Plano de aula: A função social do gênero resenha

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha/Vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Computador, projetor de multimídia e tela; Impressão e cópia. Cópias da resenha do filme “Liga da justiça”. Na ausência de recursos de multimídia, leve para a sala de aula alguns livros e/ou filmes já conhecidos e selecione uma resenha sobre a obra escolhida.

Informações sobre o gênero: A resenha é um texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. A função social da resenha é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. A resenha circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs.

Dificuldades antecipadas: Provavelmente os alunos não têm acesso frequente a esse gênero, tampouco reconhecem seu contexto de produção, sua circulação e finalidade. As atividades propostas nesta aula enfatizam o gênero resenha e visam a superar essas dificuldades.

Referências sobre o assunto:

BEZERRA, Benedito Gomes. A resenha acadêmica em uso por autores proficientes e iniciantes. In BIASI-RODRIGUES, Bernadete; ARAÚJO, Júlio César; SOUSA, Socorro Cláudia (orgs.) Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela H. Produção Textual na Universidade. São Paulo: Parábola, 2010.

Título da aula

Orientações:

Faça o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o gênero e apresente a proposta da aula para os alunos. Projete o slide ou escreva no quadro.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos