Plano de Aula

Plano de aula: Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras de diferentes culturas

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Brincadeiras com diferentes elementos da natureza 

Brincadeiras de outras culturas 

Brincadeiras de outras épocas 

Construido o próprio brinquedo 

Brincando com os colegas 

Materiais:

Pedaços ou tocos de madeira, folhas, galhos, sementes, cascas, raízes e pedras de diferentes tipos, formatos e tamanhos, dispostos aleatoriamente pelo ambiente.

Espaços:

Esta atividade deve ser realizada em área externa, que pode ser um quintal, jardim, ou quadra. Faça uma observação prévia do ambiente, para certificar-se de que há diversidade de elementos naturais (pedras, pedaços de madeira, terra, sementes, folhas). Procure garantir variedade de tipos, formatos e tamanhos dos elementos. Se não houver estes materiais disponíveis no ambiente, ou houver em pouca quantidade e variedade, você pode preparar o espaço com os materiais listados. Planeje que todo o grupo se dirija até o espaço. Em seguida, as crianças devem ser divididas em pequenos grupos, podendo ou não trabalhar individualmente.

Tempo sugerido:

Aproximadamente45 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma as crianças demonstram curiosidade em explorar os diferentes elementos disponíveis no ambiente? Como utilizam o corpo durante a exploração?

2. Quais brincadeiras as crianças realizam com os elementos disponíveis? Elas observam umas às outras? Elas Imitam os colegas?

3. De que forma as crianças demonstram interesse em partilhar os elementos e interagir umas com as outras?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Ajude quem demonstra não se interessar pela atividade ou quem não explora o ambiente independentemente do motivo (apreensão, medo de se sujar etc).

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Leve as crianças a área externa. Conte que elas poderão brincar com os elementos da natureza presentes em todo o espaço e que, para que brinquem por todos os cantos, você as dividirá em pequenos grupos. Deixe que explorem livremente o ambiente. Após chegarem ao espaço, circule por ele. Algumas crianças irão circular com você, outras irão encontrar seus caminhos de exploração. Observe todas e registre suas iniciativas. Fique atento às ações que realizam com os elementos disponíveis e como interagem entre si. Procure intervir apenas se for solicitado/convidado ou em caso de existir algum conflito ou disputa entre os pequenos.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Eu trouxe vocês aqui para que brinquem à vontade neste espaço. Podem tocar, sentir…não tenham medo de se sujar! Quem quiser, pode tirar o calçado para brincar.


2

Conforme as crianças forem explorando o ambiente e os elementos da natureza, observe as ações que realizam e os significados que dão aos elementos. Repare se elas fazem relação entre eles ou se fazem uso destes elementos para construir algum brinquedo ou brincadeira.
Possíveis ações do professor neste momento: Após um tempo observando, aproxime-se de alguns elementos e faça brincadeiras com eles. Você pode pegar uma folha e fazer de conta que é um avião ou um barco. Um graveto pode virar uma espada ou varinha mágica e assim por diante. Utilize, em sua brincadeira, elementos menos escolhidos ou explorados pelas crianças.

3

Conforme as crianças forem explorando o ambiente, observe se elas partilham os elementos, interagem umas com as outras e se ajudam mutuamente durante os momentos de exploração e brincadeira.


Para finalizar:

Conforme o tempo da atividade for acabando, avise as crianças que em 5 minutos você precisará da ajuda delas para deixar o ambiente organizado. Anuncie a próxima atividade do dia, retomando a rotina, antecipando os próximos acontecimentos e ajudando a se organizarem. Repita essas informações novamente depois de três minutos. Passado esse tempo, explique que chegou o momento de todos juntos organizarem o ambiente, para que os materiais utilizados não fiquem jogados em qualquer lugar.

Conteúdos relacionados