Plano de Aula
Plano de aula: Motivar a interação dos bebês por elementos de histórias
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincando com histórias
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Utilize uma caixa de papelão nas dimensões: L 31cm x A 25cm x C 42cm. Decore-a com artes de histórias infantis e coloque todo o material que será utilizado dentro dela. Selecione diversificados portadores de textos e elementos que possam caracterizar o contexto escolhido. Na primeira infância, os bebês se fascinam principalmente por temas relacionadas à natureza. Desse modo, a sugestão de abordagem é pela temática dos animais. Para exemplificação deste plano de atividade, a opção será pela classe dos pássaros, como modo de demonstrar possibilidades quanto ao desenvolvimento da proposta. Utilizaremos o livro Tô indo, da editora SM, para relacionar as brincadeiras com uma história de pássaros. As sugestões de materiais e brincadeiras poderão ser substituídas de acordo com a temática selecionada, utilizando objetos disponibilizados na creche ou outros que sejam de fácil acesso.
Materiais:
Tapete confortável, almofadas para dar suporte aos bebês, lanterna com celofane azul, para representar o céu, e caixa de histórias. Portadores de textos sobre pássaros, como por exemplo: cartas tipo supertrunfo e/ou imagens reais, revistas, livros (de fantoches, táteis, sonoros, banho e pano ou outros) disponíveis na creche e o livro Tô indo. Elementos de caracterização do contexto, como pássaros (plástico, tecido ou sucata), gravetos, penas, fantoches de pássaros, manta acrílica ou algodão para fazer a representação de algumas nuvens e apitos de madeira que imitam sons de pássaros ou gravações de cantos encontrados em CDs e vídeos na internet. Câmera fotográfica para os registros de documentação pedagógica.
Espaços:
Selecione um local da área externa, como solário ou varanda, e organize com o tapete, as almofadas, a lanterna com celofane azul, a caixa de histórias com os portadores de textos e com os elementos de caracterização. Pendure a manta acrílica e os pássaroscom os gravetos a uma altura que compreenda o campo visual dos bebês.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. De que forma os bebês comunicam seus desejos e emoções nas brincadeiras?
2. Como os bebês demonstram interesse pela temática das histórias? Como vivenciam as interações e as brincadeiras com histórias?
3. Quais descobertas fazem com os materiais disponibilizados? Como eles observam e interagem com a leitura que o adulto faz dos portadores de texto?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Envolva todos os bebês nos momentos de exploração, promovendo a interação deles com as outras crianças, os espaços e os materiais. Apoie as descobertas e incentive a imitação dos movimentos e sons dos animais. Garanta que todos manipulem os portadores de textos, de modo que vivenciem seu uso social.
O que fazer durante?

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Na sala de referência, convide o grupo de bebês para brincar com histórias, explicitando onde acontecerá a atividade e quais materiais poderão ser encontrados nela. Convide-os para se dirigir até o local e, se no grupo houver algum bebê que ainda não engatinha ou anda, auxilie-o no deslocamento. Nessa proposta é necessário mais de um professor na turma para garantir que todos os pequenos disponham do apoio necessário. Lembre-se de pegar a câmera fotográfica para registrar esses momentos. Na área externa preparada para a atividade, favoreça experiências de investigação e de descobertas, deixando o grupo de bebês livre em suas iniciativas de interação com o que compõe o ambiente da brincadeira (tapete, almofadas, lanterna com celofane azul, caixa de histórias, manta acrílica, pássaros e gravetos). Perceba como eles se comunicam nesses momentos. Instigue a curiosidade pela caixa de histórias e os incentive a brincar com ela, de modo que encontrem os elementos da temática (portadores de textos: cartas tipo supertrunfo e/ou imagens reais, revistas, livros diversos e o livro Tô indo; penas, fantoches e apitos de madeira que imitam sons de pássaros). Retire os elementos de dentro dela com os bebês e coloque-os pelo espaço externo, para que eles possam explorá-los. Promova momentos exploratórios e inventivos quanto ao uso desses objetos, criando novas formas de brincar e de construir o próprio aprendizado.
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Garanta que os bebês menores estejam acomodados de forma confortável no tapete, próximos ao grupo todo, e de maneira que possam fazer tentativas de locomoção até os objetos de interesse. Quando necessário, auxilie-os a alcançar a caixa de histórias, favorecendo a manipulação dos elementos propostos na brincadeira. Destaque a presença dos apitos de madeira e mostre como são utilizados, incentivando a manipulação e a brincadeira de imitação em relação ao uso desses objetos, interferindo o menos possível no brincar do bebês. Observe como eles comunicam suas emoções e como interagem com os elementos da caixa de histórias. O professor poderá substituir os apitos pelas gravações de cantos de pássaros encontrados em CDs e vídeos na internet. Do mesmo modo, instigue a brincadeira de imitação pelos bebês em relação aos sons e aos movimentos dos animais.
Possíveis falas do professor neste momento: Vejam esses apitos, o que fazem? Imitam os sons dos pássaros! O professor pega um apito, leva em direção a boca e diz: É só assoprar assim! O som é pronunciado e o professor retoma: Vamos brincar? Experimentem!
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se encantar ou se assustar com o material. Eles podem olhar com atenção, sorrir, balbuciar e pegar algum apito para imitar a ação do professor.
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Enquanto o grupo estiver engajado nas situações exploratórias, instigue a curiosidade de um trio de bebês pelos portadores de textos. Promova o interesse por esses materiais, destacando as características deles e evidenciando as diferenças de cada um. Incentive a manipulação e faça a apresentação necessária para que eles vivenciem o objetivo e o uso desses materiais. Esteja atento e seja flexível para continuar ou interromper a exploração dos portadores de textos com o trio, enquanto o restante do grupo continua envolvido na interação com os outros elementos disponibilizados. Esteja atento aos bebês e, se o trio demonstrar interesse por algum portador de texto, leia algumas partes, incentivando-os a participar por meio de balbucios, palavras, gestos, movimentos e brincadeiras de imitação do ato de ler. Repita a intervenção com outros trios até que todos os bebês sejam convidados a participar desse momento de exploração dos portadores de texto.
Possíveis falas do professor neste momento: Vocês perceberam como esses livros são diferentes uns dos outros? O professor oferece um livro ao bebê e continua: Olha! Este daqui possui texturas e cores diferentes em cada um dos pássaros.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se alegrar com a novidade e, por estarem envolvidos na proposta, demonstram maior interesse em explorar os diferentes tipos de livros. Eles podem manusear algum e, logo após, colocar sobre o amigo a fim de mostrar suas descobertas.
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Após esse momento, convide os bebês do grupo para se acomodarem confortavelmente em um canto do espaço, explicitando que apresentará o livro Tô indo. Auxilie-os a se organizarem, utilizando as almofadas como suporte corporal e acomodando-os bem próximo a você. Inicie a leitura do livro explorando a capa e apresentando o personagem. Durante a leitura, traga os bebês para o centro da história, apoiando as ações deles e significando seus gestos e movimentos acerca das imagens observadas. Valorize o momento da narrativa trazendo questionamentos sobre o enredo apresentado e potencializando formas de expressão e de comunicação. Gesticule, use diferentes entonações de voz e pronuncie lentamente as palavras para que eles compreendam melhor a narrativa. Faça as pausas necessárias para que possam interagir com o momento. Finalize a leitura relacionando a história e as imagens do livro com os elementos disponibilizados no contexto da brincadeira.
Para finalizar:
Comunique aos bebês que em breve a atividade será encerrada e explique qual será o próximo momento da rotina. Assim, eles estarão mais preparados para as situações de transição. O professor poderá levar para o espaço da atividade uma caixa de encaixes sólidos ou um cesto de brinquedos favoritos pertencentes à sala de referência, por exemplo, a fim de viabilizar uma atividade diferente para um bebê que porventura se interesse por outra proposta, respeitando as necessidades dele. Promova situações colaborativas ao convidar o grupo para auxiliar na organização dos materiais. Encoraje os esforços e tentativas de participação. Cante uma música para finalizar a atividade. Uma sugestão de canção dentro deste contexto é Ciranda dos Bichos, do grupo Palavra Cantada.
Desdobramentos
Esta atividade pode ser realizada ao longo de todo o anocom outro grupo de animais, como exemplificados a seguir: para os aquáticos, o professor pode planejar o uso de uma bacia com água para compor os materiais de caracterização do contexto; para os terrestres, pode utilizar um cesto de vime com folhas secas de árvores ou desenvolver a atividade no parque de areia. Além da temática sobre animais, o professor poderá realizar essa proposta com outras assuntos que sejam de apreciação do grupo ou da cultural local, alterando somente portadores de textos, elementos de caracterização e espaços da brincadeira.
Engajando as famílias
Para que as famílias se envolvam e valorizem as brincadeiras com histórias e portadores de texto, faça um mural de fotos próximo à sala de referência, utilizando cartolinas e algumas fotografias que fazem parte dos registros pedagógicos. Acrescente breves relatos do professor sobre o desenvolvimento da proposta, de modo que sensibilize os familiares a promoverem momentos de brincadeiras com histórias e diversificados portadores de texto.
Motivar a interação dos bebês por elementos de histórias
Apresente a proposta
Busque na internet fotos de animais que seja da preferência do seu grupo e textos que remetam a ele (podem ser revistas, livros, brinquedos etc.). Se tiver um registro do grupo interagindo com elementos de histórias, envie, para tornar mais significativa a proposta. Aproveite e convide:
- Que tal uma brincadeira para descobrirem juntos, aí em casa, sobre os animais?
Você pode gravar uma mensagem de áudio ou breve vídeo, e encaminhar da forma que sua rede estiver usando para se comunicar com as famílias.
Adaptações necessárias
Explique que poderão usar uma caixa surpresa e, nela, guardarem os elementos. Os materiais usados devem ser os que tiverem disponíveis em casa, já que não é recomendado sair para compras. Sugira que imprimam o que você enviou. Caso não seja possível fazer a impressão, sugira que recortem imagens de revistas ou de outra fonte, para colocarem na caixa surpresa. Outra opção é usar um dispositivo digital, que reunirá os portadores, as imagens e a história, sendo desta forma a fonte dos elementos para a história.
Sugira às famílias
Convide os familiares a apresentarem a caixa de forma instigante, balançando e aguçando a curiosidade ao perguntarem sobre qual animal se referem as surpresas ali contidas. Oriente que permitiram a livre exploração, que conversem com o bebê e validem as iniciativas dele. Por exemplo: um bebê menor pode pegar um bicho enquanto o familiar retira uma imagem real para despertar a curiosidade. Sugira que o familiar convide o bebê para a história da forma como for possível: com um livro que tenha em casa ou pelo link (disponível aqui).
Oriente que gesticulem e façam pausas para que o bebê possa interagir com o momento, e finalizem relacionando a história com os elementos ainda presentes na brincadeira.
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a enviarem, pela plataforma que sua rede disponibiliza ou pelo Whatsapp, o registro da brincadeira que fizeram com os elementos da história. Socialize os registros com as outras famílias, pois, através dessas trocas, uma poderá se inspirar na prática da outra para se divertirem ainda mais em casa. No retorno, se organize para reviverem esses momentos significativos vindos de casa. Assim, as experiências vividas em casa farão conexão com as escolares e darão suporte ao retorno.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Silva
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base:
(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
Abordagem didática: As histórias fazem parte da vida das pessoas; todos temos uma história escrita, falada, contada, da qual nos lembramos com carinho. Os bebês, aos poucos, conforme os professores leem os livros e contam histórias para eles, vão se afeiçoando a determinados personagens, ações e sequências narrativas. É interessante que o professor desperte cada vez mais o interesse do bebê pelas histórias. Isso pode acontecer por meio da encenação, do teatro, da projeção, da confecção de personagens etc. É significativo, também, fazer com os bebês a dramatização de histórias, isto é, convidá-los a narrar por meio de gestos, movimentos de seu próprio corpo. Trata-se de uma forma de expressão, de reinterpretação e criação das histórias. Ouvir a mesma história de diversos modos convida o bebê a conhecer outros pontos de vista e diversas linguagens que podem representar uma ideia (linguagem oral, teatral, fotográfica, corporal etc).