Plano de Aula

Plano de aula: Operadores de conexão na resenha

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Texto impresso, cola e tesoura.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não atentar aos sentidos expressos pelos operadores de conexão; nesse caso, aprofunde o estudo desse tema. Consulte as referências sobre o assunto, caso julgue necessário.

Referências sobre o assunto:

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.

HOFFMANN, Celso Almiro. Linguística e Língua Portuguesa: uma pequena reflexão sobre suas implicações no ensino. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/download/63/47>. Acesso em: 15 set. 2018.

KÖCHE, Vanilda Salton. Prática textual: atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015.

__________. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014.

PEIXOTO, Otoniel. Operadores argumentativos. 2014. Disponível em: < https://www.gramaticaparaconcursos.com/2014/04/operadores-argumentativos.html>. Acesso em: 15 set. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para dar início aos trabalhos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos