Plano de Aula
Plano de aula: Brincadeiras com diferentes elementos da natureza
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras de diferentes culturas
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Brincadeiras com diferentes elementos da natureza
Brincadeiras de outras culturas
Construido o próprio brinquedo
Materiais:
Pedaços ou tocos de madeira, folhas, galhos, sementes, cascas, raízes e pedras de diferentes tipos, formatos e tamanhos, dispostos aleatoriamente pelo ambiente.
Espaços:
Esta atividade deve ser realizada em área externa, que pode ser um quintal, jardim, ou quadra. Faça uma observação prévia do ambiente, para certificar-se de que há diversidade de elementos naturais (pedras, pedaços de madeira, terra, sementes, folhas). Procure garantir variedade de tipos, formatos e tamanhos dos elementos. Se não houver estes materiais disponíveis no ambiente, ou houver em pouca quantidade e variedade, você pode preparar o espaço com os materiais listados. Planeje que todo o grupo se dirija até o espaço. Em seguida, as crianças devem ser divididas em pequenos grupos, podendo ou não trabalhar individualmente.
Tempo sugerido:
Aproximadamente45 minutos
Perguntas para guiar suas observações:
1. De que forma as crianças demonstram curiosidade em explorar os diferentes elementos disponíveis no ambiente? Como utilizam o corpo durante a exploração?
2. Quais brincadeiras as crianças realizam com os elementos disponíveis? Elas observam umas às outras? Elas Imitam os colegas?
3. De que forma as crianças demonstram interesse em partilhar os elementos e interagir umas com as outras?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Ajude quem demonstra não se interessar pela atividade ou quem não explora o ambiente independentemente do motivo (apreensão, medo de se sujar etc).
O que fazer durante?

1
Leve as crianças a área externa. Conte que elas poderão brincar com os elementos da natureza presentes em todo o espaço e que, para que brinquem por todos os cantos, você as dividirá em pequenos grupos. Deixe que explorem livremente o ambiente. Após chegarem ao espaço, circule por ele. Algumas crianças irão circular com você, outras irão encontrar seus caminhos de exploração. Observe todas e registre suas iniciativas. Fique atento às ações que realizam com os elementos disponíveis e como interagem entre si. Procure intervir apenas se for solicitado/convidado ou em caso de existir algum conflito ou disputa entre os pequenos.
Possíveis falas e ações do professor neste momento: Eu trouxe vocês aqui para que brinquem à vontade neste espaço. Podem tocar, sentir…não tenham medo de se sujar! Quem quiser, pode tirar o calçado para brincar.
2
Conforme as crianças forem explorando o ambiente e os elementos da natureza, observe as ações que realizam e os significados que dão aos elementos. Repare se elas fazem relação entre eles ou se fazem uso destes elementos para construir algum brinquedo ou brincadeira.3
Conforme as crianças forem explorando o ambiente, observe se elas partilham os elementos, interagem umas com as outras e se ajudam mutuamente durante os momentos de exploração e brincadeira.
Para finalizar:
Conforme o tempo da atividade for acabando, avise as crianças que em 5 minutos você precisará da ajuda delas para deixar o ambiente organizado. Anuncie a próxima atividade do dia, retomando a rotina, antecipando os próximos acontecimentos e ajudando a se organizarem. Repita essas informações novamente depois de três minutos. Passado esse tempo, explique que chegou o momento de todos juntos organizarem o ambiente, para que os materiais utilizados não fiquem jogados em qualquer lugar.
Desdobramentos
Você pode repetir a proposta desta atividade em outros momentos da rotina e em diferentes espaços, como parque e sala de aula. Há também a possibilidade de inclusão destes elementos em cantos de entrada e saída, e a utilização deles junto aos materiais estruturados, como bonecas, panelas, carrinhos, bichinhos etc. A utilização de tecidos de diferentes cores e tipos pode enriquecer a brincadeira.
Engajando as famílias
Compartilhe alguns registros dessa atividade com as famílias, enviando fotos e vídeos. Conte sobre a atividade realizada e sobre as diferentes reações e percepções das crianças diante da descoberta do quanto os elementos da natureza podem ser fonte de inspiração para criar brinquedos e brincadeiras. Reforce que esse é um momento muito prazeroso para as crianças, que pode facilmente ser repetido em diversos locais. Sugira que os adultos responsáveis tentem, sempre que possível, explorar ambientes amplos e abertos e que permitam o contato com a natureza, como parques e praças. Peça que compartilhem com a equipe da escola os resultados dessa experiência.
Brincadeiras de diferentes culturas
Apresente a proposta
Grave um vídeo e o envie para as famílias, através de Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando, conversando com as crianças sobre as diversas brincadeiras que existem. Para isso, mostre algumas imagens de brincadeiras que encontramos pelo Brasil (link aqui), fale das suas experiências com brincadeiras na sua infância e, se possível, apresente fotos suas na infância também. Ainda no vídeo, informe às crianças que elas poderão vivenciar muitas atividades interessantes com os familiares a partir de diferentes brincadeiras e que, posteriormente, será marcado um encontro virtual para que todos compartilhem as vivências.
Adaptações necessárias
A realização desta sequência pressupõe a utilização de materiais diversos, alguns naturais, e outros de largo alcance, como: pedaços de madeira, argila, caixas de papelão, lãs, penas, folhas, galhos, sabugos de milho, pedras, capim, tecidos, barbante, carretéis, embalagens de lata, plástico e papelão. Caso a família não disponha de um quintal no lugar onde mora, sugira que busque identificar, em casa, quais materiais são de origem natural, a exemplo dos alimentos.
Sugira às famílias
Nesta sequência, o diálogo da família com as crianças será bem importante, pois será um momento de reviver memórias através de histórias vividas na infância com as brincadeiras.
1) Brincadeiras com diferentes elementos da natureza - Oriente às famílias que, caso não tenham quintal disponível no ambiente de casa, identifiquem os elementos de origem natural que existem em casa, como flores, alimentos tipo verduras, frutas, raízes, folhagens etc., para que as crianças possam explorá-los. Diante dos elementos naturais, oriente às famílias que conversem com as crianças sobre eles, destacando as origens e características. Conforme as crianças forem explorando os elementos da natureza livremente, convide às famílias a observarem as ações que realizam e os significados que dão aos elementos. Peça para que reparem se elas fazem relação entre eles ou uso destes elementos para construir algum brinquedo ou brincadeira.
2) Brincadeiras de outras culturas - Envie para as famílias as imagens sobre brincadeiras diversas que você apresentou no vídeo. Sugira que possam mostrá-lo, mais uma vez, para a criança, dando mais tempo para que apreciem as imagens e conversem sobre elas, atentando para os detalhes. Na falta de elementos naturais para construir o brinquedo, sugira que a família possa utilizar materiais que geralmente têm em casa, como: palitos, folhas de papel, cordões, fitas adesivas etc. Oriente que a família disponha os materiais no espaço em que a criança irá utilizar para produzir o brinquedo, de forma organizada e atrativa. Oriente que deixem que a criança explore livremente os materiais e descubra o que são. Convide os familiares a observarem a criança e as iniciativas dela. Mostre que é importante ficarem atentos às ações que ela realiza com os elementos disponíveis, como interagem com eles e com os familiares. Oriente que procurem intervir apenas se forem solicitados, convidados ou em caso de algum conflito diante do uso dos materiais.
3) Brincadeiras de outras épocas - Envie para as famílias o link com a história Guilherme Augusto Araújo Fernandes (link aqui). Sugira que preparem um ambiente bem aconchegante para a criança ouvir a história, que pode ser reproduzida pela TV, computador ou celular. Após a história, oriente que os familiares conversem com a criança sobre o enredo, se conhecem as brincadeiras que aparecem nela, e sobre os tempos de infância deles, falando sobre o que mais gostavam de brincar. Para esta atividade, oriente que escolham, previamente, um brinquedo da época de infância deles, para mostrarem à criança e proporem a construção dele, sendo necessário providenciarem, também, os materiais para a confecção do brinquedo. No momento da construção, oriente os familiares que permitam à criança a livre exploração dos materiais e incentivem as iniciativas dela para a confecção do brinquedo. Lembre a importância da criança tentar construir o próprio brinquedo de forma independente, e que os familiares a apoiem, caso seja necessário.
4) Construindo o próprio brinquedo - Nesta atividade, a criança terá a oportunidade de criar o próprio brinquedo. Para isso, oriente aos familiares que disponham para ela diferentes portadores textuais, como livros, encartes e revistas. Neles, devem aparecer imagens de brinquedos que possam ser facilmente confeccionados pelas crianças, como cavalinho de pau, peteca de pano, de folha, bola de meia, boneca de milho, carrinho de embalagem, de carretel, telefone de lata, fogãozinho e casinha de papelão. Além das imagens, oriente que preparem o espaço que a criança irá utilizar com materiais diversos, como pedaços de madeira, caixas de papelão, lãs, penas, folhas, galhos, sabugos de milho, pedras, capim, tecidos, barbante, carretéis, embalagens de lata, plástico e papelão, para que possam escolher com quais irão construir o brinquedo. Convide os familiares a incentivarem a criança a observar como o brinquedo escolhido foi feito, atentando-se aos materiais utilizados na confecção. Mostre a importância de ajudá-la a planejar a execução da atividade, reunindo os materiais necessários antes de iniciar a produção do brinquedo.
5) Brincando com os colegas - Oriente aos familiares que preparem as crianças para mostrar aos colegas os brinquedos que foram construídos através de um encontro virtual que você marcará entre a turma. Peça que orientem as crianças a falarem sobre as construções, os materiais utilizados e como podem brincar com o brinquedo confeccionado.
Para compartilhar com o grupo
Marque um encontro virtual com todo o grupo e, para isso, combine com a família o melhor dia e horário, informando previamente qual será o motivo desse encontro e como ele irá acontecer. No momento do encontro virtual, lembre as regras de comunicação para que todos possam falar e ser ouvidos. A ideia é que todos compartilhem as vivências que tiveram com os brinquedos, as brincadeiras e mostrem o brinquedo que foi construído, socializando como foi feito. No final do encontro, faça uma foto com todos na tela mostrando os brinquedos e, depois, compartilhe com as famílias.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Roselaine Pontes de Almeida
Mentora: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Corpo, gesto e movimentos;
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Transversal:
(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
Abordagem didática: A brincadeira é uma estratégia utilizada pelas crianças para conhecer o mundo e dar significado a ele. Atividades que envolvam, além da brincadeira propriamente dita, conversas, pesquisas e interações sobre o tema podem gerar aprendizagens de diferentes campos de experiências além de ampliar os conhecimentos sobre os brinquedos e as brincadeiras de culturas diferentes. Essas propostas podem integrar momentos mais dirigidos com outros de livre escolha.