Plano de Aula

Plano de aula: Análise de resenha crítica

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha/Vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Computador, cronômetro (celular), projetor de multimídia e tela. O material deve ser organizado com antecedência. Na ausência de recursos de multimídia, providenciar impressão dos textos indicados.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: O estudante pode ter dificuldade em avaliar, criticamente, os textos. Dessa forma, ao colocá-lo em contato com diversos exemplos desse gênero, extraídos de diferentes fontes, ele poderá desenvolver suas potencialidades de leitor crítico de modo a posicionar-se efetivamente diante desses textos.

Referências sobre o assunto:

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.

NIEDZIELUK, Luzinete Carpin. Uma abordagem para o ensino-aprendizagem do gênero resenha. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: 2007. Disponível em http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Teses/luzinete_Niedzieluk.pdf, acesso em 11/08/2018.

RODRIGUES, Flávio Luis Freire. A construção da crítica em resenhas produzidas pelos alunos. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ld/v13n2/a04v13n2.pdf, acesso em 11/08/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Leia o título da aula para apresentar aos alunos a proposta de atividades que será desenvolvida.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos