Plano de Aula

Plano de aula: Plantando na horta

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O que fazer antes?

Contextos prévios:

Faça anteriormente a escolha do que plantar na horta com as crianças a partir das preferências delas. Tenha essas preferências anotadas em uma lista. Uma pesquisa sobre o que é preciso para plantar (a época certa de colher de cada vegetal, o tempo de cultivo etc.) também é imprescindível. Combine com a gestão da escola para providenciar o apoio de um outro educador, o espaço, instrumentos, preparo da terra (bem como alguns buracos para receber as mudas), os cuidado com as mudas etc. Você pode pedir a doação de mudas para as famílias ou comunidade. Convide tambémalguém da escola ou da comunidade que entenda de horta para estar presente no momento da atividade, contribuindo com as experiências das crianças.

Materiais:

Mudas, regadores, baldes ou mangueira com água. Pás, plaquinhas de papel plastificadas, coladas em palitos de churrasco com fotos das crianças e/ou nomes para serem colocadas ao lado do vegetal que ela plantou, mesinhas ou outra estrutura (tronco de árvore, uma tábua, um banco de cimento etc.) que tenha na escola e que sejam da altura das crianças, para acomodar as mudas. Plaquinhas pequenas com imagens do alimento a ser plantado. Para as crianças que ficarão na sala esperando o momento de plantar, providencie quebra-cabeças, jogos de encaixe, massinhas, brinquedos de faz de conta, como panelinhas, utensílios de cozinha etc. Lista com o registro das plantas preferidas das crianças. Celular para registrar os momentos de plantar na horta.

Espaços:

A atividade será realizada em grande grupo e pequenos grupos. É necessário o apoio de outro educador para realizar com as demais crianças as atividades de livre escolhana sala: cantos de faz de conta, quebra-cabeças, jogos de encaixe, massinhas etc. A roda pode ser realizada na sala ou outro espaço, desde que esteja organizado de forma que possibilite uma boa conversa e interações e onde as mudas serão expostas sobre uma mesinha ou outro suporte, para que todos possam manipulá-las. As mudas devem estar ao alcance das crianças.Os instrumentos também devem estar em uma outra mesinha ou no chão, bem como as plaquinhas com os nomes das crianças e as imagens dos vegetais. Depois, cada pequeno grupo sairá em direção a horta, junto do professor, retornando para a sala ao final da atividade.

Tempo sugerido:

Entre 1 hora e 1 hora e 20 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma, as crianças compartilham o espaço da horta com seus pares? E os instrumentos para o plantio? Elas partilham, oferecem ajuda, revelam seus sentimentos? Quais saberes demonstram?

2. Quais estratégias as crianças usam para plantar? Observam os colegas? Pedem ajuda ao professor? Imitam? Que atitudes demonstram o interesse das crianças em cuidar da horta?

3. As crianças fazem uso dos recursos disponíveis, utilizando-os da forma que desejarem? Dão outras funções aos materiais ampliando suas percepções sobre eles? Como compartilham o espaço de plantio com os colegas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. A natureza encanta as crianças! Aproveite-se disso para fomentar as diversas possibilidades de ação e criação dos pequenos a partir da horta. Dessa forma, você favorecerá a participação de todos em acordo as preferências de cada um. Observe se alguma criança não conseguir plantar. Experimente, junto com ela, e convide os amigos para ajudar. É bom que tenha mais de um objeto do mesmo tipo, pois diferentes crianças podem se interessar pelos mesmos materiais.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Reúna as crianças em roda num grande grupo para comunicá-las que chegou o dia de plantar seus vegetais preferidos. Caminhe com elas até o espaço organizado com as mudas e instrumentos para o plantio e pergunte se lembram quais são as plantas que escolheram para plantar na horta. Mantenha uma posição de observador e ouvinte, ficando atento para: como as crianças se comportam diante das mudas e dos instrumentos; conversam entre si; se mostram com alegria e euforia qual é o vegetal; se demonstram entusiasmo para logo plantar; se pegam imediatamente; se ficam curiosas pela muda do colega; se percebem que há mudas iguais; se indicam a função do regador, por exemplo; se fazem gestos que imitam ações etc.


2

Encaminhe-os em seguida à mesinha organizada com as plaquinhas. Continue observando se gostam de ver as imagens dos vegetais. Perceba se ficam felizes e as pegam para si e se vão direto para a imagem de vegetal preferido. Retome com elas, se necessário, as escolhas que fizeram anteriormente através da lista das plantas preferidas.


3

Após esse momento, avise aos pequenos que a turma se dividirá em pequenos grupos (conforme sua realidade) para ir até a horta e plantar. Para isso, acolha as sugestões das crianças na divisão dos grupos. Ajude-as a entenderem alguns possíveis critérios e considere os desejos delas.Compartilhe as ideias para esta divisão, como, por exemplo, um sorteio, parlendas de escolher como “mamãe mandou” etc. Diga para as crianças que todas irão realizar o plantioe que um grupo irá com você enquanto os outros vão ficar brincando com outro professor nos espaços de livre escolha.Não esqueça, que você pode adequar esse momento à sua realidade, levando todos ao mesmo tempo.

Possíveis falas do professor neste momento: Como podemos formar os grupos para a visita? Alguém tem uma ideia? Ah, você quer ir com ele! Estou vendo que vocês, aqui pertinho de mim, querem muito ir. Vamos primeiro, então? Respeite e incentive as crianças.


4

Depois dos grupos formados, peça para que as crianças peguem as mudas, para irem até o espaço da horta, e os instrumentos que acham necessários para plantar. Se alguma criança não quiser pegar, incentive, mas lembre-se que ela pode plantar apenas usando as mãos. Oportunize que tenham liberdade de escolha e respeite. Avise que terá uma pessoa esperando por elas na horta. Esse percurso entre a sala e a horta, pode ser bem divertido! Você pode cantar uma música que as crianças conheçam criando uma nova versão, onde você começa e deixa que elas inventem os próximos versos. Também é possível cantar uma música que tenha relação com a horta, uma sugestão é“A horta de seu Lobato”.


5

Chegando no espaço da horta já preparado, apresente o convidado aos pequenos. Peça que mostre o espaço às crianças, que pode ter sido preparado por ele. Oriente-o a deixá-las bem à vontade. Você pode perguntar a elas sobre os buracos abertos na terra e convidá-las a fazer outros com sua ajuda, se necessário. Perceba se algumas crianças têm a iniciativa de cavar ou já colocar a muda direto no buraco enquanto outras podem apenas observar. Acolha a iniciativa das que querem iniciar o plantio das mudas e convide algum colega a ajudar, se preciso. Peça ao convidado que fale sobre a terra e como ela deve estar boa para a plantinha crescer. Alguma criança pode pegar a pá e bater na terra. Outra pode balbuciar “água”, mostrando que sabe que as plantas precisam de água. Ajude-as no que for preciso, a fim de que participem com segurança.Registre as ações das crianças no plantio.

Possíveis falas do professor neste momento: Você colocou a plantinha no buraco! O que você acha de colocar a sua também? Ela vai gostar! Agora que a plantinha está no buraco, o que vocês acham que elas precisam ? Água? é verdade!


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Você pode mexer na terra, usar a pá, motivando ou “convidando” os pequenos a fazerem o mesmo. Ali mesmo, o professor ou o convidado, conversa com as crianças sobre a responsabilidade que terão com a horta, pois, assim como o nosso corpo, aqueles vegetais também precisam de cuidados diários para que a plantinha cresça bonita e saudável.


7

Após as experiências com o plantio, com a terra, com o regador etc. (aproximadamente 30 minutos) diga às crianças que peguem as plaquinhas com as fotos e imagens dos alimentos escolhidos por elas para enterrar na terra, perto da muda. Se ainda mostrarem interesse pela atividade, avise que poderão ficar ali por mais 5 minutos. Após esse momento, avise que chegou a hora de voltar para a sala para lavarem as mãos.


Para finalizar:

Conduza as crianças de volta à sala. Você pode cantar a mesma música de ida, até que, aos poucos, elas se encaminhem até a sala, lavem as mãos e permaneçam com o outro educador nas atividades de livre escolha. Siga as mesmas orientações para que as crianças dos próximos grupos realizem o processo e façam o plantio.

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