue necessário, apresente o diagrama disponível aqui.
- Organize a turma em grupos de oito componentes, entregue para cada grupo o quadro disponível aqui, pincel marcador permanente e papel madeira.
- Explique que, no grupo, deverão localizar os argumentos usados pelo editorialista e analisar em que medida contribuem para sustentação do movimento por ele optado.
- Para finalizar, deverão identificar, considerando a tabela que têm em mãos, qual(is) tipo(s) de argumento(s) são apresentados no editorial lido. Para organizar a atividade, devem anotar o argumento na tabela.
- Peça, ainda, que escolham um relator para a socialização das informações na roda de conversa.
- Depois que todos os grupos finalizarem, peça que desfaçam os grupos e organizem-se numa roda para conversa.
Materiais complementares:
Texto da Folha de S. Paulo disponível aqui e tabela com tipos de argumentos disponível aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite que, na roda, cada relator de cada grupo exponha as informações coletadas pelo grupo.
- Depois convide-os a preparar uma síntese dos tipos de argumentos utilizados pelo editorialista, exemplificando cada tipo encontrado. Para essa atividade, use a tabela apresentada no slide (caso não disponha de projetor, reproduza a tabela em papel madeira ou 40kg).
- Para finalizar, explique que a relação entre o movimento argumentativo e o tipo de argumento é importante para a construção de um texto harmonioso que atenda ao propósito comunicativo de defender uma opinião diante de uma questão polêmica.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos a pergunta do slide Introdução e peça que respondam “sim, “não” ou “às vezes”. Peça que enviem, por mensagem de texto ou áudio, suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Em um áudio, explique que as palavras “sim” e “não” indicam, respectivamente, sustentação e refutação, enquanto “às vezes” está relacionado a uma negociação de posicionamento.
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar mais facilmente). Entregue para cada equipe a imagem do slide Desenvolvimento (envie também um áudio comentando o fato), pedindo que os alunos discutam se concordam ou não com a situação descrita. Depois, disponibilize o texto da Folha de S.Paulo (envie o link) e peça que identifiquem em grupo o movimento argumentativo do editorialista, preenchendo a tabela disponível no plano de aula para impressão. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para relatar as suas respostas enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que todos discutam suas respostas. Se quiser, envie um gabarito comentado aos alunos.
Fechamento
Por áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos voltem ao texto lido na aula e preencham a tabela do slide Fechamento. Eles podem deixar suas respostas no WhatsApp da turma, onde todos podem acessá-las.
Convite às famílias
Convide a família a discutir e realizar em conjunto a leitura do texto proposto em aula, auxiliando no processo de problematização das atividades.