Matemática no ensino remoto: 10 planos de aula para trabalhar operações e cálculo mental no Fundamental 1

Partir de problemas do dia a dia pode contribuir para a aprendizagem das operações matemáticas e a construção de cálculos mentais

POR:
Letícia Ferreira
Na aprendizagem das operações matemáticas, os problemas do dia a dia podem incentivar a argumentação e a análise das estratégias de resolução de problemas     Crédito: Getty Images

Seus alunos sabem contar até 10 nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Esse conhecimento marca o início da trajetória para trabalhar adição e subtração – operações matemáticas básicas que são essenciais para a realização de qualquer cálculo matemático. Apresentar contextos em jogos e problemas do cotidiano para a aprendizagem das operações matemáticas incentiva nos alunos a mobilização de outros conceitos, como a análise, a argumentação, a testagem e comparação de estratégias. 

Na aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é importante considerar duas coisas: o processo de cálculo, que trabalha a técnica, e as operações em situações-problema. São caminhos distintos de ensino, que precisam estar interligados. “Se uma criança é especialista em cálculos, não significa que ela sabe resolver problemas”, diz Elissandra de Oliveira de Almeida, professora-autora de planos de aula de Matemática do Time de Autores NOVA ESCOLA. “Quando ela consegue fazer as operações matemáticas com os números ou as operações apresentadas, a primeira coisa que ela faz na sala de aula é perguntar: ‘é de mais ou de menos, qual conta é para fazer’?”.

Muitas vezes, as crianças misturam estratégias de cálculo em uma operação. Os alunos podem confundir a multiplicação com o processo de adição. Mas o que é visto como erro, é uma demonstração de como eles estão desenvolvendo seu conhecimento. “Quando a criança erra, ela está passando por um processo de construção. É a organização do pensamento matemático dela para produzir um resultado”, explica a professora, que atua na rede estadual do Distrito Federal.

Ouvir os seus alunos e questionar suas estratégias fará com que você entenda como eles estão pensando. Com os planos de aula a seguir, você tem diferentes opções para desenvolver operações matemáticas nos anos inicias do Ensino Fundamental, com planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Estratégias de cálculo aditivo usando três números em contexto de jogos/desafios
Indicado para: 1° ano
Habilidade da BNCC: EF01MA06 
Esta aula é para treinar diferentes maneiras de somar três números para chegar ao resultado 10 de uma soma. Na sala de aula, você pode distribuir os alunos em grupos e usando um dado, sortear valores e analisar três deles para chegar ao valor 10. Para a aula remota, uma opção é explicar a atividade por vídeo ou arquivo de áudio e enviar para as famílias por WhatsApp, Telegram ou outro aplicativo de comunicação. Peça que algum familiar realize a atividade juntamente com o aluno e anote as descobertas para depois compartilhar em uma videochamada. 

Fatos básicos da adição na calculadora
Indicado para: 2° ano
Habilidade da BNCC: EF02MA05 
Os estudantes vão precisar de uma calculadora para essa atividade. Se eles não tiverem, um aplicativo de celular pode ajudar. Durante a chamada em vídeo, mostre uma imagem da calculadora e converse com alunos para saber se eles conhecem e se já usaram essa ferramenta. Na atividade principal, você apresentará várias propostas de soma com a calculadora, mas os alunos não poderão usar uma tecla, que está identificada em cada situação. Se for uma aula assíncrona, mande um vídeo com as orientações e incentive os alunos a gravar depois um áudio ou vídeo sobre as estratégias que desenvolveram para conseguir fazer a soma. 

Resolução de situações-problema de adição no contexto do jogo
Indicado para: 1° ano
Habilidade da BNCC: EF01MA07, EF01MA08 
O objetivo deste plano é fazer com que as crianças aprendam a contar, quantificar e representar números através do jogo “Monte de Três”, assim como resolver situações-problema. Eles vão precisar de 45 cartas com números de 1 a 9 impressos ou desenhados e mais ou menos 200 palitos. Para começar, mostre aos alunos uma imagem das cartas com valores de 1 até 9 e peça que eles quantifiquem com os dedos ou desenhos. Para a atividade em casa, você pode sugerir que eles joguem com a família, quem tirar o número maior inicia o jogo. Na vez de cada jogador, o integrante pode tirar três cartas, mostrá-las e somar as quantidades, e depois pegar a mesma quantidade de palitos. Após quatro rodadas, cada integrante soma quantos palitos conseguiu. 
 

Construindo o conceito da subtração
Indicado para: 1° ano
Habilidade da BNCC: EF01MA07, EF01MA08 
Você vai precisar de cartas impressas ou papel e canetinhas para confecção, além de palitos. Se os alunos não tiverem palitos, os lápis de cor são boas opções para substituir esse material. Converse com a turma sobre uma imagem com quantidades diferentes de palitos – uma completa, em que se vê a operação usando quantidades de palitos, e outra incompleta. A partir do jogo Desmonte 30, seus alunos vão tirar cartas e, conforme o valor tirado, vão perdendo a mesma quantidade em palitos. Ganha quem ficar sem palitos primeiro. Como trinta é um valor alto para uma atividade em casa, você pode diminuir os números sugeridos pelo plano de aula e continuar trabalhando a subtração com seus alunos. 
 

Matemática na BNCC: Desenvolvendo o letramento matemático

Neste curso, vamos nos aprofundar nos significados do letramento matemático e conhecer melhor as estratégias como a resolução de problemas, a investigação, o desenvolvimento de projetos e a modelagem. Também será realizada uma análise de uma atividade investigativa para compreender os papéis do aluno e do professor ao desenvolverem esse tipo de atividade. 

Resolver problemas do campo aditivo por meio de estratégias de cálculo diversas
Indicado para: 1° ano
Habilidade da BNCC: EF01MA06
Que tal um jogo de boliche em casa? Garrafas de plástico com um pouco de água ou areia dentro e meias enroladas em formato de bola são boas ferramentas domésticas para reproduzir este jogo em casa. A ideia é retomar os conceitos de subtração e adição, a partir do jogo de boliche. Grave um arquivo de áudio ou um vídeo para explicar as regras e envie por WhatsApp, Telegram ou outro aplicativo. Quem conseguir derrubar mais garrafas na sua rodada ganha mais pontos. Oriente os pais ou responsáveis para que eles conversem com as crianças sobre o jogo e as referências que os pequenos possam ter sobre as regras do boliche.

Resolução de problemas aditivos com a ideia de juntar
Indicado para: 1° ano
Habilidade da BNCC: EF01MA06
Para aquecer seus alunos, leia com eles o problema inicial da aula. Maria recebeu de seus pais uma soma de valores e decidiu guardar em um cofre. Converse com os estudantes e estimule-os a usar a soma para desenvolver o desafio. Na atividade principal, apresente outra situação de soma, que fala sobre as cartas que o personagem Lucas acumulou em diferentes rodadas. O resultado final do problema é correto? Como eles podem verificar esse valor? Conversem sobre essas hipóteses. Em casa, essa atividade pode ser feita por videochamada. 

Como replanejar as aulas de Matemática para Fundamental 1?

Neste Nova Escola Box trazemos conteúdos que vão te ajudar, professor, a replanejar as aulas de Matemática para as turmas de 1º e 2º ano para garantir os conteúdos prioritários. 

Resolução de problemas do campo aditivo com a ideia da subtração
Indicado para: 1° ano
Habilidade da BNCC: EF01MA06
O objetivo deste plano é construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los para resolver problemas. Trabalhe com a turma recitando a série numérica até 10 e relacione o símbolo às quantidades. Em um problema inicial, o personagem Felipe sai de casa com dez reais para comprar uma pipa, que custa quatro reais. Quantos moedas vão sobrar para ele? Em seguida, mostre a imagem de uma roleta de brinquedos com diferentes valores. Os alunos também podem reproduzir essa ilustração em casa. Em grupos ou individualmente, incentive os alunos a calcular o que cada um pode comprar com as reservas que tem? Qual é o brinquedo mais caro e mais barato? Investiguem juntos.  
 

A construção do repertório cálculo mental: subtração e a calculadora
Indicado para: 2° ano
Habilidade da BNCC: EF02MA05
Mais um jogo de dados, desta vez, para exercitar a subtração mental dos alunos. Eles vão precisar de calculadora e de um dado, que pode ser uma reprodução em papel, e um caderno para marcar o avanço do jogo. Com uma pessoa em casa, o aluno e a sua dupla marcarão um valor entre 50 e 100 para iniciar as jogadas. A cada rodada, os participantes deverão subtrair o número que tiraram ao jogar o dado. No final de quatro rodadas, os jogadores usarão a calculadora para conferir as subtrações que fizeram.
 

Estratégias de cálculo variadas envolvendo subtração
Indicado para: 1° ano
Habilidade da BNCC: EF01MA06
Mostre aos alunos a imagem de uma estante com livros. E então pergunte: se a professora pegar quatro livros, quantos sobraram na estante? Os alunos precisarão de uma folha de papel para registrar o número de livros da estante, a quantidade que a professora pegou e os livros que restaram, da maneira que souberem. Pergunte à sala como cada um chegou ao resultado anotado na folha, assim você entenderá quais associações estratégicas de subtração os alunos estão desenvolvendo. Essa atividade também pode ser feita via videoconferência e você pode enviar a imagem por aplicativo.
 

O cálculo da adição e subtração através da decomposição
Indicado para: 2° ano
Habilidade da BNCC: EF02MA05
Na primeira atividade desta aula, os alunos terão de distribuir quantidades de objetos entre dois grupos. No exercício principal, você pode substituir o material dourado indicado na aula por tampas de garrafa ou imagens que representem os objetos para os estudantes. Eles realizarão operações para adicionar e subtrair cubos, de acordo com os desafios que você apresentar. Discuta as soluções dos alunos em grupo, via Google Meet ou Zoom, para que eles possam demonstrar como estão pensando essas operações matemáticas.

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