Plano de Aula

Plano de aula: Preparando a volta pra casa

Habilidades BNCC:

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

É importante que o professor tenha um olhar sensível para o momento de despedida das crianças da escola e início da chegada dos responsáveis. Esse momento pode gerar muita ansiedade e sensibilidade para as crianças. Nesse sentido, é importante considerar no dia a dia que a última atividade do dia não seja dedicada a esperar os familiares ou quem quer que seja responsável pela retirada das crianças. Este deve ser um momento no qual elas estarão envolvidas com alguma proposta que permita se despedirem, receber os responsáveis e irem embora de forma tranquila do ambiente escolar para voltar no dia seguinte com interesse e disposição.

Materiais:

Fita crepe, barbante e pregadores (no caso do varal). Imagens de crianças com características físicas diversas que demonstrem ações da rotina diária da escola: chegada, brincar livre, parque, lanche com os amigos, momento de atividades e da despedida da escola. Essa atividade também pode ser realizada com recortes de imagens de revistas de cada elemento da rotina. Ex: um adulto e uma criança chegando na escola para representar a chegada; uma fruta ou pão no lanche, para representar o lanche; um balanço e crianças, para representar o parque; um livro para representar a atividade do dia; uma mão dando tchau para escola, para representar a despedida da escola. O ideal é que sejam utilizadas imagens das próprias crianças nos diferentes momentos da rotina. Caso não seja possível e a opção seja por usar imagens, é importante considerar que estas sejam de qualidade (de preferência, fotografias) e não desenhos estereotipados e estilizados. Garanta que tenham crianças de diferentes etnias, meninos e meninas, famílias com configurações diferentes etc. Cartela de adesivos de bolinhas. Imagens pequenas de todas as etapas da rotina de modo que atenda a demanda das crianças.

Espaços:

Organize a sala de atividades em centros de interesse, de modo a permitir que a criança fique livre para brincar e explorar diferentes propostas, como brinquedos de encaixe, brincar simbólico de casinha, desenho livre, cantinho de leitura etc. Considere o espaço para o grande grupo fazer uma roda ou sentar-se nas mesas da sala. As imagens devem estar dispostas de forma que fiquem ao alcance das crianças, nas paredes, no chão, em mesas, penduradas em um varal. Elas devem atender à amplitude corporal e gestual da faixa etária da turma.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1.Como as crianças demonstram compreender o ambiente escolar como seguro e acolhedor? O que e como conseguem comunicar ao grupo, ao professor e aos responsáveis?

2. Como as crianças se despedem da escola? Quais sentimentos demonstram no momento da chegada dos responsáveis?

3. Quais estratégias as crianças usam para relatar experiências e fatos acontecidos durante a rotina escolar?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Procure acolher e atender as necessidades emocionais e físicas das crianças, pois esse momento pode gerar ansiedade, medo, insegurança ou também muito entusiasmo e curiosidade. Ajude as crianças a reconhecerem o ambiente escolar como seguro e acolhedor.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide o grande grupo a fazer uma roda. Ajude as crianças a perceber que a rotina é organizada por momentos. Convide-as a construir um mural com as imagens da rotina do grupo: chegada, lanches, parque, atividades e despedida. Deixe as imagens à disposição. Garanta que as crianças tenham tempo e liberdade para manipulá-las, para que mostrem umas às outras, apontem, falem e façam gestos, iniciando uma situação de comunicação sobre o dia que está chegando ao fim. Deixe que conversem e se expressem de maneira livre. Proponha brincadeiras para compreenderem como cada momento do dia acontece, gerando menor ansiedade, mais segurança e ajudando-as a desenvolver as habilidades de relatar experiências e fatos acontecidos.

Possíveis falas do professor nesse momento: Quem me ajuda a ver o que fizemos primeiro hoje? Ah, você acha que primeiro a gente tomou lanche? Será?

Possíveis ações das crianças: Pegar a imagem do momento da rotina que mais gostou, ficar segurando ou mostrar ao professor. Apontar para as imagens ou aproximar-se delas para apreciar.


2

Convide e ajude as crianças a colarem as imagens destinadas a cada momento da rotina em um mural. Apresente os adesivos de bolinhas para o grande grupo e informe para as crianças que elas poderão colocá-los embaixo da imagem que representa seu momento preferido do dia. Destaque o momento preferido de cada uma ajudando a criança a reconhecer sua contribuição para o grande grupo e para a rotina escolar. Ao final, verifique, junto às crianças, qual momento recebeu mais bolinhas e combine que no dia seguinte proposta mais querida do grupo será repetida.

Possíveis falas do professor nesse momento: É verdade, vi que na chegada você estava se divertindo muito ajudando seus colegas a guardarem seus pertences no lugar. Agora que todo mundo já se expressou sobre o que mais gostou no nosso dia, que tal ver o que podemos repetir amanhã?


3

Após a verificação do mural da rotina e a escolha do que pode ser repetido no dia seguinte, entregue para cada criança uma cópia de seu momento preferido para levar para casa. Indique que a guarde na mochila e que verifique se seus pertences estão arrumados, porque já se aproxima a hora de ir embora.Em seguida, as crianças poderão brincar em cantos de livre escolha compondo o último momento do dia. Para isso, organize a sala de atividades em centros de interesse, considerando propostas nas quais elas possam brincar e explorar de forma autônoma (brinquedos de encaixe, faz-de-conta de casinha, desenho livre, cantinho de leitura e demais brinquedos presentes na sala). Desta forma, o professor pode receber cada adulto, conversar de maneira rápida sobre a criança, despedir-se de cada criança e ajudar cada uma a se despedir e deixar a escola com seus pertences. Informe como a sala está organizada e diga que podem brincar nos cantos até a hora de irem para casa. Assim que os responsáveis chegarem, convide a criança a contar para os pais sobre seu dia e qual parte mais gostaram. Durante esses relatos busque observar qual a relação delas com a rotina escolar e o momento de despedida.


Para finalizar:

Assim que cada responsável for chegando, convide a criança a guardar o brinquedo que esteja usando, pegar seus pertences, despedir dos colegas e de você. Atente-se para crianças cujas famílias costumam chegar mais tarde, para que não fiquem ansiosas e possam se divertir até a hora de efetivamente irem embora.

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