Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Acesso à internet. Folha pautada.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana, bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades em emitir opiniões, formular questões e anotar observações em discursos orais (vlog). Pode ser necessário assistir ao vídeo mais de uma vez.
Referências sobre o assunto: Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015.
ATALIBA, André Rodrigo. Vlogs- um estudo das sequências narrativas e argumentativas das produções discentes no ensino fundamental. Orientadora Zilda Gaspar Oliveira de Aquino. São Paulo, 2017, p. 41-45.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente-lhes a finalidade da aula: identificar o gênero do discurso vlog, sua finalidade e características linguísticos-expressivas e composicionais, atribuindo significado a aspectos não linguísticos, opinando acerca dessa prática midiática.
- Retome, primeiramente, questões sobre o gênero em estudo Diário:
- Quais são os elementos essenciais do gênero em estudo? É esperado que relembrem que o gênero diário apresenta como tema a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…). Sua forma apresenta: datação, vocativo e despedida. A linguagem é em 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes escritos. É um resgate da memória diária, ao final do dia, A interlocução se dá com o próprio objeto. O leitor é imaginário ou, eventualmente, autorizado pelo autor. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
- Há diários pessoais na Rede? É esperado que relembrem que os blogs são diários postados na rede, onde a interação se dá por meio da escrita sobre si mesmo e por imagens. É uma plataforma específica de veiculação de textos e imagens, no universo digital (Diário Virtual).
- Alguém já viu, na Rede, diário em áudio e vídeo? Anote as hipóteses.
3. Ao explorar conteúdo de foro íntimo veiculado na internet é importante propiciar momentos de reflexão acerca dos problemas pessoais que postagens indevidas podem gerar na vida dos sujeitos. O texto introdutório da BNCC salienta que a postura reflexiva e crítica do leitor/autor em ambientes digitais deve ser encarada como objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa.
O Diário da Dalila, de onde a imagem foi retirada, pode ser acessado em: https://diariodadalila2018.blogspot.com/2018/08/meu-querido-diario.html
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Organize a turma para assistir a alguns vlogs (áudio e vídeo na internet).
- Previamente, assista a todos os vlogs sugeridos nos links abaixo. Para essa aula, considere vlogs pessoais e de interpretação de personagem.
- Projete o slide ou reproduza-o, no quadro.
- Faça um levantamento de hipóteses sobre alguns gêneros digitais na internet e realize alguns questionamentos a fim de saberem sobre o gênero do discurso em áudio e vídeo, Vlog:
- Quem acessa a internet, constantemente? O que vocês mais acessam? É esperado que muitas mídias digitais ( Blogs, Vlogs, Chats, Gifs, entre outras) façam parte do cotidiano dos alunos pelas inúmeras possibilidades de pesquisa, entretenimento...Verifique a realidade local quanto ao assunto.
- O que já vimos sobre os diários na Rede? É esperado que relembrem que o blog é uma plataforma da Rede específica para a veiculação de textos e imagens (diário virtual), de conteúdo íntimo e compartilhado.
- E vídeos na internet? Alguém já assistiu a algum vídeo no You Tube ou outra plataforma? Que tipo de vídeo? Quem gravou? Anote as hipóteses.
- Vocês já ouviram falar em Vlog? Anote as hipóteses. É esperado que muitos não tenham ouvido falar sobre Vlogs. Defina-os, em linhas gerais: os vlogs são blogs onde os conteúdos predominantes são áudio e vídeo na internet. Continue: o vlogger ou vlogueiro faz um vídeo sobre um determinado assunto que queira exibir e posta na Rede. “[...] A evolução dos meios de comunicação mais antigos favoreceu o surgimento de alguns gêneros digitais, como os blogs e vlogs, que constituem uma atualização dos antigos diários pessoais.” André Rodrigo Ataliba.
- Vocês já fizeram algum vlog (áudio e vídeo na internet)? Anote as hipóteses.
- O que precisa para se gravar um vlog na internet? É esperado que cheguem à conclusão que é necessário planejar o que se quer exibir, gravar o vídeo com recursos básicos como: câmeras, tablets, filmadoras, celulares..., criar um canal no site em plataforma específica (a mais usual é o YouTube) que funcionará como um vlog para os vídeos e ter a iniciativa para gravar.
- Para que as pessoas fazem vlogs? É esperado que digam que as intenções podem ser variadas: ser notado, ser reconhecido, propagar algum serviço ou produto a fim de obter lucros financeiros, interagir com os internautas, criar, editar e postar vídeos de humor, autobiográficos, relatar acontecimentos do cotidiano...por entretenimento.
5. Acesse a internet e convide-os a assistirem a três vlogs: 1. Vlog da Dorô - Vergonha 2 (Quintal da Cultura). “ Vlog de Gabriel Miller “ O dia de um ator mirim”, 3.Vlog da Julia Silva “Tag: Me conhecendo melhor”
6. Acolha as primeiras impressões que tiveram dos vlogs exibidos, questionando-os a cada exibição. Anote-as.
7. Retome as questões do levantamento de hipóteses, ratificando as hipóteses ou retificando-as.
8. Indague-lhes: O que vocês acham que foi valorizado no vlogs, respectivamente? É esperado que observem o uso de vinhetas e fundo musical quando da edição dos vídeos. Você mudaria algo em algum dos vlogs apresentados?
9. Verifique se estabeleceram relações com alguma experiência vivida e socialize as observações.
Material complementar:
Vlog 1- Vlog da Dorô “Quintal da Cultura”- “Vergonha” <https://www.youtube.com/watch?v=sVcbrqw5MQs> Acesso em 16 de nov. de 2018 Tempo: 3´42
Vlog 2 - Fonte: You Tube - “O dia de um ator mirim - Meu primeiro Vlog” - Gabriel Miller Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=KDE1gYLBVoI> Acesso em 08 de nov. de 2018. Tempo 4´09
Vlog 3 - Fonte: “Tag: Me conhecendo melhor”, por Julia Silva <https://www.youtube.com/watch?v=0TLvNB0HrTs> Acesso em 16 de nov. de 2018 Tempo 4´21
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
1. Organize os estudantes em duplas, de maneira produtiva, ou seja, um estudante com maior facilidade de escrita e leitura com outro que se encontra em processo de alfabetização.
2. Peça-lhes que façam, em uma folha avulsa pautada, o mesmo que está sendo projetado no slide ou reproduzido no quadro.
3. Explique-lhes que as anotações podem ser feitas na forma de uma lista, usando palavras-chave. Dê exemplos, caso seja necessário.
4. Projete os vlogs novamente, um a um e, ao final, ofereça um tempo para que os alunos possam discutir o que observaram, seguindo os elementos do quadro. Observe junto com eles que, para a produção de todos os vlogs, os vlogueiros elaboraram um roteiro, ou seja, planejaram, por escrito as condições necessárias para a gravação dos vlogs para a circulação na internet: escolha do tema, a linguagem adequada à situação proposta,o cenário e o material de apoio, incluindo o pessoal.
5. Socialize o que registraram, auxiliando-os a completar o quadro. É esperado que registrem:
- Vlogueiros: Vlog 1 - Trata-se da personagem Dorô, do “Quintal da Cultura” - Vlog 2 Gabriel Miller, ator mirim - Vlog 3 – Vlogueira Julia Silva. Todos são populares por suas representações e estilos. São “atores sociais”.
- Tema: Vlog 1 - A personagem Dorô narra um fato cotidiano sobre o dia em que se sentiu com muita “vergonha”. No Vlog 2, o ator mirim conta um pouco de sua vida, do seu dia a dia e sobre o seu local de seu trabalho. No Vlog 3, Júlia responde às tags que descrevem os tópicos da pergunta sobre ela mesma. São temas que se enquadram nos perfis de crianças e adolescentes que buscam entretenimento nas Redes Sociais. Eles são atraídos pelas estratégias discursivas, recursos linguísticos e multissemióticos mobilizados, bem como os elementos paralinguísticos (gestos, expressão corporal, tom de voz) no estilo pessoal de cada vlogueiro.
- A prática de linguagem é com o foco em primeira pessoa, falando e olhando para a câmera. Para se aproximar do público seguidor de seus canais utilizam-se de termos informais de relação próxima - “Olá, queridos internautas”, “Fala, galerinha”, “Oi, pessoal!”. Nota-se que a estratégia discursiva e dos recursos linguístico-expressivas e paralinguísticos demonstram a segurança na imagem que os vlogueiros possuem de si mesmos. Com certeza foram motivados e incentivados com frequência a expressar-se de maneira pública. No caso dos Vlog 1, nota-se a oralização de texto (memorização), a criação de uma história inventada, um “reality show” e a linguagem da personagem Dorô é bem próxima à linguagem do diário escrito. No Vlog 2, nota-se a presença do jargão profissional “[...] Bem-vindos ao meu, ao seu, ao nosso canal…”. No Vlog 3, Julia Silva se aproxima do relato pessoal, explora a fala com o texto escrito, lendo as perguntas (Tags) e respondendo-as de maneira espontânea.
- Cenário - É esperado que observem a importância dos cenários na produção dos vlogs, auxiliando a retratar o que se pretende exibir. No vlog 1, o cenário é todo montado e atrativo para o público infantil. No vlog 2, Gabriel apresenta os cenários reais de seu cotidiano: caminho à escola, sua locomoção, dando ênfase ao seu local de trabalho, o parque e seu esporte favorito. No vlog 3, a vlogueira escolhe seu quarto, um cômodo bem íntimo que diz muito à seu respeito. ( preferência de cores, organização, condição social…)
- Materiais de apoio e de pessoal: nos vlogs 1 e 2, há o uso de imagem e áudio de alta performance, haja vista que ambos são atores e podem contar com grande suporte técnico de recursos e profissionais: microfones dinâmicos, iluminação para a filmagem, edição e divulgação de vídeos. No vlog 3, os recursos técnicos utilizados atingem o objetivo de excelência na criação, edição e postagem.
7. Como é finalizada a apresentação dos vlogs? Qual a finalidade? É esperado que observem que todos os expositores solicitam ao público para curtir, se inscrever no canal, para que a interação social entre os vlogueiros e seus seguidores se estabeleça com a expectativa de novas postagens.
8. Há outras formas de se tratar os temas exibidos nos vlogs analisados? É esperado que digam que poderia ter-se feito um blog (texto na mídia) ou se utilizado o diário pessoal com caligrafia própria, uso de data, vocativo, corpo do texto, relato em primeira pessoa do singular, despedida...
Desenvolvimento
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
1 Projete o slide ou reproduza-o no quadro.
2. Peça para que as duplas registrem em seus cadernos as suas hipóteses sobre o que seria necessário para se gravar um breve vídeo, inspirados nos vlogs assistidos.
3. Socialize, listando as sugestões. É esperado que sugiram o planejamento de um roteiro, por escrito:
- Escolha do tema a ser apresentado, sua composição e estilo; a linguagem que será utilizada; o cenário; a verificação do material de apoio - celulares, câmeras, filmadoras. Caso não seja permitido o uso de celulares em sala de aula, o professor ou a escola deverá disponibilizar um aparelho para as filmagens. A formação da equipe: quem irá filmar, quem irá editar o vídeo, quem irá divulgar.
4. Retome as seguintes questões projetadas no slide ou reproduzidas no quadro:
- Se você fosse fazer um vlog (vídeo) sobre o que seria? Qual o tema? Em que cenário você filmaria?
5. Dê-lhes tempo para responder às questões.
Fechamento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
1. Projete o slide e proponha o desafio para casa. Peça-lhes, como tarefa, para fazerem uma lista de coisas que gostariam de falar sobre si mesmos para facilitar a composição da fala. Após a elaboração da lista, conforme proposto no slide, sugira-lhes que falem em frente ao espelho, de maneira descontraída. Relembre que nos vlogs vistos e analisados encontramos formas bastante específicas de abertura : “Olá, queridos internautas!”, “ Fala, galerinha!”, “Oi, pessoal!” e também de encerramento “Até o próximo vídeo”, “Não esqueça de curtir o meu canal”. Sugira que pensem em formas de saudação e despedida adequadas ao conteúdo do vídeo.