Plano de Aula
Plano de aula: Explorações e classificações de coleções feitas pelas crianças
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas com coleções
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Evandro Tortora
Mentor: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc).
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e com os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Abordagem didática: É comum as crianças selecionarem e acumularem objetos, como uma coleção sem critérios: potinhos de diferentes cores e tamanhos, folhas de plantas e pedras encontradas pelo chão etc. Aproveitar esse movimento que surge das explorações e interesses delas para criar uma sequência de atividades com diversas intencionalidades de aprendizagem pode ser uma maneira de o professor tornar as propostas ainda mais significativas para os pequenos. Eles podem ser convidados a recolher elementos, inicialmente de maneira aleatória para, depois, selecioná-los, classificá-los, conversar sobre os materiais e reorganizar uma coleção.