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Plano de aula: Chegando na escola

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O que fazer antes?

Contextos prévios:

É importante que o professor tenha um olhar sensível para o momento de chegada de cada criança à escola, por isso, é importante considerar a possibilidade de o acompanhante da criança permanecer no local até que ela se sinta acolhida e tranquila nesse novo ambiente. É provável que esse tempo a mais em que o adulto fica na escola varie de criança para criança, já que cada uma pode apresentar necessidades diferentes. Desse modo, tente não estipular um tempo específico para o momento de despedida da criança e seu responsável.Caso o responsável necessite estipular um horário de saída, é necessário que a equipe da escola tente acolher os familiares e as crianças que necessitam de mais apoio nesse momento, para negociar esse tempo.

Materiais:

Os materiais a serem utilizados devem ser providenciados com antecedência, pois no momento da aplicação do plano este quadro já deve estar pronto para o manuseio das crianças. São eles: Uma foto 3x4 de cada criança da turma, uma imagem que representa o lar das crianças, uma foto da fachada da escola, uma imagem de um caminho, estrada ou rua que represente a realidade local da escola e residências das crianças. Velcro, cola quente, um quadrado de papelão do tamanho que desejar para o mural, tecido de feltro ou outro disponível.

Espaços:

Organize a sala de atividades em centros de interesse, de modo a permitir que a criança fique livre para brincar e explorar diferentes propostas, brinquedos de encaixe, brincar simbólico de trânsito com carrinhos, faixas de pedestre, semáforos e placas, de acordo com a realidade local. Desenho livre, cantinho de leitura e demais brinquedos presentes na sala do grupo. Mural que atenda às demandas de amplitude corporal e gestual das crianças e que possibilite o manuseio das imagens de maneira confortável e segura.

Assim que as crianças forem chegando, convide cada uma delas para manusear sua própria foto do lar para escola. Ajude na recepção da criança, fazendo o reconhecimento de presença dela, que pode ser apenas um comentário sobre ela ter chegado, sobre como ela está vestida ou calçada. Busque compreender os sentimentos de cada uma em relação a essa transição e atender às suas demanda e necessidades.

Tempo sugerido:

Entre 20 minutos e 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1.De que modo as crianças demonstram compreender o ambiente escolar como seguro e acolhedor?

2. Durante a acolhida, a proposta de interação com o mural ajuda as crianças no relato de experiências e fatos acontecidos? De que maneira?

3. Quais estratégias as crianças usam para comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Procure acolher e atender às diferentes necessidades das crianças, emocionais e físicas, pois esse momento pode gerar ansiedade, medo e insegurança e muito entusiasmo e curiosidade. Ajude as crianças a reconhecer o ambiente escolar como seguro e acolhedor. Busque alinhar as intervenções, com objetivo de ajudá-las a ampliar e aprofundar suas investigações e descobertas.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

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Organize o mural lúdico de exploração do momento de transição do lar da criança para escola, de modo que a imagem da casa (representante do lar da criança) fique em uma extremidade e a imagem representante da escola, na outra. A imagem do caminho fica entre o lar e a escola, ligando as duas. No alto do quadro podem ficar todas as fotos 3x4 do grupo. Após receber a criança na sala e ajudá la a guardar seus pertences, convide-a para explorar o mural do Meu caminho e ajude-a a identificar sua própria foto. Inicie um diálogo animado e descontraído sobre quem a trouxe para escola, de que modo vieram, se caminhando, de carro, de ônibus, bicicleta etc. Pergunte que a criança viu no caminho. Durante essa conversa, busque conhecer e acolher os sentimentos dela em relação a essa transição de casa para a escola. Relembre com ela momentos divertidos do dia anterior, converse sobre as brincadeiras e rotinas do dia atual, buscando ajudá-la na identificação da escola e do grupo como aconchegantes e agradáveis.


2

Assim que as crianças forem chegando, ajude na recepção de cada uma, fazendo o reconhecimento de sua presença, que pode ser por meio de um comentário sobre ela ter chegado, sobre como ela está vestida ou calçada, buscando acolhê-la. Os centros de interesses devem ser montados com muita criatividade e riqueza de detalhes, adequados à realidade local, buscando trazer conforto e segurança e ajudando na criação de vínculos de familiaridade e de segurança do ambiente escolar para as crianças. Permita que elas explorem esses ambientes da maneira que desejarem, sozinhas, em duplas ou pequenos grupos, dando leveza e descontração ao momento delicado de transição entre a escola e a casa de cada uma, de uma forma mais tranquila e prazerosa. Ajude todas elas, de acordo com suas demandas e necessidades, a encontrar uma brincadeira dentro das propostas. Assim você terá tempo para conversar com os pais por um breve momento, perguntando como a criança está e quem virá buscá-la ela na escola, e também para receber todas as crianças com tranquilidade.

Possíveis falas do professor neste momento: Que bom que você chegou e trouxe sua mochila, que é muito legal. Você viu que hoje temos um monte de carrinhos e até uma pista? Quer ir lá experimentar?


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Deixe que as crianças interajam espontaneamente entre si, com você e com os centros deinteresses, apoiando aquelas que necessitam de maior atenção para ficar mais seguras no ambiente escolar. Permita que explorem e descubram os brinquedos e os espaços de maneira livre, de acordo com os seus próprios interesses e inclinações pessoais. Assim que todas estiverem na sala, comece a convidá-las para interagir com o mural, com as fotos e com as imagens, de acordo com a demanda de cada uma. Quanto mais sensível, mais o mural pode ser usado como mediador dessa transição da casa para escola. Avise que o dia está começando e de que modo a rotina se dará até o momento da chegada dos responsáveis.

Possíveis ações das crianças nesse momento: Chorar, demonstrar angústia, medo e sofrimento, como também, entusiasmo, curiosidade e vontade de explorar o mural e os ambientes.

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Brinque e convide as crianças para explorar o mural, respeitando os desejos delas e apoiando qualquer necessidade de atenção que possam apresentar, tentando construir vínculos afetivos que contribuam para o bem estar delas no ambiente escolar. Para isso, durante essa interação, busque conhecer cada criança, sua relação com a escola e seus sentimentos referentes à transição do lar para a instituição de ensino. É provável que parte do grupo esteja envolvido em outras brincadeiras dispostas nos cantos. Vá convidando os bebês, para que todos possam estar com você em pequenos grupos. Brinque e converse com eles, sempre na perspectiva de construir uma referência positiva quanto ao ambiente escolar. Converse de maneira animada e desafiadora sobre a rotina, assim as crianças saberão o que esperar durante o tempo que permanecem na escola, desde o início das atividades até o retorno dos responsáveis.

Possíveis falas do professor neste momento: Nós já fizemos nossa roda de acolhimento, uma atividade e lanchamos, agora vamos brincar muito no parque, fazer mais uma atividade, brincar mais um pouquinho e seus responsáveis vão chegar. Você sabe quem vem te buscar hoje?


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Caso uma ou mais crianças fiquem muito sensíveis após a despedida dos responsáveis , o professor poderá contar, caso seja possível, com a ajuda de outro adulto, para dar uma volta por outros espaços da escola, como forma de ajudar a criança nesse momento de transição família escola.


Para finalizar:

Avise que o momento de exploração dos ambientes termina em dez minutos, após cinco minutos, avise novamente. Ao fim dos cinco minutos, informe ao grande grupo que faremos nossa roda de acolhimento e que precisaremos preparar a sala para ela. Desse modo, convide as crianças para ajudarem na arrumação. Ao perceber que alguma não está ajudando, entregue um brinquedo na mão dela, peça ajuda para guardá-lo e indique onde ela poderá fazer isso. Cante uma canção que marque com o grupo os momentos de arrumação.

Sugestão: Nós Vamos Guardar, de Fabiana Godoy .

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