Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O compromisso com a imparcialidade no trabalho do resenhista
Finalidade da aula: Ler resenha e textos sobre a função de resenhistas para discutir o caráter ético do trabalho desenvolvido por profissionais contratados pelas editoras, para que o estudante possa se posicionar criticamente diante de um tema que possa gerar diferentes pontos de vista.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resenha/Vlog
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica / Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto. Apreciação e réplica
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP45, EF89LP04
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha/Vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Datashow, acesso à internet e textos impressos (para o caso de não ser possível o acesso em sala).
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem sentir dificuldades em associar uma possível perda de independência dos resenhistas ao serem pagos por um trabalho; é necessário esclarecer que a ética deve permear o trabalho desses profissionais para que eles garantam a credibilidade.
Referências sobre o assunto:
RODRIGUES, Flávio Luis Freire - A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA EM RESENHAS PRODUZIDAS POR ALUNOS, disponível em http://www.scielo.br/pdf/ld/v13n2/a04v13n2.pdf
Artigo sobre a função e o gênero disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/resenha-critica/