Atividade para impressão - Ficha de análise
Ficha de análise
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima-primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Smartphones e câmeras digitais.
Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.
Dificuldades antecipadas: Os alunos ainda podem demonstrar falta de familiaridade com o gênero. Desse modo, sugerimos que se faça a indicação de alguns vídeos, para familiarizá-los com o formato. Boas sugestões:
Referências sobre o assunto:
BEZERRA, Larissa Layane; SANTOS, Ronaldo Bispo. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0226-1.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
DORNELLES, Juliano Paz. O FENÔMENO VLOG NO YOUTUBE Análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4599/1/464433.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).