Plano de aula: Recursos multissemióticos em vlogs

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Datashow, caixas de som, texto impresso.

Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.

Dificuldades antecipadas: Alguns estudantes podem não atentar aos recursos extralinguísticos como constituintes da progressão temática desse gênero; nesse caso, tecer comentários referentes a esse aspecto durante a exibição do vídeo que servirá de suporte para as análises propostas.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018.

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro. O Gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino da Língua Portuguesa: Uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID25_14032017175639.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Leia o tema da aula e esclareça aos alunos que, nesta etapa, eles deverão analisar recursos como entonação, pausas, expressões corporais de vloggers, cenário, ambientação, iluminação, para compreender a importância desses aspectos na interação com o público.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos