
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Álbum de expressões
Contextos prévios:
A proposta desta atividade é a construção de um painel de expressões faciais e corporais para ampliar e enriquecer as experiências das crianças nas suas formas de se expressarem e se comunicarem, de perceberem as características físicas diferentes das pessoas e respeitar essas diferenças. Para a construção do painel, é importante que as crianças já tenham feito atividades de recorte e colagem em outras oportunidades.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Confecção do Painel das Expressões
Faz de conta na floresta: sentimentos e sensações
Montando um álbum de expressões da turma
Materiais:
Os materiais para esta atividade são: várias revistas, gibis, gravuras e fotos que contenham imagens com várias expressões faciais e corporais que possam ser recortadas ou rasgadas; cola branca escolar; tesouras sem ponta; papel kraft, tnt ou cartolinas para a montagem do painel; fita adesiva larga ou dupla face para fixar o painel, papéis, giz de cera.
Espaços:
Esta atividade pode ser feita na própria sala ou em outro espaço disponível na Instituição.Distribua as mesas e cadeiras de acordo com o número de crianças e em cada mesa e disponibilize tesouras, cola e o material para que as crianças recortem as figuras com tesouras ou façam rasgaduras. Caso na sala não disponha de mesas, esta atividade pode ser realizada no chão.
Tempo sugerido:
Esta atividade pode durar de 40 a 60 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. As crianças identificam as próprias características físicas e das outras pessoas, adultos e crianças? Como elas demonstram esta percepção? Quais características chamam mais atenção? Quais passam despercebidas?
2. Elas conseguem compreender que expressam emoções e sentimentos através do rosto e dos movimentos do seu corpo? De que forma elas demonstram isso?
3. As crianças interagem com os seus pares e com os adultos e demonstram autonomia para fazerem suas escolhas ? Como esta interação acontece?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Ajude as crianças que tiverem dificuldades de manusear a tesoura, bem como realizar a rasgadura, potencializando-as para fazerem os recortes como conseguirem. Tire as dúvidas que surgirem e auxilie no que mais demonstrarem necessidade de apoiodurante a exploração. Incentive a interação de todos para trocas de ideias e de materiais.
‘
1
Convide as crianças para se sentarem com você em roda. No grande grupo, compartilhe com elas a ideia de construírem juntos um álbum das expressões do grupo e ouça a opinião delas. Conte a elas que a atividade que você irá propor é muito importante para a concretização deste álbum, pois você irá fotografar as expressões que forem surgindo a partir da participação delas. Compartilhe com as crianças que a proposta de hoje é brincar de pesquisadores, para construírem todos juntos um painel de expressões corporais e faciais com recortes de imagens pesquisadas em revistas, fotos, impressas da internet, gibis,etc.
2
Ainda na roda, converse com as criançasquemuitas vezes o nosso rosto e o nosso corpo refletem o que sentimos, mesmo sem dizermos nada e que isso nós chamamos de expressões.
Possíveis falas do professor: “Quando alguém compra para vocês um sorvete muito gostoso, como vocês se sentem? Que expressões vocês fazem?”
Possíveis ações e falas das crianças: As crianças fazem caras, bocas e movimentam-se tentando reproduzir o sentimento que experimentam neste momento delicioso de saborear o sorvete, alguns batem palmas de alegrias, outras lambem os lábios, outros dizem: “Humm, eu gosto de sorvete de chocolate”, e após esta fala todos começam a dizer os sabores que gostam.
Instigue elas a fazerem mais expressões, como, por exemplo: quando sentem medo, estão tristes, cansados, com pressa, alegres, etc. Garanta que cada uma faça a sua expressão do seu jeito e destaque junto com elas essa diferença. Se por ventura, só trouxerem expressões faciais, questione sobre como se expressam com o corpo e vice-versa. Aproveite este momento para fotografar as diversas expressões que forem surgindo.
3
Diga que, agora que elas já conversaram e fizeram diversas expressões com o corpo, será o momento da construção coletiva de um painel das expressões. Peça para que as crianças deem sugestões sobre qual expressão vão começar a pesquisa.
Possíveis falas do professor: Crianças, para construir o nosso painel, vamos pesquisar muitas expressões, mas precisamos nos organizar. Para iniciarmos nossa brincadeira de pesquisa, precisamos escolher por qual expressão iremos começar. Qual expressão vocês sugerem?
Possíveis falas e ações das crianças: As crianças se agitam e falam várias expressões, todas ao mesmo tempo. Para resolver este conflito de sugestões, você pode fazer uma votação e a expressão que ganhar mais votos vence e a turma inicia a pesquisa a partir daquela determinada expressão.
Combine com as crianças que, quando terminarem as possibilidades de pesquisa dessa primeira expressão escolhida, será o momento de pararem para definir juntos outra expressão para procura. Então, devem ficar atentos para quando você disser: “Pesquisadores, atenção!” ou outro comando escolhido pela turma.
s.
4
Disponibilize no chão ou nas mesas as revistas e demais materiais para que as crianças pesquisem e realizem o recorte ou rasgadura com autonomia, podendo se dividir em pequenos grupos de investigação. Combine com elas um local para agrupar as imagens recortadas ou rasgadas das revistas ou demais materiais de pesquisa. Apoie as crianças no momento da pesquisa e fique atento caso alguma criança precise de ajuda. Registre com fotos todo esse momento de investigação e as expressões que forem surgindo ao encontrarem as expressões. Quando perceber que esgotaram-se todas as possibilidades de pesquisa sobre aquela determinada expressão, dê o comando combinado e elenquem novamente, no grande grupo, um novo desafio, uma nova expressão para pesquisarem. Conduza a atividade de forma que as crianças estejam sempre participando do momento da escolha das expressões e sentimentos e combinem juntos quantas expressões diferentes será preciso, para que só depois de finalizarem as investigações e os recortes/rasgaduras, poderem decidir como vão organizar e colar as imagens no painel.
5
Quando se esgotarem todas as pesquisas e recortes/rasgaduras das expressões a partir do combinado, convide as crianças para voltarem à grande roda. Deixe disponível o papel kraft ou outro material escolhido para o painel no centro da roda.Converse com as crianças para que decidam juntos como farão a organização e colagem das imagens no painel.
Possíveis falas do professor: Qual título poderemos dar ao nosso painel? Como vamos organizar as figuras? Vamos dividir nosso painel de acordo com os sentimentos que escolhemos para procurar as figuras? Onde as imagens poderão ser coladas? Precisamos escrever alguma informação em nosso painel? Quais? Tem alguma imagem muito parecida e que pode ficar de fora?
Enquanto vão conversando, se coloque como escriba e anote no painel as falas das crianças a respeito das expressões que encontraram e o que essas imagens representam para elas. Essas falas se tornarão as legendas do painel construído. Observe que durante a exploração dos materiais pelas crianças para a organização do painel, elas farão importantes descobertas com as suas experimentações.
6
Concluído o painel, convide as crianças para ajudarem fixá-lo na parede, de preferência em local onde as outras crianças e adultos da Instituição e as famílias possam apreciar. Esta atividade de fixar o painel na parede junto com as crianças deve garantir que o mesmo fique no campo visual delas.
Para finalizar:
Para finalizar, convide as crianças para guardar os materiais. Torne esta atividade mais divertida com uma música que convide as crianças para esta organização. Sugestão de música neste link. As crianças se sentem importantes quando desenvolvem esta atividade de organizar o espaço que elas convivem diariamente.
Esta atividade pode ser um bom caminho para criar com as crianças, a partir do desenvolvimento de outras propostas, um álbum de expressões do grupo. Para tanto, aproveite as fotos tiradas das crianças e toda forma como selecionaram, organizaram e legendaram o painel para que, juntos, organizem algumas propostas que ajudem na construção do álbum, como por exemplo: selecionar fotos que farão parte do álbum, conversar e combinar as legendas e o título que querem, categorizar as imagens de acordo com as sensações, mostrando o quanto nosso corpo reage fisicamente a elas, etc. Este álbum pode também ser apresentado às famílias em reuniões pedagógicas e ficar disponível na sala para que as crianças possam reviver as expressões que vivenciaram durante esta atividade. É importante repetir esta proposta algumas vezes para ampliar a exploração em torno de diferentes sensações e expressões corporais e faciais das crianças.
O envolvimento das famílias é muito importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, pois elas se sentem muito mais seguras e orgulhosas de suas descobertas e produções quando sabem que a família está participando das atividades de alguma forma. A família pode prestigiar as produções das crianças visitando o painel exposto por elas. Pensando nessa importância, você pode montar o painel num espaço externo de passagem para que todos tenham acesso.
Apresente a proposta
Nesta sequência, será sugerido à família que construa o álbum das expressões e que, para isso, algumas atividades com expressões serão importantes. Grave um vídeo explicando para as crianças que as nossas expressões mostram como nos sentimos de acordo com as situações que vivemos e exemplifique-as com as suas próprias expressões. Ainda no vídeo, sugira que as famílias conversem com as crianças, mostrando que você lhes enviou fotos para que elas vejam, explorem, imitem e para que possam, a partir delas, construir um álbum das expressões da família. Sugira também que assistam e brinquem ao som do vídeo “Careta”, do grupo Palavra Cantada (disponível aqui). As imagens poderão ser compartilhadas com as famílias via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, e deverão representar pessoas com características físicas diversas fazendo expressões diferentes: de alegria, tristeza, surpresa, chateação, choro, seriedade, sono, nojo etc.
Adaptações necessárias
Sugira à família que seria interessante imprimir, no tamanho de uma folha de ofício, as imagens que você irá compartilhar para que a criança aprecie todas no espaço, que pode ser uma parede ou um varal colocado entre duas cadeiras. Caso a família não tenha como imprimir, oriente que mostrem as imagens para a criança na TV, no computador ou no celular, de modo que ela possa ter uma boa visualização. Para a brincadeira com as expressões, a família poderá disponibilizar um espelho grande para que a criança brinque se vendo de corpo inteiro. Porém, na falta de um espelho grande, o material poderá ser adaptado com um espelho comum. Para confeccionar o painel das expressões, a família poderá utilizar papéis comuns ou papel jornal e oferecer revistas que possam ser recortadas para que as crianças realizem as pesquisas. Caso a família não tenha esse material, uma sugestão seria pedir revistas aos vizinhos, higienizando-as antes de oferecê-las às crianças, ou imprimir imagens de pessoas, que podem ser os familiares, com expressões diversas. A realização da brincadeira imaginária poderá ser realizada em algum ambiente externo, caso a família disponha, ou mesmo pelos cômodos da casa. Para a confecção do álbum das expressões, a família poderá utilizar algum papel mais durinho que tenha em casa. Se não puder providenciá-lo, é possível construir o álbum em papéis comuns ou em embalagens de papelão fino, ou mesmo criar um álbum digital com o Apresentações Google (disponível aqui), caso as famílias prefiram. Também será importante mostrar alguns álbuns de fotografias da família para a criança apreciar; por isso, oriente à família para separá-los com antecedência.
Sugira às famílias
Convide os familiares a se envolver com as crianças em cada atividade, apoiando suas ações e brincando com elas a partir do vídeo, das imagens e das brincadeiras com as expressões.
1) Explorando as expressões — Oriente aos familiares que conversem com a criança sobre a produção do álbum das expressões, explicando a elas que serão feitas algumas atividades importantes para isso. Convide os familiares a se envolver com as crianças ao visualizar as imagens que você enviará. Oriente que possam ver as imagens juntos, de modo que os adultos observem a reação da criança às imagens. Fale que é importante incentivar a imitação das expressões, brincando com a criança e respeitando o tempo da atividade, levando em consideração o interesse de exploração das crianças. Depois, convide os familiares a conversar a respeito da brincadeira que vivenciaram. Sugira que deem espaço para que a criança se manifeste sobre suas descobertas, compartilhando o que mais gostou e o que não gostou de fazer.
2) Brincando com as expressões — Convide os familiares a separar o espelho que será utilizado na atividade e a conversar com a criança sobre o que será feito. Oriente que organizem um cantinho aconchegante para assistir e brincar a partir do vídeo “Careta”, do grupo Palavra Cantada, também compartilhado por você. Após o vídeo, convide os familiares a levar as crianças até o espelho para brincar de imitar as expressões que aparecem tanto no vídeo quanto nas imagens que você enviou. Enquanto a criança brinca com as expressões, oriente que um adulto possa fotografá-la, guardando os registros para compor o álbum das expressões.
3) Confecção do Painel das Expressões — Oriente os familiares a conversar com a criança sobre a importância do painel para a construção do álbum das expressões, pois, por meio de uma pesquisa de imagens, a criança poderá conhecer muitas formas de expressão. Oriente que disponibilizem, no chão ou na mesa, as revistas e demais materiais para que a criança pesquise e recorte ou rasgue as imagens de modo independente. Oriente que apoiem a criança no momento da pesquisa e que fiquem atentos caso ela precise de ajuda. Enquanto a criança faz suas pesquisas, peça que aproveitem para registrar com fotos esse momento de investigação e as expressões delas ao encontrar as imagens. Oriente aos familiares que conduzam a atividade de modo que a criança esteja sempre participando do momento da escolha das expressões e sentimentos, e combinem juntos quantas expressões diferentes será preciso, para que, depois de finalizadas as investigações e recortes/rasgaduras, possam decidir como vão organizar e colar as imagens no painel. Combine com os familiares para que deixem disponível o papel escolhido para o painel próximo à criança, no local onde acontecerão as colagens, e que conversem com ela para que decidam juntos como farão a organização e colagem das imagens no painel.
4) Faz-de-conta na floresta: sentimentos e expressões — Oriente aos familiares que convidem a criança a realizar uma brincadeira imaginária, como, por exemplo, um passeio na floresta. Sugira que compartilhem com elas a ideia de brincar com o corpo e contem que, durante o passeio, elas poderão imaginar e se expressar em diferentes situações, como ao encontrar uma árvore quebrada, um lago, uma ponte estreita, um campo de flores, uma mata fechada, um vento forte, um bicho feroz e um bicho mimoso, um fruto gostoso etc. No momento da brincadeira, oriente que as famílias aproveitem junto com a criança e a fotografem em seus momentos de expressão. Pode ser que a criança também queira sugerir novos elementos e situações para a história, por isso, oriente aos familiares que a apoiem e acolham suas ideias e iniciativas.
5) Montando um Álbum de Expressões — Oriente aos familiares que apresentem à criança os álbuns da família, permitindo que ela os manuseie e aprecie de acordo com seu próprio tempo e interesse. Mostre que é interessante que esse momento possa ser compartilhado, que as fotos possam ser apreciadas em conjunto, de modo que a família faça comentários e acolha as curiosidades das crianças. Após a apreciação das fotos, oriente aos familiares que conversem com a criança sobre o álbum das expressões que irão construir e que, para isso, deverão combinar como ele será feito. Oriente que comecem apresentando a ela as fotos que foram produzidas ao longo das outras atividades. Porém, caso não as tenha realizado, as fotografias poderão ser produzidas nesse mesmo dia, de acordo com as imagens enviadas por você. Fale para os familiares sobre a importância de escutar a criança e da troca de opiniões com ela sobre as escolhas relativas ao álbum, como as fotos, as imagens e o título, e sobre as decisões que tomaram para a construção de cada página. Oriente que retomem com a criança a lista do planejamento para o álbum, assinalando nela o que já fizeram e lembrando o que ainda falta fazer para concluí-lo.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares compartilhem com você, pelo WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, fotos ou outros arquivos digitais do álbum construído com a criança. Edite o material recebido e, a cada dia, compartilhe com todo o grupo algumas imagens das crianças com expressões diferentes que ilustrem um pequeno texto seu sobre os sentimentos expressados, como alegria, tristeza, surpresa etc.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fatima Herculano Marcolino
Mentora: Elisiane Andreia Lippi
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos.
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Transversal:
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Abordagem didática: As crianças desta faixa etária estão em pleno desenvolvimento da personalidade. Em interação com outros, elas têm a oportunidade de observar e interiorizar características que podem modificar suas escolhas, preferências, modos de agir etc. Atividades como o álbum do grupo, nas quais as crianças possam representar a si mesmas e depois colocar isso em perspectiva, conhecendo outros modos de expressão e de estar no mundo, são fundamentais para elas se constituírem como sujeitos e também para aprenderem sobre o mundo que as cerca.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: