Atividade para impressão - Grade de avaliação
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de uma resenha
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima-quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Material de uso diário (papel, lápis, borracha e caneta); livros ou informações sobre obras que serão resenhadas.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em expor, de forma consistente seu ponto de vista em relação à obra, tornando o texto “raso”. Nesse caso, demonstre a eles que toda opinião deve ser sustentada por argumentos sólidos, para garantir a profundidade do texto.
Referências sobre o assunto:
- Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.
- FERNANDES, Maria Alice de Mello - O PROCESSO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA, disponível em http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n2/inter_estudos/processo.html Acesso em 24/10/2018.
- LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes - A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA REFACÇÃO DO TEXTO DO ALUNO, disponível em
http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para os alunos, explicando a eles que nesta aula será produzida a primeira versão da resenha.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Comente com os alunos que o bloqueio criativo, ou seja, a dificuldade em se produzir um texto, afeta muitas pessoas.
- Pergunte à classe quem já experimentou essa situação.
- Apresente o vídeo à classe, informando aos alunos que ele trata desse assunto.
- Exiba o vídeo, disponível aqui, desde seu início até 2’40”.
- Pergunte aos alunos se eles concordam com o que foi exposto e estimule-os a vencer esse bloqueio, dirigindo à turma palavras de incentivo e destacando que eles serão capazes de desenvolver um bom trabalho, partindo do princípio de que estão bem preparados.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Exiba o slide aos alunos e anuncie que, a partir desse momento, eles devem se dedicar à produção da primeira versão do texto.
- O trabalho será individual, já que o gênero pressupõe o posicionamento crítico de um indivíduo perante uma obra.
- Peça aos alunos que retomem as dicas, a ficha produzida na aula anterior e o esboço que produziram em casa para que possam se guiar na produção da primeira versão.
- Revisado o material, peça aos alunos que iniciem, em sala, a escrita da primeira versão do texto.
- Circule pela sala durante essa etapa e, se necessário, auxilie os alunos em eventuais dificuldades específicas.
- Quando terminarem, peça aos alunos a pensarem em um título criativo, que atraia a atenção do leitor, ao invés de apenas mencionarem o título do livro.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1. Explique que os textos produzidos serão trocados entre duplas de colegas, que deverão avaliá-los a partir de uma grade pré-definida.
2. Distribua cópias da grade, disponíveis em materiais complementares e leia os itens para os alunos, elucidando possíveis dúvidas.
3. Peça aos alunos que troquem, com um colega, as primeiras versões dos textos. É importante que a troca seja feita entre a dupla: o aluno A irá comentar a resenha do aluno B e vice- versa.
4. Combine com os alunos uma data para entrega das correções, que deve ocorrer até a próxima aula da aplicação da sequência.
5. Informe os alunos que é permitido fazer marcações na própria resenha (além da avaliação feita na grade), caso sintam necessidade.
4. Oriente-os a fazer essas anotações a lápis, de forma clara e objetiva, circulando passagens ou inserindo comentários nas margens dos textos.
Materiais complementares: Para acessar o arquivo com as fichas de avaliação, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos o link do vídeo do slide Introdução, e peça que eles o assistam e respondam à pergunta: “Vocês já tiveram bloqueio criativo? Como vencê-lo?” Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Quando acabarem, envie um áudio estimulando-os a produzirem uma resenha.
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos, baseados no planejamento que fizeram na aula passada, iniciem o processo de produção da primeira versão da resenha crítica. Oriente-os, por áudio, que usem o Google Docs, ferramenta online em que o professor pode acompanhar, em tempo real, a produção, fazendo comentários quando necessário.
Fechamento
Envie aos alunos a grade de avaliação disponível no slide Fechamento e peça que troquem seus textos com outros colegas, compartilhando os links do documento (Google Docs). Oriente que os colegas leiam o texto e façam a revisão de acordo com a grade de avaliação.
Convite às famílias
Proponha que a família auxilie no processo de escrita da resenha, acompanhando de perto se o texto está ficando adequado à situação comunicativa.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produção de uma resenha
Finalidade da aula: Produzir a primeira versão das resenhas, considerando as condições de produção e circulação do gênero, com o objetivo de desenvolver a competência escrita e discursiva.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resenha/Vlog
Objeto(s) do conhecimento: Textualização
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP07
Esta é a décima-quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.