Plano de Aula

Plano de aula: Colhendo e compartilhando os alimentos da horta

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Horta

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Os alimentos da horta devem estar no tempo de colheita. Pesquise ou converse com pessoas sobre os cuidados na hora da colheita, adquirindo conhecimentos para auxiliar as crianças durante a atividade. Será necessária a ajuda de outro educador, que ficará com as crianças na sala realizando atividades relacionadas à proposta, tais como: brincar de cozinhar, de comidinha, de feira etc. Enquanto isso, um pequeno grupo vai à horta e compartilha dos alimentos com outras turmas da escola. Combine com os professores dias e horários para o compartilhamento dos alimentos, que será realizado pelos pequenos grupos em diferentes datas, já que esta atividade demanda tempo, não sendo ideal que seja realizada com todos os grupos no mesmo dia.

Materiais:

Alimentos colhidos da horta, que devem ser bem lavados após a colheita (use uma mangueira ou um tanque baixo disponível no espaço); papel toalha para secar os vegetais; instrumentos necessário para a colheita de cada vegetal em específico, caso seja necessário, como pás, tesoura etc. Recipientes como cestos para colocar os alimentos no momento da colheita. Brinquedos de faz de conta de cozinha ou devendinha (panelinhas, pratinhos, talheres, cestos, bandejas, caixas de feira, fruteiras etc.) para as atividade de livre escolha. Mesinhas, para dispor os alimentos que serão apresentados às outras crianças da escola. Faca, garfo e pratinhos, caso seja necessário que você descasque ou reparta os alimentos para a hora do compartilhamento com as outras crianças.

Espaços:

A atividade será realizada em três espaços: a sala das crianças , a horta e as salas de outras turmas da escola. Prepare a sala das crianças com atividades de livre escolha,relacionadas à proposta, que já realizam com autonomia, como brincadeiras de faz de conta utilizando brinquedos de cozinha, cestos, fruteiras,escolhendo personagens, explorando a imaginação, etc; enquanto o pequeno grupo está nos outros espaços. Na horta, organize os instrumentos que forem necessários para a colheita realizada por cada pequeno grupo (nos dias em que a atividades será realizada), bem como recipientes nos quais alimentos colhidos serão colocados. Na sala da outra turma da escola, prepare mesas ao alcance das crianças, para dispor os alimentos, possibilitando que todas possam participar ativamente da proposta.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1.Como as crianças conseguem reconhecer que os alimentos já podem ser colhidos ? Quais as estratégias das crianças para colher os alimentos?

2. No momento do compartilhamento do que foi colhido, de que forma as crianças se comunicam com os outros colegas? Se mostram orgulhosas? Fazem questão de mostrar o que elas plantaram e colheram? Oferecem aos demais? Como?

3. Como as crianças descrevem as diferenças entre plantar e colher e entre os próprios alimentos? Elas se interessam em falar sobre os cuidados com os vegetais? De que maneira se expressam?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Incentive as crianças a colaborar entre si em todos momentos da atividade, como por exemplo, auxiliando umas as outras no momento de colher. Convide todas as crianças para participar do momento de compartilhamento e observe as que se mostram mais tímidas auxiliando-as, se necessário, porém respeite aquelas que não quiserem se envolver na situação.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide as crianças para se sentarem em roda, em um grande grupo, e conte a elas que chegou o dia de colher os alimentos da horta. Inicie uma conversa e as ouça a respeito do que acham sobre retirar os vegetais da horta. Vá fazendo questionamentos a partir do que elas manifestarem. É o momento de oportunizar que se expressem. Aguce a curiosidade e o interesse das crianças a cada intervenção, a fim de que se comuniquem com os que estão à sua volta. A cada pequeno grupo que for realizar a colheita será importante fazer essa roda novamente, contando com a colaboração daqueles que fizeram a atividade na horta em dias anteriores. Também é possível realizar essa conversa em um espaço próximo a horta.

Possíveis falas do professor neste momento: Ah, você acha que podemos arrancar com as mãos? Pode ser! Mas algumas plantas precisam de muito cuidado. Que outras formas são usadas para retirar esses vegetais da horta? Alguém tem uma ideia? É verdade! Você tem razão, tem que puxar com carinho, né? Alguma criança pode balbuciar as palavras tesoura ou faca. Se for o caso, valide a sugestão dada por ela.


2

Avise que um ou dois pequenos grupos por dia (de acordo com sua realidade) será encaminhado à horta, onde já estarão os materiais necessários para colher alguns alimentos. Comente que depois da colheita as crianças farão a higiene dos vegetais e das frutas e se deslocarão até uma outra turma da escola para compartilhar os alimentos colhidos e limpos com colegas de outra sala. Uma sugestão para o agrupamento é combinar que as crianças se reúnam nos mesmos grupos, que antes da colheita, cuidaram da horta. Diga ainda que um exemplar do vegetal colhido será encaminhado às famílias. Comunique as crianças que enquanto um pequeno grupo estará na horta colhendo os alimentos e em outra sala compartilhando esses mesmos alimentos com os colegas, os demais ficarão na sala, com outro professor, brincando, em atividades de livre escolha, já preparadas por você. Transite pelo espaço mostrando as propostas que você organizou para crianças. Observe se manipulam os objetos, se exploram os espaços e como fazem isso.


3

Encaminhe o pequeno grupoaté a horta. Os percursos de ida e de volta podem ser divertidos. Peça que as crianças escolham e cantem uma música da qual gostem muito.Pode ser mais de uma, oportunizando mais de uma escolha no trajeto. Já na horta, observe quais são as ações das crianças: se vão direto a um alimento ou outro, se tentam arrancar algum, se há frustração por não conseguir arrancá-lo, se pedem ajuda, se apenas olham, se imitam os colegas, se sugerem brincadeiras etc. Se for o caso, sugira o uso de pás, caso alguma criança tente retirar um alimento e não consiga. Ajude-as, se for preciso, principalmente com o uso da tesoura, garantindo a segurança dos pequenos.Possibilite que cada criança colha pelo menos três vegetais, sendo que um será separado para ser enviado às famílias. Comunique isso ao grupo.


4

Após a colheita dos vegetais pelas crianças, avise-as que será preciso lavar bem os alimentos e as mãos. Se próximo à horta tiver uma mangueira ou um tanque baixo, higienize os alimentos ali mesmo. Caso contrário, leve-os à cozinha ou ao refeitório da escola. Deixe que os pequenos participem dessa higienização usando o papel toalha para secar os alimentos, por exemplo. As crianças podem se interessar muito em ajudar a limpar os alimentos e em brincar com água, compartilhando experiências com os colegas e com o professor.

Possíveis falas do professor neste momento: Olha só! Ele vai lavar a cenoura. Você quer lavar o seu alimentos também? O que acha de ajudá-lo? Ela está limpando o tomate! Vamos limpar o nosso também? O que você acha de me ajudar a secar?

Possíveis ações das crianças neste momento: Uma criança pode ir em direção à mangueira com um alimento na mão e, por conta própria, manifestar o desejo de lavá-lo, comunicando aos outros que podem fazer o mesmo.


5

Após lavar e secar os vegetais, conduza as crianças até a sala da turma convidada, , que já estará preparada para recebê-los. Lá os colegas vão experimentar os alimentos colhidos. Peça a colaboração do grupo colaborem para levar o que vocês acabaram de colher na horta.


6

Já na sala da outra turma, em roda, peça que as criança exponham os alimentos na mesa já preparada para isso. Peça que mostrem os alimentos que colheram na horta, nomeando-os. Sugira que deixem os colegas vê-los de perto, tocá-los, cheirá-los ou até comê-los, se desejarem. Nesse momento, sugira descascar ou cortar o alimento para que possa ser compartilhado entre todos, ou para que algumas crianças possam experimentar mais de um, se desejarem. Possibilite que falem como plantaram, cuidaram e colheram aqueles alimentos, o que se pode fazer com eles etc. As crianças da outra turma podem manifestar conhecimentos, contar histórias e esboçar preferências. Incentive a troca de experiências.


Para finalizar:

Após algum tempo de socialização e compartilhamento de experiências entre as crianças da escola, avise que logo seu grupo retornará à sua sala. Caso as crianças estejam muito envolvidas nesse momento de interação, diga que elas terão mais cinco minutos para encerrar o momento de troca. Ali mesmo ou na sala, quando estiverem de volta, avise os pequenos que eles levarão para casa um exemplar do alimento que colheram, para preparar com a família uma receita que será experimentada pela turma. Ao voltar, comunique para as outras crianças que os outros grupos colherão e levarão para casa seus alimentos nos próximos dias, ou se for o caso, encaminhe o segundo grupo para a colheita.

Conteúdos relacionados