Plano de aula: Marcadores argumentativos na resenha

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias impressas das atividades.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem desconhecer o que sejam marcadores argumentativos na resenha; nesse caso, apresente o conceito para a classe. Consulte as referências sobre o assunto, caso julgue necessário.

Referências sobre o assunto:

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.

HOFFMANN, Celso Almiro. Linguística e Língua Portuguesa: uma pequena reflexão sobre suas implicações no ensino. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/download/63/47>. Acesso em: 15 set. 2018.

KÖCHE, Vanilda Salton. Prática textual: atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015.

PEIXOTO, Otoniel. Operadores argumentativos. 2014. Disponível em: < https://www.gramaticaparaconcursos.com/2014/04/operadores-argumentativos.html>. Acesso em: 15 set. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Apenas leia o tema da aula para os alunos, sem se alongar em definições, que serão retomadas mais à frente .

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos