Plano de aula: Produção de uma resenha

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha

Sobre esta aula: Esta é a décima-quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Material de uso diário (papel, lápis, borracha e caneta); livros ou informações sobre obras que serão resenhadas.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em expor, de forma consistente seu ponto de vista em relação à obra, tornando o texto “raso”. Nesse caso, demonstre a eles que toda opinião deve ser sustentada por argumentos sólidos, para garantir a profundidade do texto.

Referências sobre o assunto:

• Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Leia o título da aula para os alunos, explicando a eles que nesta aula será produzida a primeira versão da resenha.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos