Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Educação Infantil: vídeo mostra como trabalhar os campos de experiência no tanque de areia

Segundo episódio da série mostra como as brincadeiras na caixa de areia, com crianças entre 1 ano e 7 meses e 3 anos e 11 meses, podem incluir os campos de experiência

POR:
NOVA ESCOLA

Como trabalhar os campos de experiência da BNCC? Para entender, acompanhe essa prática que pode ser feita com crianças entre 1 ano e 7 meses e 3 anos e 11 meses no tanque de areia da escola. A professora Jussara Moinhos, da EMI Maria Simonetti Thomé, de São Caetano do Sul, em São Paulo, usa materiais não estruturados, como tampinhas de garrafa, para desenvolver essa experiência com as crianças. No vídeo, a especialista Paula Zurawski, formadora de docentes e professora do Instituto Vera Cruz, aprofunda as explicações e traça relações com os conceitos da Base.

Veja o segundo episódio: tanque de areia

Campos de experiência e habilidades desenvolvidas no vídeo:

  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
  • Traços, sons, cores e formas
  • Corpo, gestos e movimento
  • O eu, o outro e o nós

Veja aqui o primeiro episódio: leitura para bebês

O que muda na Educação Infantil? Baixe o e-book em PDF

Entenda o que são os Campos de Experiência

Veja como colocar as legendas no vídeo
Clique no símbolo das legendas no canto inferior direito da tela, como mostra a imagem abaixo.

Sobre a Série BNCC na Prática

Nesta série em vídeo, BNCC na Prática, produzida por NOVA ESCOLA com a Fundação Lemann, você vai acompanhar do começo ao fim atividades e práticas feitas por professores pelo Brasil para entender, com exemplos reais, quais e como os campos de experiência são trabalhados.

Toda quinta-feira, NOVA ESCOLA lança um episódio da série BNCC na Prática. A etapa de Educação Infantil tem três partes: leitua para bebês, brincadeira na caixa de areia e desenho coletivo. As três atividades mostram como trabalhar os campos de experiência com bebês até 1 ano e 6 meses, crianças entre 1 ano e 7 meses e 3 anos e 11 meses, e dos 4 aos 5 anos e 11 meses.