Plano de aula: Componentes que tornam um solo mais adequado para o plantio

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo

Título

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, quatro vasos contendo as amostras de solo utilizadas na aula anterior, mudas de cebolinha.

Orientações: Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, escreva no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.

Nessa aula, será feito o plantio de mudas de cebolinha em diferentes amostras de solo, para que os alunos verifiquem qual componente no solo é mais adequado para plantar. Para isso, prepare quatro vasos, contendo em cada um deles um dos tipos de amostra (solo rico em húmus, solo rico em argila, solo rico em areia, solo rico em calcário). Pode-se utilizar as mesmas amostras de solo que foram utilizadas na aula anterior para o manuseio e análise das crianças. Etiquete cada vaso com o nome do componente em que aquele solo é rico.

Prepare a muda de cebolinha para o plantio, cortando as folhas aproximadamente três dedos acima das raízes. Espere 24 horas para colocar as mudas recém plantadas para receber Sol diretamente, pois durante esse período elas passam por uma fase de adaptação ao novo solo e ambiente. A cebolinha precisa receber Sol diretamente por, pelo menos, algumas horas por dia. Ao regar, o solo não pode ficar encharcado.

Para que as crianças percebam qual o tipo de solo mais adequado para plantio, será necessário um tempo de observação e análise. Durante esse tempo, todas as amostras devem ser regadas igualmente e receber a mesma exposição ao Sol.

Para saber mais sobre o plantio da cebolinha:

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e converse com os alunos, questionando sobre o que eles acham que a aula vai tratar. Pergunte qual relação acham que existe entre solo e plantio. Ouça as hipóteses das crianças, acolhendo todas as possibilidades, sem dizer se estão certas ou erradas. Aproveite para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA