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Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Álbum de expressões
Contextos prévios:
A partir dos registros fotográficos desta e de outras atividades, será possível construir com as crianças um álbum de expressões do grupo.Conte com a colaboração de um outro profissional da instituição para acompanhar a atividade.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Confecção do Painel das Expressões
Faz de conta na floresta: sentimentos e sensações
Montando um álbum de expressões da turma
Espaços:
Esta proposta inicia com uma roda de conversa no espaço interno, que pode ser a sala de atividades, e dá sequência na área externa da Instituição ou em algum outro espaço amplo onde as crianças possam se movimentar livremente e com segurança.
Materiais:
Disponha de câmera fotográfica ou celular para fotografar as expressões das crianças durante a brincadeira.Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1.Quais os enredos, gestos e movimentos as crianças criaram durante a brincadeira?
2. De que forma utilizam conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, lento rápido, depressa, devagar) durante a brincadeira?
3. Como as crianças participam considerando as sugestões dos colegas (Imitando, questionando, conversando, respeitando etc.)?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Certifique-se, através da observação atenta ao grupo, de que todos estão participando da atividade. Auxilie para que tenham voz e possam participar da brincadeira dando sugestões e se expressando de várias formas.
1
Na sala de atividades, convide as crianças para sentarem em roda com você no grande grupo. Retome com elas conversas e atividades que já fizeram em outras oportunidades sobre expressões faciais e corporais. Ouça tudo que elas têm a dizer sobre o tema, compartilhando o que sabem sobre o assunto com os colegas.
A partir desta conversa, aproveite a oportunidade do contexto e compartilhe sobre a ideia de construírem juntos um álbum de expressões da turma. Diga que a proposta da atividade que farão hoje será muito importante para a concretização deste álbum e, por isso, elas serão fotografadas enquanto brincam.
2
Para dar início à proposta, compartilhe com elas a ideia de brincar com o corpo em um passeio diferente por uma floresta imaginária. Conte que durante este passeio elas poderão imaginar e sugerir várias situações, como uma árvore quebrada, um lago, uma ponte estreita, um campo de flores, uma mata fechada, um vento forte, encontrar um bicho feroz, um bicho mimoso, um fruto gostoso etc.
Dê apenas uma ideia inicial para que as crianças entendam a brincadeira, mas garanta que, quando o passeio imaginário começar, elas possam participar ativamente dando os comandos do que vai acontecer.
3
Antes de saírem para a área externa, estabeleça com as crianças alguns combinados importantes para que a brincadeira seja divertida para todos. Para que tudo aconteça de forma organizada, fazendo com que cada uma delas possa dar sugestões e aproveitar melhor o passeio, combine que você irá dividir a turma em pequenos grupos de até 9 crianças. Enquanto uma equipe faz o passeio imaginário, os demais podem brincar livremente na área externa acompanhados por um adulto responsável. Determine com elas que haverá um momento em que o grupo que estava participando do passeio imaginário irá brincar livremente enquanto a outra equipe irá passear. Se a turma for numerosa, você pode enumerar os grupos ou eles podem escolher nomes para cada equipe, para facilitar o momento da troca de grupos. Avise que pode ser interessante que a equipe que está participando do passeio imaginário ande junto, para ouvirem as sugestões dos colegas.
Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, pode ser que o amigo veja um monstro que não vimos, então vamos andar todos pertinho para podermos ver também.
4
Convide as crianças para se dirigirem à área externa. Divida os pequenos grupos de acordo com os interesses das crianças e definam juntos qual grupo irá iniciar a brincadeira. Inicie a brincadeira com um dos grupos. Promova a brincadeira de maneira que todas as crianças participem. Conduza a imaginação delas para os “perigos” que vão encontrar ao longo do passeio pela floresta e use marcadores temporais (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar) em suas falas de forma intencional. Potencialize para que elas brinquem usando a imaginação com o que encontram pelo caminho. Se quiser, pode trazer elementos, como um jacaré, uma piranha etc., mas sempre considere o que as crianças vão sugerir.
Possíveis falas do professor: Nossa, estamos entrando em um rio cheio de pedras. Como ele é comprido! Como podemos atravessá-lo? Vamos depressa antes que um jacaré apareça! O que será que vem agora? Onde estamos? O que vai acontecer depois, em nosso próximo desafio?
5
Se envolva na brincadeira das crianças de forma que, se surgirem elementos, personagens de histórias ou situações que não façam parte do contexto da floresta,
isto seja considerado na brincadeira.
Possíveis falas das crianças: OIha, encontramos a polícia!
Possíveis falas do professor: A polícia? Onde? Vamos pedir ajuda ao policial? Seu policial, estamos perdidos…
6
Troque os grupos assim que perceber que as crianças já exploraram o suficiente. Quando todos já tiverem participado da atividade, diga para as crianças que agora farão o caminho de volta. Sem perder a dinâmica da brincadeira, façam no grande grupo o caminho de volta para a sala. Ao chegar na sala, convide as crianças para que, em roda no grande grupo, possam conversar sobre a brincadeira que vivenciaram, de forma que os grupos possam contar aos demais quais foram os desafios que encontraram pelo caminho.
Para finalizar:
Encerre a roda lembrando com elas de todos os sentimentos e sensações que vivenciaram: medo, alegria, tristeza, preguiça etc. e fotografe as expressões corporais e faciais das crianças neste momento. Lembre com elas que as fotos tiradas durante a brincadeira serão utilizadas para a construção do álbum de expressões do grupo.
Esta atividade pode ser um bom caminho para criar com as crianças, a partir do desenvolvimento dessa e de outras propostas, um álbum de expressões do grupo. Aproveite as fotos tiradas nesta atividade, para que, juntos, organizem algumas propostas que ajudem na construção do álbum, como, por exemplo: selecionar fotos que farão parte do álbum, conversar e combinar as legendas e o título, categorizar as imagens de acordo com as sensações, mostrando quanto nosso corpo reage fisicamente a elas etc.Este álbum pode ser apresentado às famílias emreuniões pedagógicas e ficar disponível na sala, para que as crianças possam reviver as expressões que vivenciaram durante esta atividade. É importante repetir esta proposta de brincadeira de faz de conta algumas vezes para ampliar a exploração em torno de diferentes sensações, expressões corporais e faciais das crianças.
A partir da lista elaborada com as crianças sobre sentimentos, sensações e expressões, solicite às famílias que enviem fotos ou recortes de revistas que possam compor o álbum. Informe que essa proposta faz parte da construção do álbum do grupo.
Apresente a proposta
Nesta sequência, será sugerido à família que construa o álbum das expressões e que, para isso, algumas atividades com expressões serão importantes. Grave um vídeo explicando para as crianças que as nossas expressões mostram como nos sentimos de acordo com as situações que vivemos e exemplifique-as com as suas próprias expressões. Ainda no vídeo, sugira que as famílias conversem com as crianças, mostrando que você lhes enviou fotos para que elas vejam, explorem, imitem e para que possam, a partir delas, construir um álbum das expressões da família. Sugira também que assistam e brinquem ao som do vídeo “Careta”, do grupo Palavra Cantada (disponível aqui). As imagens poderão ser compartilhadas com as famílias via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, e deverão representar pessoas com características físicas diversas fazendo expressões diferentes: de alegria, tristeza, surpresa, chateação, choro, seriedade, sono, nojo etc.
Adaptações necessárias
Sugira à família que seria interessante imprimir, no tamanho de uma folha de ofício, as imagens que você irá compartilhar para que a criança aprecie todas no espaço, que pode ser uma parede ou um varal colocado entre duas cadeiras. Caso a família não tenha como imprimir, oriente que mostrem as imagens para a criança na TV, no computador ou no celular, de modo que ela possa ter uma boa visualização. Para a brincadeira com as expressões, a família poderá disponibilizar um espelho grande para que a criança brinque se vendo de corpo inteiro. Porém, na falta de um espelho grande, o material poderá ser adaptado com um espelho comum. Para confeccionar o painel das expressões, a família poderá utilizar papéis comuns ou papel jornal e oferecer revistas que possam ser recortadas para que as crianças realizem as pesquisas. Caso a família não tenha esse material, uma sugestão seria pedir revistas aos vizinhos, higienizando-as antes de oferecê-las às crianças, ou imprimir imagens de pessoas, que podem ser os familiares, com expressões diversas. A realização da brincadeira imaginária poderá ser realizada em algum ambiente externo, caso a família disponha, ou mesmo pelos cômodos da casa. Para a confecção do álbum das expressões, a família poderá utilizar algum papel mais durinho que tenha em casa. Se não puder providenciá-lo, é possível construir o álbum em papéis comuns ou em embalagens de papelão fino, ou mesmo criar um álbum digital com o Apresentações Google (disponível aqui), caso as famílias prefiram. Também será importante mostrar alguns álbuns de fotografias da família para a criança apreciar; por isso, oriente à família para separá-los com antecedência.
Sugira às famílias
Convide os familiares a se envolver com as crianças em cada atividade, apoiando suas ações e brincando com elas a partir do vídeo, das imagens e das brincadeiras com as expressões.
1) Explorando as expressões — Oriente aos familiares que conversem com a criança sobre a produção do álbum das expressões, explicando a elas que serão feitas algumas atividades importantes para isso. Convide os familiares a se envolver com as crianças ao visualizar as imagens que você enviará. Oriente que possam ver as imagens juntos, de modo que os adultos observem a reação da criança às imagens. Fale que é importante incentivar a imitação das expressões, brincando com a criança e respeitando o tempo da atividade, levando em consideração o interesse de exploração das crianças. Depois, convide os familiares a conversar a respeito da brincadeira que vivenciaram. Sugira que deem espaço para que a criança se manifeste sobre suas descobertas, compartilhando o que mais gostou e o que não gostou de fazer.
2) Brincando com as expressões — Convide os familiares a separar o espelho que será utilizado na atividade e a conversar com a criança sobre o que será feito. Oriente que organizem um cantinho aconchegante para assistir e brincar a partir do vídeo “Careta”, do grupo Palavra Cantada, também compartilhado por você. Após o vídeo, convide os familiares a levar as crianças até o espelho para brincar de imitar as expressões que aparecem tanto no vídeo quanto nas imagens que você enviou. Enquanto a criança brinca com as expressões, oriente que um adulto possa fotografá-la, guardando os registros para compor o álbum das expressões.
3) Confecção do Painel das Expressões — Oriente os familiares a conversar com a criança sobre a importância do painel para a construção do álbum das expressões, pois, por meio de uma pesquisa de imagens, a criança poderá conhecer muitas formas de expressão. Oriente que disponibilizem, no chão ou na mesa, as revistas e demais materiais para que a criança pesquise e recorte ou rasgue as imagens de modo independente. Oriente que apoiem a criança no momento da pesquisa e que fiquem atentos caso ela precise de ajuda. Enquanto a criança faz suas pesquisas, peça que aproveitem para registrar com fotos esse momento de investigação e as expressões delas ao encontrar as imagens. Oriente aos familiares que conduzam a atividade de modo que a criança esteja sempre participando do momento da escolha das expressões e sentimentos, e combinem juntos quantas expressões diferentes será preciso, para que, depois de finalizadas as investigações e recortes/rasgaduras, possam decidir como vão organizar e colar as imagens no painel. Combine com os familiares para que deixem disponível o papel escolhido para o painel próximo à criança, no local onde acontecerão as colagens, e que conversem com ela para que decidam juntos como farão a organização e colagem das imagens no painel.
4) Faz-de-conta na floresta: sentimentos e expressões — Oriente aos familiares que convidem a criança a realizar uma brincadeira imaginária, como, por exemplo, um passeio na floresta. Sugira que compartilhem com elas a ideia de brincar com o corpo e contem que, durante o passeio, elas poderão imaginar e se expressar em diferentes situações, como ao encontrar uma árvore quebrada, um lago, uma ponte estreita, um campo de flores, uma mata fechada, um vento forte, um bicho feroz e um bicho mimoso, um fruto gostoso etc. No momento da brincadeira, oriente que as famílias aproveitem junto com a criança e a fotografem em seus momentos de expressão. Pode ser que a criança também queira sugerir novos elementos e situações para a história, por isso, oriente aos familiares que a apoiem e acolham suas ideias e iniciativas.
5) Montando um Álbum de Expressões — Oriente aos familiares que apresentem à criança os álbuns da família, permitindo que ela os manuseie e aprecie de acordo com seu próprio tempo e interesse. Mostre que é interessante que esse momento possa ser compartilhado, que as fotos possam ser apreciadas em conjunto, de modo que a família faça comentários e acolha as curiosidades das crianças. Após a apreciação das fotos, oriente aos familiares que conversem com a criança sobre o álbum das expressões que irão construir e que, para isso, deverão combinar como ele será feito. Oriente que comecem apresentando a ela as fotos que foram produzidas ao longo das outras atividades. Porém, caso não as tenha realizado, as fotografias poderão ser produzidas nesse mesmo dia, de acordo com as imagens enviadas por você. Fale para os familiares sobre a importância de escutar a criança e da troca de opiniões com ela sobre as escolhas relativas ao álbum, como as fotos, as imagens e o título, e sobre as decisões que tomaram para a construção de cada página. Oriente que retomem com a criança a lista do planejamento para o álbum, assinalando nela o que já fizeram e lembrando o que ainda falta fazer para concluí-lo.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares compartilhem com você, pelo WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, fotos ou outros arquivos digitais do álbum construído com a criança. Edite o material recebido e, a cada dia, compartilhe com todo o grupo algumas imagens das crianças com expressões diferentes que ilustrem um pequeno texto seu sobre os sentimentos expressados, como alegria, tristeza, surpresa etc.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fatima Herculano Marcolino
Mentora: Elisiane Andreia Lippi
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos.
Campos de Experiência: O Eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeira
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
Abordagem didática:
As crianças desta faixa etária estão em pleno desenvolvimento da personalidade. Em interação com outros, elas têm a oportunidade de observar e interiorizar características que podem modificar suas escolhas, preferências, modos de agir etc. Atividades como o álbum do grupo, nas quais as crianças possam representar a si mesmas e depois colocar isso em perspectivas, conhecendo outros modos de expressão e de estar no mundo, são fundamentais para elas se constituírem como sujeitos e também para aprenderem sobre o mundo que as cerca.
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