Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo uma horta
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Horta
O que fazer antes?
Contextos prévios:
O professor deve ter acesso a uma horta na escola ou na casa de um vizinho, uma horta comunitária do bairro, em uma outra escola, etc.Pesquise algumas informações sobre horta, sobre os alimentos que são mais fáceis para cultivar e veja também a previsão do tempo no dia do passeio. Como a atividade prevê a configuração de pequenos grupos, (entre quatro e cinco crianças), é importante combinar com outro educador, para acompanhar os pequenos em sala. A depender dessas configurações, a atividade pode ser realizada em dias alternados, para que os grupos que ficarão na sala não esperem demais. A escolha dos alimentos para plantar só deve ser feita depois que todos os grupos tiverem feito a visita. Convide alguém da comunidade que entenda de horta para conversar com as crianças sobre o assunto.
Materiais:
Providencie plaquinhas de papel, com imagens coloridas dos alimentos que serão cultivados (opte por alimentos de fácil cultivo e que esteja na época propícia), câmera fotográfica ou celular para os registros. Separe também livros álbuns com imagens de hortas e alimentos ou outras histórias, massinhas, papéis para desenho, lápis coloridos, giz de cera e brinquedos, entre outros, para as crianças que estarão em sala usarem à sua escolha, enquanto esperam o momento de conhecer a horta. Providencie suportes para os materiais como mesa e/ou tapete e papel e caneta, para registro dos alimentos a serem cultivados.
Espaços:
Prepare a sala com as plaquinhas afixadas nas paredes, a uma certa distância uma da outra, e numa altura em que seja possível a boa visualização pelas crianças. Organize espaços de atividades de livre escolha, que podem ser em mesinhas, no chão, em tapetes, com opções de atividades: livros para folhear, desenho com lápis coloridos e giz de cera, brinquedos de montar e/ou empilhar, massinha; para as crianças que ficarem na sala. Organize um espaço de roda de conversa na sala para o grande grupo. Comos pequenos grupos, a atividade será realizada na horta, onde as crianças farão suas próprias observações.
Tempo sugerido:
Entre uma hora a uma hora e 20 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. De que forma as crianças se envolvem e interagem com o ambiente da horta? Fazem perguntas? Apontam os alimentos? Querem tocá-los, comê-los, cheirá-los? Comunicam algum conhecimento prévio ou levantam hipóteses? Como?
2. Como os pequenos mostram suas preferências? Apontam que gostam mais de determinado alimento? Como se expressam quando não gostam de algum legume, por exemplo? Fazem careta?
3. Como as crianças se relacionam com as regras da horta? Arrancam alimentos? Demonstraram preocupação em não pisar neles? Manifestaram o desejo de ajudar a cuidar?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. É muito importante que os gostos das crianças sejam respeitados, visto que, muitas têm resistência a verduras e legumes. Dessa forma, não devem ser obrigadas a fazer o quenão se sentirem à vontade para. Contudo, é importante que você oriente e incentive-as a experimentar os alimentos colhidos,garantindo que possam usar os diversos sentidos com o intuito de que, cada uma, à sua maneira e possibilidade, aprecie os elementos disponíveis.
O que fazer durante?

1
Convide os pequenos a se sentarem em roda, em um grande grupo, ajudando aqueles que por ventura precisarem. Fale que irão ver de perto algumas plantas diferentes, que são de comer. Atente-se para as reações das crianças nesse momento: se mostram interesse, se balbuciam o nome de algum alimento, se balançam a cabeça, indicando negação, se verbalizam o que gostam de comer, se falam que já foram em uma horta etc. Seja responsivo. Avise que irão fazer um passeio para conhecer uma hortae que precisam obedecer a algumas regras, como não pisar nas plantas, não arrancar alimentos e que, ao final, poderão conhecer alguns alimentos para plantar. Diga ainda que uma pessoa estará esperando-as para conversar sobre a horta e perceba como as crianças reagem ao comunicado:se observam as plaquinhas no espaço, se apontam para a porta, indicando que querem sair, se arregalam os olhinhos, se batem palminhas, se choram, se demonstram entusiasmo ou desconforto etc
Possíveis falas do professor neste momento: A depender de cada reação, você pode falar: Você gosta de….? Que bacana! O que você acha de experimentar….? Eu acho uma delícia! Vamos ver se tem na horta?
2
Diga que sairão em pequenos grupos, um de cada vez ou um por dia.As crianças podem participar da escolha dos pequenos grupos (entre quatro e cinco crianças) cantando uma música, como A canoa virou, alternando os nomes das crianças, sugeridos ou indicados por elas próprias. Diga para elas que todas irão realizar a visita e que um grupo vai com você, enquanto os colegas vão brincar com outro professor ou outro profissional da escola nos espaços de livre escolha. Se não houver a possibilidade de deixar um grupo de crianças na sala, leve todos ao mesmo tempo, agrupando-os em duplas ou trios.
3
Conduza as crianças do primeiro grupo à horta. Esse percurso pode ser bem divertido. Você pode ir cantando com as crianças uma canção conhecida por elas ou que fale sobre horta. (Sugestão aqui)
4
Na horta, possibilite que inicialmente se movimentem com autonomia, e só ajude se for necessário. As crianças podem se aproximar das plantas, querer colher alguma, colocar na boca, cheirar. Note se estão curiosas: Perguntam ou apontam? Querem comer algo? Levam plantas à boca? Querem arrancá-las? Tocam na terra? A cheiram? Querem segurá-la? Faça intervenções se forem necessárias. Perceba se manifestam algumas preferências.Diga que a horta é o local de onde vêm muitos alimentos que comemos diariamente e que, por isso, ela precisa de cuidados. Apresente às crianças a pessoa que falará um pouco sobre esses cuidados e sobre a horta. Perceba se os pequenos se interessam e se atentam à fala da pessoa. Registre com fotos as ações das crianças.
Possíveis falas do professor neste momento: Você gostou desse cheiro? Posso sentir também? Olhem só! Ele achou uma cenoura! Será que nesta horta tem alface? Vamos achar? Você come .... todos os dias? Você acha gostoso? Olha! ela achou um tomate! vamos ver se ele está bem vermelhinho? Ela está tentando tirar uma cenoura. Você quer ajudá-la?
5
Acompanhe, auxilie ou dê colo, se preciso. Incentive a interação das crianças, a ajuda mútua e as descobertas coletivas e individuais. Observe o que mais as interessa, suas ações e reações, as narrativas ou enredos de brincadeiras que criam. Apoie-as em suas investigações, se necessário. Incentive que as crianças maiores convide as menores e/ou as que não desejam participar da atividade, para interagir. Mas não as obrigue a tocar nas plantas, isso deve acontecer apenas se as crianças desejarem, pois observar o ambiente e as ações dos colegas também é uma forma de participar. Caso perceba que alguma delas está com medo ou receio de pegar ou de se aproximar dos alimentos, incentive-a a fazer isso.
6
Após todos os grupos terem conhecido a horta, observado e se envolvido ao máximo com esse espaço e com o que tem nele, avise que chegou o momento de voltar pra sala e decidir o que será plantado. Considere, na transição dos pequenos grupos na visita, que quando for comunicado às crianças que chegou a hora de voltar pra sala, algumas(s) criança(s) podem não querer. Avise que terão mais cinco minutos ou, se tiverem muitos interessadas, deixe que continuem com o grupo seguinte (se for o caso) e depois proponha que voltem para dar continuidade à atividade. Neste momento, as crianças podem já indicar preferências por algumas ações, como: levantar a mão rapidamente e já dizer que gosta muito de algum alimento, que come muito em casa ou apontar para alguma que está ali. Outra criança pode se levantar e ir em direção a uma planta querendo arrancá-la. Considere todas as ações comunicativas.
7
Em roda, com o grande grupo, avise quais alimentos serão plantados.As crianças podem se levantar e apontar para as plaquinhas. Nesse caso, mostre as plaquinhas com as imagem dos alimentos a serem cultivados que estão espalhadas nas paredes da sala, sempre aproveitando as iniciativas dos pequenos. Neste momento ouça-os, prestando atenção no que manifestam, considerando seus desejos e ajudando-os a levantaralgumas maneiras de ajudar no plantio. Deixe claro que ajudarão nesse processo.
Para finalizar:
Após você comunicar quais alimentos serãoplantados na horta, é interessante que você registre os nomes deles, para retomá-los posteriormente. Comunique às crianças que em outro dia todos juntos escreverão um bilhete para ser enviado às famílias (as crianças podem falar e o professor escrever), solicitando que enviem, se possível, no dia combinado, sementes ou uma muda (preferencialmente) dos alimentos a serem cultivados para que vocês possam fazer o plantio deles.
Desdobramentos
Se você quiser repetir essa atividade, oportunize esse momento de observação, de experimentação e de conversa em outros locais, com outros tipos de hortas, como uma horta suspensa, por exemplo. Você pode, a cada nova repetição, apresentar novos alimentos que vêm da horta. Vocêtambém pode retomar a visita com as crianças e elaborar o bilhete coletivo (como combinado com elas) numa cartolina, montando um mural, junto das fotos, para ser afixado na entrada da sala.
Engajando as famílias
Organize um mural na entrada da sala com as fotos do momento da visita junto com a lista de alimentosque serão plantados pelas crianças e envie na agenda delas um bilhete (que pode ser produzido com elas e xerocopiado), comunicando sobre a atividade e solicitando às famílias que enviem para a escola sementes ou uma muda de plantinhas que serão cultivadas por vocês.
Conhecendo uma horta
Apresente a proposta
Envie uma foto da horta da escola e provoque a curiosidade das crianças sobre a efetiva utilização dela. Se tiver em casa um vaso com alguma planta que forneça alimento, envie o registro dele junto com as orientações por Whatsapp ou outra plataforma que sua rede esteja usando.
No vídeo, conte o que você mais gosta de comer que vem fresquinho da horta, que pode ser algo como uma folha de hortelã (ou escolha algo típico de sua região, que cresça rápido e seja fácil de cultivar). Aproveite e convide a turma:
- Olhando para essas fotos, você é capaz de responder de onde vem a nossa comida, não é mesmo? Que tal plantar algo assim em casa para tornar a comida da família ainda mais saborosa?
Oriente os familiares para que conversem sobre isso com as crianças, fazendo a escolha do que será plantado.
Adaptações necessárias
Convide os familiares para fazerem uma plantação em casa junto com as crianças. Considerando o contexto familiar, explique que eles podem replantar algo que já tenham consumido (para saber mais sobre isso e orientar as famílias, clique aqui).
Lembre-os que é importante acompanharem as crianças durante toda proposta para a segurança delas. Peça para registrarem esses momentos, da plantação e degustação, e enviarem para você.
Sugira às famílias
Convide as famílias para ouvirem o que as crianças pensam sobre a plantação, instigando a curiosidade delas com outras perguntas no decorrer do processo. Proponha que conversem sobre o uso real do alimento nas diversas receitas que usam em casa. Você pode falar também se usam esse alimento na escola e de que forma.
Além disso, eles podem falar com as crianças sobre as preferências, se gostam do alimento mais cru ou cozido etc. Sugira que realizem o plantio estimulando a manipulação e explorações tácteis para que as crianças interajam com a natureza, enquanto os familiares são parceiros de descobertas. Para animar esse momento, proponha a canção "Germinar" (disponível aqui), para dançarem e movimentarem a família toda de forma divertida,
Para compartilhar com o grupo
Peça para os familiares compartilharem os registros desse momento com você. Reúna e organize esse material, que além de repertoriar outras famílias e fazer com que elas participem, é também um valioso recurso para diversificar a prática na escola.
Quando voltarem às aulas presenciais, exponha os registros no parque próximo da horta, podendo ampliar as experiências vividas em casa. Retome o plano com as crianças a partir disso. Desta forma, os fazeres de casa se conectarão com os escolares, tendendo a funcionar como um importante apoio na transição após o período de isolamento social, no retorno ao convívio escolar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Karla Alessandra Santos Pereira de Souza
Mentora: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 1 ano e 7 meses a 2 anos e 11 meses.
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreende?-los e fazendo-se compreender.
(EI02EF01) Dialogar com crianc?as e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opinio?es.
(EI02EO06) Respeitar regras ba?sicas de convi?vio social nas interac?o?es e brincadeiras.
Abordagem didática: As plantas, como quase todos os aspectos e elementos da natureza, chamam a atenção das crianças. Para aguçar ainda mais o interesse delas, a proposta é planejar atividades nas quais possam efetivamente viver experiências agradáveis e lúdicas de experimentação e de efetiva utilização. Saber que existem plantas para enfeitar e para comer, entender os procedimentos de cuidado para o plantio e o acompanhamento da evolução, assim como identificá-las pelo nome, pelo sabor e pela utilização são algumas das oportunidades de aprendizagem desta unidade.