Atividade para impressão - Exercício 1
Exercício 1
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Papéis, câmeras, smartphones.
Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem desconhecer as especificidades do gênero vlog. Neste caso, indique alguns endereços para que eles aprofundem o contato com o gênero. Para boas recomendações, acesse a matéria disponível em:
http://www.listasliterarias.com/2014/02/10-vlogs-literarios-que-vale-pena.html. Acesso em 24/10/2018.
Referências sobre o assunto:
BEZERRA, Larissa Layane; SANTOS, Ronaldo Bispo. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0226-1.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
DORNELLES, Juliano Paz. O FENÔMENO VLOG NO YOUTUBE. Análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4599/1/464433.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula para os alunos, explicando a eles que, nas próximas aulas, eles deverão produzir, editar e publicar um vlog em que façam uma resenha de um objeto cultural (filme, livro, peça teatral, dentre outros).
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).