Plano de aula: Planejamento para a produção de resenhas

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha

Sobre esta aula: Esta é a décima-terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Material de uso diário, como papel e caneta, livros para resenhar. É importante que os alunos sejam informados antecipadamente de que devem pensar em livros/ filmes/eventos sobre os quais desejem compor uma resenha e tragam esses títulos para as próximas aula.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos sintam-se inseguros quanto à escolha do livro a ser resenhado; se isso ocorrer, sugira que ele consulte a internet ou faça uma visita à biblioteca para se recordar de eventuais títulos que possam servir de base para seu trabalho.

Referências sobre o assunto:

• Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Leia o título da aula para os alunos explicando que eles deverão compor, individualmente, uma resenha crítica acerca de uma obra literária de sua escolha que será publicada em um blog, criado especificamente para esse fim.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos