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Plano de aula - Atividades com E e I em final de palavra

POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva 28/11/2018
Código: LPO2_04ATS02

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Atividades com E e I em final de palavra

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as regularidades no uso das letras E e I no final de palavras, com ênfase no E átono.

Materiais necessários: 1. Texto para o cartaz “Lista de compras” para ser confeccionado em tamanho grande, disponível aqui. 2. Palavras da lista de compras para serem recortadas, colocadas em saquinhos e usadas durante a brincadeira “Telefone sem fio” disponível aqui. 3. Atividade lista de compras - palavras em sílabas- disponível aqui. Caderno de produção textual, lápis, borracha. Quadro, giz ou pincel.

Dificuldades antecipadas: Emprego da letra I no lugar do E por apoiarem-se na oralidade, exemplo: AMACIANTI. Terem dificuldade em segmentar as palavras e/ou identificarem a tonicidade das sílabas.

Referências sobre o assunto: MORAIS.;A.G. (org). O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e fale para os alunos: Na aula de hoje, vamos descobrir se conseguimos identificar quando uma palavra termina com E e quando termina com I. Será que conseguiremos? Quem topa esse desafio? Então, vamos descobrir?

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Prepare a lista em tamanho grande que será utilizada na atividade “Telefone sem fio”, bem como as palavras que serão colocadas nos saquinhos. Já sabendo de antemão a quantidade de alunos em sua sala, prepare um saquinho para ser usado em cada fileira. Exemplo: Se sua sala tem 25 alunos, organize 5 fileiras com 5 alunos cada, então, organize 5 saquinhos com 5 palavras cada, tomando o cuidado de colocar as palavras bem sortidas, de modo que tenham que olhar para todas as colunas da lista. Caso não seja possível elaborar a lista em cartolina, pode-se também montá-la com giz ou pincel no quadro, ou, se tiver um projetor disponível na sala, usar apenas a projeção do slide da lista. Caso seja preciso escrevê-la no quadro, faça também uma adaptação das perguntas a respeito dos produtos de consumo, itens de uma lista de compras, pois, nesse caso, as crianças já estarão visualizando o modelo que será trabalhado com elas. Faça uma adaptação também no modo como as crianças poderão prender as sílabas na lista, procurando um adesivo com boa aderência e que seja fácil de ser manipulado.

  • Explique para os alunos que, nesta aula, eles irão analisar a lista de compras da família Silva, com itens diversos de consumo. Só que, no final de cada palavra dessa lista, haverá uma lacuna, pois, na hora de escreverem, a família Silva ficou em dúvida sobre como eles deveriam escrever a palavra: com E ou com I. Por isso, na aula de hoje, os alunos deverão ajudar a família a terminar de escrever a lista, decidindo se aquela sílaba que falta é com E ou com I, por isso foi feita a pergunta anterior. Contextualize a história da lista:
  • “Antes de irem ao mercado, a família Silva se reúne na cozinha para elaborar sua lista de compras. Todo mundo participa dando sugestões de produtos que devem ser comprados, lembrando daqueles itens que não podem faltar, dizendo em que coluna da lista o produto deve ficar, afinal, no mercado, os produtos são organizados por tipos em cada corredor ou setor, então, na lista, os produtos também ficam separados por tipos.”

Pergunte que itens podem estar na lista de compras, caso ache interessante, leve embalagens de alguns produtos como: sabonete, cotonete, espaguete, etc. Questione se em suas casas existe o hábito de se fazer listas de compras e o por que acreditam que as pessoas fazem listas antes de irem ao mercado. A seguir, algumas sugestões de perguntas a serem feitas:

  • Lembrando do fato de que esses produtos devem terminar com E ou com I, que itens vocês acreditam que podem estar nessa lista de compras?
  • Vocês estão acostumados a ver embalagens, de vários produtos, seja nos mercados ou em casa. Se eu mostrá-las a vocês, será que conseguirão identificar de que produto se trata? - Caso tenha levado embalagens.
  • E na casa de vocês? Também é feita uma lista de compras antes de ir ao mercado? Quem participa da elaboração da lista?
  • Por que vocês acreditam que fazer uma lista de compras é importante?
  • Que tipo de produtos encontramos no mercado? Só alimentos? O que mais temos? Isso mesmo, temos alimentos dos mais variados tipos (frescos, embalados, não perecíveis, congelados), produtos de higiene, produtos de limpeza, etc.

  • Retome a tarefa que estarão incumbidos nessa aula, que é decidir quais palavras da lista são terminadas com E e quais terminam com I.
  • Pessoal, agora que já discutimos o valor da lista de compras, vamos pensar um pouco sobre a tarefa que realizarão nesta aula. Já que o desafio será decidir quais palavras são terminadas em E ou em I, que tal relembrarmos um pouquinho o que já sabemos sobre isso?

  • Faça o resgate do que já aprenderam sobre E átono e tonicidade das sílabas. Se esta aula estiver sendo usada em conjunto com as outras, na aula anterior, as crianças elaboraram uma lista cheia de palavras com E átono retiradas da letra da música Fome-Come e fizeram um registro final sobre suas descobertas. Relembre com as crianças, pedindo que uma ou duas compartilhem o registro que fizeram, escreva alguma das palavras da lista da música, no quadro, destacando a sílaba mais forte, com a ajuda dos alunos, mostrando que o E átono acontece por não estar na sílaba mais forte. Confrontando o uso do E átono, foi apresentado para elas a palavra SUCURI em que a sílaba final era a mais forte e escrita com I, não com E.

  • Ressalte que na aula anterior todas as palavras da música eram escritas com E no final, mas tinham som de I. Porém, foi visto também que quando a última sílaba é mais forte, ela é escrita com I, como no exemplo citado no item 3. Nas palavras desta aula haverá as duas possibilidades e eles terão de decidir, baseados no que já sabem, se a última sílaba das palavras na lista de compras é com E ou com I. Nesta atividade o desafio é maior, pois palavras que terminam com E ou com I estarão misturadas na lista e eles devem se atentar a isso. O item 5 se refere a intervenções e dicas para professores que optaram por não usar o conjunto das 3 aulas. Caso a aula anterior tenha sido dada, o item 5 é dispensável.

  • Caso essa aula não seja usada conjuntamente com as outras duas, uma sugestão é relembrar que algumas palavras são escritas com E no final, mas tem som de I, como em CONTENTE, GENTE, ALEGRE, PENTE, etc. Escreva essas palavras no quadro para que as crianças visualizem melhor o conceito. Separe-as em sílabas se achar melhor. Diga que toda palavra tem uma sílaba mais forte. Chame as palavras como se fossem nomes para descobrir qual é a sílaba mais forte. “Conteeeente”, “Geeeente”, “Aleeeegre”, etc. Explique que a sílaba que nos demoramos mais é a sílaba mais forte e pelo fato do E estar nas últimas sílabas, que nesses casos não são as sílabas mais fortes das palavras, ele sai com o som mais fraco, pode ficar com som de I e confundir. Escreva também palavras terminadas em I como JAVALI, JEQUITI, SUELI, explicando que alguns sons de I em final de palavra podem mesmo ser da letra I, pois aqui as sílabas mais fortes são as últimas, por isso usamos o I.

Materiais complementares: Embalagens de produtos diversos, caso ache interessante.

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: O tempo sugerido deve ser dividido em 2 partes especificadas/sugeridas em cada parte das orientações:

Esta 1º parte deve durar aproximadamente 15 minutos.

  • Brincadeira “Telefone sem fio”: Coloque a lista de compras presa ao quadro (podendo ser escrita à mão diretamente no quadro ou projetada), disponha abaixo dela (pode ser no chão, encostadas à parede) as sílabas com E e I que deverão ser encaixadas nas partes faltantes. A sugestão é de que deixe as sílabas TE e TI no centro, pois serão as mais usadas por todas as fileiras, e deixe as outras sílabas próximas à coluna na qual serão usadas. Assim, do lado esquerdo seriam colocadas as sílabas FRE-FRI, CE-CI, ÇAE-ÇAI e RE-RI. No centro, as sílabas TE-TI. Do lado direito as sílabas GRE-GRI,XE-XI, SE-SI, DE-DI. Repasse com eles o fato de que, nessa lista, os produtos estão separados por tipos e que eles devem buscar cada produto na sua coluna específica.

  • Explique que um aluno deve retirar um papel do saquinho, ler a palavra e essa palavra deverá ser passada no telefone sem fio até o último, que deverá encontrá-la na lista e decidir se o final dessa palavra se escreve com E ou I, prendendo a sílaba escolhida (Com E ou I).

  • Para isso: Separe as crianças em 4 ou 5 fileiras com 4 ou 5 alunos, para cada fileira dê um saquinho previamente confeccionado, com as palavras já recortadas e dobradas, as palavras e as instruções estão disponíveis nos materiais complementares. O primeiro da fileira deve pegar um papel do saquinho e ler, sussurrar a palavra para o colega da frente, isso sucessivamente, até chegar no último, que deve, baseado no que ouviu, procurar a palavra na lista e escolher qual sílaba está faltando: A sílaba com E ou com I. As palavras do saquinho estarão embaralhadas e cada fileira pode pegar palavras de todas as listas.
    Cada fila pode ir fazendo a atividade simultaneamente.
  • Exemplo: A palavra sussurrada foi “AMACIANTE”, a última criança da fila deve procurar essa palavra na coluna adequada, a de produtos de limpeza, pensar na sílaba final dessa palavra (com som de /t/) decidir se ela se escreve com TE ou TI, procurar a sílaba e pregá-la no espaço adequado, no final da palavra. Depois, ela deve assumir o lado contrário da fileira, o lugar de quem pega a palavra no saquinho e sussurra. O aluno que vinha logo atrás deve assumir a tarefa de achar a palavra e escolher a sílaba, assim sucessivamente, até que todos tenham participado, tanto na posição da leitura das palavras do saquinho, no meio, apenas sussurrando com apoio na oralidade, como também na seleção das sílabas para as palavras da lista.
  • Somente o aluno da vez que estiver com a tarefa de pegar a palavra do saquinho poderá ver como a palavra está escrita. Os demais só terão o recurso da oralidade, como numa brincadeira normal de “telefone sem fio”. Se esse aluno apresentar dificuldade para ler a palavra, você poderá ajudá-lo a ler, aproveitando o momento para fazê-lo refletir sobre a escrita dessa palavra.
  • Os alunos que ainda não leem poderão pedir dicas para os colegas para achar a palavra na lista e no momento de selecionar a sílaba faltante. As crianças devem ser encorajadas a tentarem passar a palavra com o máximo de clareza possível, colaborando com seu grupo e não tentando sabotar o colega da frente. De preferência, eles podem tentar sussurrar essa palavra separando-a em sílabas.
  • Pode ser que, em algumas palavras, seja necessário intervir com algumas dicas, como nas palavras com I: Siri, Açaí, Caqui, pois as crianças podem não conseguir associar a palavra sussurrada com a palavra em que falta a sílaba, pois a sílaba que está na lista é bem pequena.
  • Quando todas as palavras já tiverem sido preenchidas, peça para que as crianças se sentem em grupos de 4 ou 5 alunos (pense sempre na heterogeneidade do grupo em relação às hipóteses de escrita) e diga que agora elas verão como a lista ficou, se acreditam que as escolhas foram corretas ou se em alguma das palavras as crianças discordam. Leia agora a lista completa e discuta com a sala, neste momento apenas ouvindo o que os alunos tenham a dizer, podendo levantar mais questionamentos, mas sem corrigir.

Materiais complementares: Cartaz “Lista de compras” para ser confeccionado em tamanho grande, disponível aqui. Palavras da lista de compras para serem colocadas em saquinhos e usadas durante a brincadeira “Telefone sem fio” disponível aqui.

Orientações: Esta 2º parte deve durar aproximadamente - 20 minutos

  • Entregue a folha da atividade com a lista de compras para cada aluno. Diga que dará 5 minutos para que, em grupo, finalizem a discussão sobre as escolhas que os colegas fizeram na lista da brincadeira “ telefone sem fio”, decidindo de que forma preencherão suas listas e, no caso de não concordarem mesmo com as escolhas, escrevam então como acharem ser o adequado.

  • Findado o tempo, pergunte se notaram que as palavras já estão separadas em sílabas. Explique que agora eles devem conversar com o grupo e tentar identificar qual é a sílaba mais forte e circulá-la. Dê algumas dicas, perguntando por exemplo:
    a. Pode ser a sílaba com E no final? Esperando que eles relembrem que todas as sílabas com E no final tem um som fraco, fazendo o E ter som de I, por isso não pode ser a mais forte.
    Relembre com eles como devemos “chamar” a sílaba para encontrar a mais forte.

b. Vamos chamar o tomate? Tomaaaate… ô tomaaaate. Isso mesmo, a sílaba mais forte é o MA.
c. E as sílabas com I no final? Descobrimos algumas palavras que têm som de I porque escrevemos mesmo com o I. Será que elas são fortes ou fracas? Faça o teste de chamar a palavra para identificar isto. Analise com cuidado cada caso.
d. Agora tentem fazer isso com todas as palavras. Terão mais 5 minutos para fazerem isso.

  • Circule entre os grupos, ajudando-os com as possíveis dúvidas.
  • Quando todos terminarem, volte para a lista de compras presa ao quadro e, com um marcador, ou giz de outra cor, circule as sílabas fortes de cada palavra, pedindo a ajuda das crianças.
    a. Qual a sílaba mais forte de espinafre? Isso mesmo, é NA.

b. Tem alguém que discorda?
Se houver alguém que discorda, ouça o que tem a dizer e faça o teste, chamando a palavra junto com os alunos.
c. “Espinaaaafre… ô espinaaaafre” de modo que a criança perceba que se demorou mais na sílaba forte, que ela se destaca quando dizemos assim. Faça isso em todas as palavras, corrigindo com as crianças, tirando dúvidas, permitindo dúvidas.

  • Eles também devem ir corrigindo o que fizeram na lista individual.

  • Esse é um bom momento, também, para verificar os erros e acertos sobre o E e o I no final das palavras, corrigindo-as, se necessário, mas permitindo primeiro a participação dos próprios alunos. Vá apontando para a sílaba adicionada durante a brincadeira e pergunte se a escolha está certa ou não. Caso as crianças discordem, peça para que argumentem, explicando o porquê está errada. Caso alguma palavra esteja com a sílaba errada e as crianças não percebam, chame a atenção delas, pedindo que repassem todas as palavras, pois há ainda alguma que não está certa. Caso as crianças não percebam, aponte para a palavra e diga:
  • Em todas as escolhas vocês deram bons argumentos sobre o porquê acreditavam que aquelas palavras estavam certas ou erradas. Agora, eu gostaria de saber por que vocês acham que essa palavra está correta?

Espere algumas respostas, explique que não está correta, corrija, e diga que está tudo bem cometer erros durante a fase da descoberta, porém, eles podem olhar para a sílaba mais forte da palavra como uma boa dica para identificar se a palavra é terminada em E ou I.

  • Quando a penúltima sílaba é a mais forte, quase sempre essa palavra será terminada em E.

  • Ao olhar para as palavras com final I, como SIRI, CAQUI, AÇAÍ e ABACAXI, perceberão que as sílabas com I são as mais fortes.
    a. Bem, pessoal, se a última sílaba tem som de I e é a sílaba mais forte da palavra, então ela é escrita com E ou com I? Isso mesmo, neste caso, usaremos sempre o I. Sabendo dessas duas regularidades, fica mais fácil decidir quando é com E e quando é com I.

  • Terminada a correção, peça para que eles confiram sua própria lista e confirmem se todas as palavras estão com a sílaba final certa.
  • Ao concluir, pergunte se eles se lembram de mais algum item para a lista de compras que poderiam adicionar nos espaços vazios da lista. Se houver alguma indicação, escreva-a, perguntando se é com E ou I e pedindo que ajudem a destacar a sílaba mais forte.

Materiais complementares: Atividade lista de compras - palavras em sílabas- disponível aqui.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Repasse as regularidades que exercitaram na aula, ouvindo alguns alunos e, depois, comentando:
  • Como foi a atividade de hoje? O que exercitamos sobre o uso do E ou do I? Pela atividade feita, relembramos sobre o uso do E com som de I no final das palavras, porque ele não está na sílaba mais forte, sendo a sílaba anterior a mais forte. Por isso, quando a sílaba mais forte não é a última, que tem som de I, então a última sílaba provavelmente será escrita com E, como aqui (mostrar um exemplo com E átono na lista).
  • Mas se a última sílaba, a que tem o som de I, for a mais forte, então é sempre escrita com I. Como aqui (exemplo com I na lista).
  • Nesta aula tivemos vários exemplos de palavras escritas com o I no final. Foi difícil decidir quando usar o E e quando usar o I?

  • Alguém gostaria de compartilhar conosco suas dificuldades e as estratégias que usaram durante a aula?

  • Deixe as crianças falarem e, se alguma dificuldade foi recorrente, anote-a.

Quando as crianças tiverem terminado, antes de recolher a lista, você pode concluir a aula refletindo sobre o texto usado como base para a atividade.

  • Vocês acham que fica melhor organizar uma lista de compras dessa forma? Separando por tipos de produtos? Fica mais fácil ou mais difícil de encontrar os produtos nos corredores do supermercado? E fica mais fácil ou difícil de se lembrar de tudo o que precisa comprar quando a gente faz uma lista de compras bem organizadinha?

Recolha a lista para analisar se todas as crianças estão acompanhando bem a correção coletiva, se houve erros mais comuns, se ainda há dificuldades em descobrir sobre qual é a sílaba mais forte, etc. Leve em consideração também as respostas das crianças às perguntas feitas durante a aula e as questões levantadas, aqui, no fechamento. Faça seu próprio relatório para descobrir se haverá necessidade de intervenções individuais ou com toda a sala e pense em possíveis intervenções para a próxima aula. Posteriormente, devolva a lista para que as crianças colem no caderno próxima ao registro escrito da aula, para que possam consultar.

Materiais complementares: Caderno de produção textual, lápis e borracha.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabella Patrícia Oliveira Madeira da Silva
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Atividades com E e I em final de palavra
Finalidade da aula: Exercitar o emprego do E e do I em final de palavras através da atividade “É com E ou com I ?”
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP03
Esta é a segunda  aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

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