Atividade para impressão - Exercício 1
Exercício 1
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Papéis, câmeras, smartphones.
Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem desconhecer as especificidades do gênero vlog. Neste caso, indique alguns endereços para que eles aprofundem o contato com o gênero. Para boas recomendações, acesse a matéria disponível em:
http://www.listasliterarias.com/2014/02/10-vlogs-literarios-que-vale-pena.html. Acesso em 24/10/2018.
Referências sobre o assunto:
BEZERRA, Larissa Layane; SANTOS, Ronaldo Bispo. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0226-1.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
DORNELLES, Juliano Paz. O FENÔMENO VLOG NO YOUTUBE. Análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4599/1/464433.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula para os alunos, explicando a eles que, nas próximas aulas, eles deverão produzir, editar e publicar um vlog em que façam uma resenha de um objeto cultural (filme, livro, peça teatral, dentre outros).
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Orientações:
1) Espera-se que o aluno concorde com a definição de que um roteiro é uma fórmula escrita de um espetáculo audiovisual.
2) É importante que os alunos percebam que a escolha do formato é muito pessoal: melhor tipo de roteiro é aquele que se adapta a cada um.
3) A edição oferece a possibilidade de se fazer ajustes no vídeo, eliminando erros ou inserindo efeitos, como trechos de outros vídeos, imagens, músicas etc.
4) Assim como na resenha, os elementos informativos situam o público em relação ao assunto debatido. No caso de resenhas literárias ou de filmes, é importante que se apresente uma sinopse para contextualização do objeto analisado.
5) As opiniões devem ser embasadas em fatos e devem ser sinceras.
6) As pesquisas fornecem dados que, inseridos nos comentários, enriquecem e dão profundidade ao vídeo, gerando maior credibilidade.
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um áudio ou mensagem de texto, pergunte aos alunos se eles sabem o que é um vlog. Peça que enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas a este questionamento inicial ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Por fim, envie o link do vídeo disponível nas orientações do slide Introdução, para que os alunos conheçam um pouco mais sobre o gênero vlog.
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 5 integrantes (sugira que eles criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Entregue para cada equipe o link do vídeo (slide Desenvolvimento), pedindo que os alunos assistam a como fazer um roteiro de vlog. Depois disso, envie aos grupos as atividades disponíveis em “materiais complementares” para que, a partir do vídeo assistido, respondam e problematizem a importância do planejamento na criação de um vlog. Quando acabarem, convide um aluno de cada equipe a relatar as suas respostas enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que os grupos discutam as suas resoluções. Se quiser, envie um gabarito comentado aos alunos.
Fechamento
Em um arquivo de áudio ou mensagem de texto, peça os alunos se organizem em duplas e, considerando a tabela do slide Fechamento (que deverá ser enviada a todos os alunos), façam, como tarefa, o planejamento de um vlog.
Convite às famílias
Proponha que, junto com os alunos, as famílias busquem na internet e especialmente no YouTube vlogs com resenhas de filmes ou livros. Peça que as famílias auxiliem no processo de planejamento dos vlogs dando dicas de temas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Planejamento para criação de vlogs
Finalidade da aula: Planejar a criação de um vlog voltado para o público jovem, por meio de um roteiro escrito, orientado com base na estrutura composicional e no estilo do gênero, a partir de temáticas sugeridas pelo professor, com o objetivo de compreender as especificidades do gênero.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resenha/Vlog
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento e produção de textos jornalísticos orais/Produção de textos jornalísticos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP12, EF69LP10
Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Papéis, câmeras, smartphones.
Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem desconhecer as especificidades do gênero vlog. Neste caso, indique alguns endereços para que eles aprofundem o contato com o gênero. Para boas recomendações, acesse a matéria disponível em:
http://www.listasliterarias.com/2014/02/10-vlogs-literarios-que-vale-pena.html. Acesso em 24/10/2018.
Referências sobre o assunto:
BEZERRA, Larissa Layane; SANTOS, Ronaldo Bispo. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0226-1.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
DORNELLES, Juliano Paz. O FENÔMENO VLOG NO YOUTUBE. Análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4599/1/464433.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: