Atividade para impressão - Ficha de análise
Ficha de análise
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima-primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Smartphones e câmeras digitais.
Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.
Dificuldades antecipadas: Os alunos ainda podem demonstrar falta de familiaridade com o gênero. Desse modo, sugerimos que se faça a indicação de alguns vídeos, para familiarizá-los com o formato. Boas sugestões:
Referências sobre o assunto:
BEZERRA, Larissa Layane; SANTOS, Ronaldo Bispo. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0226-1.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
DORNELLES, Juliano Paz. O FENÔMENO VLOG NO YOUTUBE Análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4599/1/464433.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 19 minutos
Orientações:
6. Peça aos alunos que copiem a versão final da lista, transcrita na lousa de forma a poderem consultar o documento no momento da gravação.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
1. Informe aos alunos que eles assistirão a um novo vídeo e que deverão analisá-lo de acordo com os itens apresentados na lista que criaram na atividade anterior. Esclareça aos alunos que, ao lados dos critérios apontados por Caíque Pereira, outros, de igual importância, foram adicionados.
2. Divida os alunos em grupos de 5 elementos e distribua as fichas de análise, disponíveis em materiais complementares. (As perguntas estão inseridas nos slides 6 e 7). A divisão da sala em grupos maiores permite uma discussão mais abrangente, na medida em que diferentes pontos de vista podem ser confrontados.
3. Peça às equipes que leiam previamente, as questões (cópias impressas), para que direcionem a atenção para esses elementos ao assistirem ao vídeo.
4. Exiba o vídeo para sala: <https://www.youtube.com/watch?v=GFuNTV-hi9M&t=16s>.
5. Após a exibição, peça aos alunos que discutam sobre o vídeo, tendo por base as questões elencadas na ficha distribuída previamente. Explique a eles que não é necessário responder às questões por escrito, porém, oriente-os a fazerem pequenas anotações durante a discussão, informando-os de que as questões serão retomadas de forma coletiva e que cada equipe deverá compartilhar suas conclusões com os demais grupos. As questões estão disponíveis em materiais complementares.
5. Circule entre os grupos, durante as discussões, para poder realizar uma avaliação individual do progresso dos alunos. Considerando que a apresentação do vídeo tomará cerca de 10 minutos, os alunos terão por volta de 20 minutos para a realização dessa atividade.
Materiais complementares: Para acessar a ficha com as perguntas, clique aqui.
Para acessar o gabarito com sugestões de respostas, clique aqui.
Orientações:
1. Distribua os alunos em roda, para facilitar o contato visual e a interação entre eles.
2. Peça que alunos da mesma equipe sentem-se próximo uns dos outros.
Orientações:
1. Exiba as perguntas para a sala.
2. Peça que um integrante de cada equipe compartilhe as conclusões com a classe. Faça isso com um item por vez, alternando o grupo que deverá expor as conclusões em primeiro lugar, promovendo, dessa forma, um rodízio nas apresentações.
3. As respostas esperadas são:
II- Ela prioriza o conteúdo.
III- Ela veste-se de modo casual, com roupas que não chamam a atenção. Observe que a escolha do figurino é importante. Ele pode “dialogar” com o público, no caso de trazer mensagens escritas ou desviar a atenção, no caso de ser muito chamativo.
IV- Ela aparenta estar muito à vontade. O fato de emocionar-se, de forma tão evidente, reforça a ideia de que “se sente em casa”; o nível de energia é compatível com o que se pretende exibir: a linguagem corporal não denota euforia ou apatia demasiadas.
V- Ela leu o livro e sabia qual seria o assunto principal. No entanto, começa a gravação dizendo que não saberá o que vai dizer após ler o livro. Isso pode ter sido intencional, na medida em que ela parece querer expressar seus sentimentos e opiniões de forma mais natural possível. Como é uma vlogueira experiente, a falta de um roteiro rigidamente planejado não a prejudicou, mas poderia ser um grande problema para vlogueiros iniciantes.
VI- Complemente. Expõe suas emoções e dialoga com o público em diversos momentos. É importante notar que essa interação, feita sem exageros, atrai a atenção do espectador, que se sente integrado ao vídeo.
c) A linguagem é bastante informal, chegando a apresentar gírias e alguns palavrões. Entretanto, o vocabulário é contextualizado e a linguagem é coerente com a postura informal da vlogueira e, possivelmente, a seu público, que deve estar acostumado à essa informalidade.
Observe que nos momentos em que ela lê o livro, a linguagem literária é preservada e valorizada quando ela se coloca no lugar das personagens, modulando a voz de diversas formas.
Orientações:
1. Exiba as perguntas para a sala.
2. Peça que um integrante de cada equipe compartilhe as conclusões com a classe. Faça isso com um item por vez, alternando o grupo que deverá expor as conclusões em primeiro lugar, promovendo, dessa forma, um rodízio nas apresentações.
3. Respostas esperadas:
d) I- Aparentemente na casa da vlogueira.
II- Não há ruídos. Um cachorrinho aparece ao fundo, nos primeiros minutos, mas isso não chega a atrapalhar a sequência e reforça o caráter intimista da gravação.
III- Sim, o vídeo foi feito em um local bem iluminado; as imagens são claras.
e) I- O vídeo tem uma duração adequada, sem que o assunto tenha se tornado cansativo ou superficial.
II- Notam-se pequenos cortes, no momento em que a vlogueira faz a transição entre as páginas do livro, mas isso não prejudica o trabalho. Aliás, é importante esclarecer que a edição é uma etapa necessária para que se obtenha um bom resultado final.
III- A introdução é bastante eficaz. Nos primeiros segundos ela anuncia sobre o que vai falar e, só depois, expõe, de forma rápida, a vinheta do canal.
f) Os argumentos são bons, porém, revelam um caráter bastante pessoal. A vlogueira gosta e recomenda o livro por se identificar com ele e chega a afirmar que tem que trabalhar a questão do vazio em sua vida. Quanto ao fato de persuadir o leitor a mudar de atitude, isso vai depender da reflexão individual que cada um fará.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1. Encerre a aula propondo os “combinados” com os alunos.
2. Caso haja mais tempo disponível para a realização da sequência, você pode reservar as próximas aulas para a gravação do vídeo, ou solicitar que ela seja feito fora do horário escolar.
3. Agende uma data para que os alunos exibam a primeira versão do vídeo para a classe. Nesse momento, peça aos colegas que deem sugestões que possam melhorar o resultado final.
3. Deixe claro para a turma que o vídeo não precisa ser entregue com a edição finalizada nesse momento, pois na aula seguinte (caso a sequência esteja sendo desenvolvida na íntegra) trataremos dessa questão.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Por áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos assistam ao vlog disponível no plano de aula (envie o link a eles), que fala sobre os principais erros de vlogueiros iniciantes, e listem os erros apontados no vídeo. Peça que enviem, por mensagem de texto, as listas criadas por eles ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 5 integrantes (sugira que eles criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Entregue para cada equipe o link do vídeo (slide Desenvolvimento), pedindo que os alunos assistam. Depois disso, disponibilize aos grupos a ficha disponível em “materiais complementares” para que avaliem o vlog assistido, encontrando possíveis erros (gravação e edição). Quando acabarem, convide um aluno de cada equipe a relatar as suas respostas enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que os grupos discutam suas resoluções. Se quiser, envie um gabarito comentado aos alunos.
Fechamento
Por áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos se organizem em duplas (se possível, as mesmas da aula 10), retomando o planejamento do vlog que fizeram como pós-aula da aula passada (plano 10 desta sequência de atividades). Oriente-os que, a partir do que aprenderam na aula, revisem seus planejamentos, façam as alterações necessárias e gravem os vídeos que irão compor o vlog (diga que cada um deve gravar suas partes do vlog de forma separada, em suas casas, considerando o isolamento).
Convite às famílias
Peça que as famílias auxiliem no processo de gravação dos vlogs dando dicas sobre o cenário, iluminação etc., criando um ambiente propício para esta atividade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produção de vlogs
Finalidade da aula: Demonstrar o domínio do gênero através da produção de vlogs voltados ao público jovem, com base em roteiro escrito, a fim de utilizar diferentes recursos linguísticos e semióticos na sua composição.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resenha/Vlog
Objeto(s) do conhecimento: Produção de vlogs
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP10
Sobre esta aula: esta é a décima-primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Smartphones e câmeras digitais.
Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.
Dificuldades antecipadas: Os alunos ainda podem demonstrar falta de familiaridade com o gênero. Desse modo, sugerimos que se faça a indicação de alguns vídeos, para familiarizá-los com o formato. Boas sugestões:
Referências sobre o assunto:
BEZERRA, Larissa Layane; SANTOS, Ronaldo Bispo. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0226-1.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
DORNELLES, Juliano Paz. O FENÔMENO VLOG NO YOUTUBE Análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4599/1/464433.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: