Atividade para impressão - Dicas
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento para a produção de resenhas
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima-terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Material de uso diário, como papel e caneta, livros para resenhar. É importante que os alunos sejam informados antecipadamente de que devem pensar em livros/ filmes/eventos sobre os quais desejem compor uma resenha e tragam esses títulos para as próximas aula.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos sintam-se inseguros quanto à escolha do livro a ser resenhado; se isso ocorrer, sugira que ele consulte a internet ou faça uma visita à biblioteca para se recordar de eventuais títulos que possam servir de base para seu trabalho.
Referências sobre o assunto:
- Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.
- FERNANDES, Maria Alice de Mello - O PROCESSO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA, disponível em http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n2/inter_estudos/processo.html Acesso em 24/10/2018.
- LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes - A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA REFACÇÃO DO TEXTO DO ALUNO, disponível em
http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para os alunos explicando que eles deverão compor, individualmente, uma resenha crítica acerca de uma obra literária de sua escolha que será publicada em um blog, criado especificamente para esse fim.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO