Plano de Aula

Plano de aula: O que tem dentro da sua fralda?

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desfralde

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar essa leitura, prepare um ambiente aconchegante com uma colcha ou tapete, que pode ser um lençol, TNT ou toalhas de banho. Coloque o livro no meio da roda. Se a Unidade de Educação Infantil possuir almofadas, espalhe algumas delas pelo tapete. Deixe a disposição das crianças bonecas, pelúcias, penicos de garrafa pete, fraldas e outros brinquedos disponíveis na sala que sejam da preferência delas.

Materiais:

Livro “O que tem dentro da sua fralda?”. Penicos, que podem ser representados por potes de garrafa pete, bonecas, fraldas, pelúcias e brinquedos disponíveis na sala. Tecidos para serem usados como tapete e almofadas, caso esteja disponível na Unidade de educação Infantil.

Espaços:

Sala ou área externa.

Tempo sugerido:

Entre 30 minutos e 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças se relacionam com o livro? Quais observações fazem diante da história?

2. As crianças conseguem acompanhar o crescimento dos personagens ao longo da história? Quais estratégias elas usam para demonstrar isso?

3. Como as crianças expressam suas percepções e compreensões acerca do tema?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Convide as crianças mais agitadas e que podem necessitar de uma invocação constante a abrirem as abas das fraldas ao longo da história, para conseguirem manter a concentração na leitura.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Planeje que a leitura de histórias aconteça com o grande grupo reunido em círculo no tapete. Mostre para as crianças que organizou um aconchegante espaço de leitura e que em seguida elas poderão brincar livremente. Após a leitura, mostre ao grande grupo que alguns brinquedos estão à sua disposição. Neste primeiro momento, deixe que as crianças sejam as protagonistas das brincadeiras. Observe como elas interagem com os penicos, fraldas, bonecas e demais brinquedos, e se o brincar simbólico está presente nessas interações. Após o início das brincadeiras você pode se introduzir devagar nos pequenos grupos, trazendo elementos da história.


2

Com o grande grupo reunido, inicie a leitura criando entonações diferentes para a narração e para cada personagem ao longo da história. Com perguntas, crie suspense em relação a investigação das fraldas dos amigos desenvolvida por Ratinho e convide as crianças para abrirem as abas.

Possíveis falas do professor neste momento: Vocês também são curiosos, investigam todos os brinquedos aqui da sala. Como o cachorro fala? Au! Au! Au! pode sim Au! Au!

Essa fala pode ser repetida com os demais animais da história: Eita, o que será que tem dentro da fralda do cachorro? Como será o cocô do bezerro? Será que todos os animais fazem cocô? Quem já usou o penico? Olha, o ratinho já não é mais um bebê, ele está crescido e deu tchau para a fralda dele. Olha que legal, Ratinho ajudou todos os seus amigos a usar o penico!

Possíveis falas da criança neste momento: O cocô da cabra é engraçado. Acho que na fralda do porco tem xixi. Meu cocô é assim. Eu também faço cocô na fralda.

Possíveis ações da criança neste momento: Risadas dos cocôs. Expressões de expectativas diante da abertura das fraldas.


3

Durante a brincadeira com as bonecas, fraldas, pelúcias, penicos e demais brinquedos iniciadas pelas crianças.

Possíveis falas do professor neste momento: Minha filha está querendo dar tchau para a fralda dela, será que o Ratinho poderia ajudar ela também? O que tem dentro da fralda da sua boneca? O que posso fazer quando meu filho crescer mais um pouco e o penico ficar pequeno para ele?

Possíveis falas da criança neste momento: Essa pelúcia faz cocô igual ao do coelho. Meu cocô parece com o do cachorrinho. Vou tirar a fralda dessa boneca e colocar ela para fazer cocô no penico, igual na história.

Possíveis ações da criança neste momento: Permanecer na roda de leitura convidando outras crianças a escutarem a história novamente. Investigação do livro em pequenos grupos. Investigar a fralda dos amigos.


Para finalizar:

Ao perceber que a maioria das crianças estão cansadas ou iniciando outras brincadeiras fora do tema, avise ao grande grupo que dentro de 5 minutos irão guardar os materiais para a próxima atividade. Depois de 5 minutos, avise que está na hora de guardar os brinquedos e organizar a sala. Convide um pequeno grupo de 3 crianças para te ajudar a dobrar o tapete. Ao perceber que alguma criança não está ajudando, entregue um brinquedo na mão dela, peça ajuda para guardar e indique onde pode guardar. Cante uma canção que marque com o grupo os momentos de arrumação.

Sugestão: “Nós Vamos Guardar, de Fabiana Godoy” .

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados