Plano de Aula
Plano de aula: Revisitando histórias
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para esta atividade é importante que as crianças já possuam um repertório variado de histórias de princesas e já tenham brincado de faz de conta. Também é importante que você tenha feito alguns registros, em foto e/ou vídeo, desses momentos de brincadeira, para que sejam utilizados nesta proposta de atividade.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Narração de história: A Linda Rosa Juvenil (link)
Brincando de faz de conta (link)
Revisitando histórias (link)
História com teatro (link)
Encontro de contações de histórias (link)
Materiais:
Fotos impressas e vídeo editado das crianças brincando. Papel metro branco, cartolina ou kraft. Uma história de princesas rica em ilustrações. Imagens e ilustrações variadas relacionadas às princesas dos livros lidos e/ou narrados anteriormente. Televisão, projetor e computador, caso opte pelo vídeo. Materiais diversos, encontrados nas histórias de princesas: vestidos, coroas, colares, tiaras, sapatos, cavalo de pau, sapo de plástico (higienizável) ou de pelúcia, luvas, espelhos para o corpo todo ou emoldurados, lençol, tecidos brilhantes, echarpes, maquiagem e utensílios para prender cabelo, entre outrosacessóriospara as brincadeiras de faz de conta.
Espaços:
Espaço interno, onde são realizadas as atividades cotidianas, e um espaço externo, para as brincadeiras. No espaço interno, organize a sessão de imagens (fotos e/ou vídeo) de modo que as crianças fiquem em roda, mas que todas vejam a televisão ou a projeção. Quanto aos acessórios das brincadeiras, coloque-os numa caixa e, no espaço externo, deixe-os visíveis.
Tempo sugerido:
Uma hora e 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. De que maneira as crianças reagem às imagens e/ou vídeo exibidos a elas ao rever suas brincadeiras e produções simbólicas?
2. Quais são os indícios que demonstram avanços no desenvolvimento criativo e no imaginativo desde a contação das histórias narradas até este momento? Alguma fala ou expressão representa esse avanço? Qual(is)?
3. Como as crianças demonstram conhecer profundamente as histórias apresentadas?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Potencialize a participação de todos na escolha de acessórios para brincar, oferecendo auxílio aos que forem mais inibidos. Também é importante que os adereços e acessórios estejam ao alcance da turma. Fortaleça a atitude de respeito entre as crianças, independentemente dos objetos que elas escolherem para brincar.
O que fazer durante?
1
Em um grande grupo, com as crianças sentadas em roda, compartilhe com elas que vocês retomarão juntos as histórias sobre princesas conhecidas pela turma. Escolham uma que seja rica em ilustrações, desenhos, figuras, que descrevem ou apresentam os cenários e figurinos da história. Converse com o grupo, de forma que as crianças observem os elementos existentes nas imagens.
Possíveis falas do professor: Vocês se lembram de histórias que falem sobre princesas? Quais vocês conhecem? O que as princesas usam que mais lhes chama a atenção? E os príncipes? Que outros elementos aparecem na história que podemos lembrar?
Garanta que todas as crianças possam participar deste momento de conversa, contando sobre o que lembram a respeito das histórias já conhecidas.
2
Após terem conversado a respeito das histórias conhecidas e de terem esgotado as possibilidades de elementos relatados pelas crianças, apresente a elas imagens em fotos ou vídeos produzidos por você, enquanto elas brincavam com as histórias de princesa contadas em outros momentos. Solicite que observem os elementos e acessórios utilizados nas brincadeiras de faz de conta e potencialize para que elas expressem e falem a respeito do que estão percebendo.
3
Ainda em grande grupo, apresente às crianças outras imagens e ilustrações de histórias, com o propósito de ampliar a percepção e a atenção das crianças para elementos que não foram identificados antes (nas imagens delas próprias brincando). Nesse momento, você será o escriba. A partir das falas das crianças, registre em forma de lista no papel metro ou na cartolina quais itens que compõem as histórias foram lembrados durante toda a conversa e são expressos pela turma (vestido, coroa, capa, cavalo etc). Em seguida, pergunte o que não apareceu nas imagens, mas que elas consideram importante de ser produzido para as próximas brincadeiras e anote as ideias na lista.Ela deve ficar disponível em lugar acessível e visível às crianças.
4
Compartilhe com as crianças a ideia de guardarem a lista para brincarem por um tempo com os materiais disponíveis (observar o item dos Materiais) e com aqueles que tenham surgido a partir da roda de conversa. No ambiente externo, elas poderão organizar os cenários das brincadeiras e utilizar objetos e figurinos das personagens. Combine com elas por quanto tempo será a brincadeira e diga que, depois de brincar, todas participarão da organização do espaço. Esteja atento para o tempo total que você dispõe para a atividade.
5
Após a brincadeira, conforme combinado com as crianças, organizem juntos os materiais utilizados. Para este momento, você pode utilizar uma brincadeira com uma música do grupo Palavra Cantada, disponível aqui. Em seguida, reúna a turma, retornepara a sala e retome a lista elaborada anteriormente. Reflita junto com as crianças sobre os itens que a compõem, atualizando-a.
Possíveis falas do professor neste momento: Quais desses elementos e objetos da lista vocês utilizaram nas brincadeiras? Quais não utilizaram? Durante a brincadeira, qual objeto, adereço ou acessório fez falta? Podemos acrescentá-lo aqui em nossa lista?
6
Estabelecido o que fora utilizado e o que inseriram de novidade na lista, pergunte se há mais algum acessório, item ou objeto que as crianças desejam construir para utilizar e enriquecer a brincadeira. Se houver, pergunte como farão para confeccioná-lo. Combinem uma forma para que esse objeto possa fazer parte da lista, seja confeccionado pela turma em outro momento oportuno, e esteja disponibilizado para futuras brincadeiras de faz de conta.
Para finalizar:
Quando não houver mais itens para compor a lista, combine com as crianças um espaço para guardá-la, para que possam retomá-la sempre que surgirem novas ideias.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS