15718
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Elaboração de propaganda em áudio

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Elaboração de propaganda em áudio

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janes Santos Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Equipamentos para reprodução de áudio. Equipamentos para pesquisas na internet. Caso a escola disponibilize uma sala de informática, você pode utilizá-la. Pode, também, solicitar aos alunos que tenham em mãos aparelhos de celular com acesso à internet. Você também precisará acessar com antecedência os materiais que serão utilizados nessa aula a fim de se apropriar do conteúdo.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldade em utilizar os equipamentos tecnológicos. Podem também não conseguir definir tema para a propaganda.

Referências sobre o assunto:

ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.

BRAIT, Beth. Práticas discursivas e a esfera publicitária. In: MICHELETTI , Guaraciaba (org.) Enunciação e gêneros discursivos; São Paulo: Cortez, 2008.

FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

MAKOVISCS, Nahara. A propaganda no rádio brasileiro. Disponível em: <www.ufrgs.br/alcar/...1/...1/a%20propaganda%20no%20radio%20brasileiro.doc>. Acesso em: 17 jan. 2019.

OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente aos estudantes a proposta da aula: na introdução ouviremos e analisaremos uma propaganda de rádio, no desenvolvimento planejaremos a propaganda e no fechamento analisaremos o que foi realizado. Você, professor, pode resumir as etapas da aula para os estudantes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Mostre aos estudantes o áudio disponível neste link.
  • Faça uma análise oral desse texto utilizando-se dos seguintes questionamentos:
  • que trilha sonora é utilizada no áudio? É importante que os estudantes percebam a utilização de duas trilhas: uma mais baixa, triste, quando a narradora fala sobre o trabalho infantil e outra mais alegre, mais alta quando fala sobre as ações de criança.
  • a propaganda se divide em três momentos. O primeiro fala sobre o trabalho infantil, o segundo sobre o “ser criança”, o terceiro traz informações. Que dados são apresentados em cada momento? É importante que os estudantes percebam que, no início, há um conceito sobre trabalho infantil, no segundo há o conceito de infância e no terceiro há informações sobre como denunciar.
  • vocês acham importante uma campanha sobre esse assunto? Por quê? As respostas podem ser diversas, mas é importante os estudantes perceberem que este é um assunto de relevância social, visto que é o trabalho infantil uma forma de violência.

3. Se necessário, reproduza o áudio outras vezes para mostrar os dados aos estudantes.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos. Sugiro que não ultrapasse o número de quatro integrantes por grupo. Essa atividade favorece a troca de ideias, além de facilitar o trabalho visto que os estudantes têm habilidades diferentes e, assim, o trabalho pode ficar mais rico.
  • Peça para que a turma cite temas sobre os quais a nossa sociedade ainda carece de conscientização. Professor, esse trabalho pode ser aproveitado para tratar de questões específicas da turma ou da comunidade escolar também. Pode-se pensar em temas como bullying, preconceito racial, violência contra a mulher, uso de drogas, desrespeito aos colegas ou aos professores…
  • Cada grupo deve escolher um tema sobre o qual irá elaborar uma propaganda de rádio que será veiculada para a turma na próxima aula. Professor, caso exista alguma rádio na escola, seria interessante utilizar as propagandas produzidas.
  • Informe à turma que a propaganda deve ter, no mínimo 30 segundos e no máximo 1 minuto.
  • Projete ou escreva na lousa o conteúdo do slide.
  • Solicite que os estudantes atentem para essas características a fim de produzir um texto de qualidade.
  • Peça que pesquisem na internet sobre o tema escolhido a fim de que possam ter informações para conscientizar o ouvinte. Diga aos estudantes que eles devem planejar quem falará as informações, como elas serão passadas ao ouvinte, qual trilha sonora será utilizada, em que momento ela aparecerá…
  • Circule entre os grupos a fim de auxiliá-los e orientá-los sobre o melhor uso da linguagem para a produção desse texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça para que um componente de cada grupo diga sobre qual assunto o grupo irá realizar a propaganda e o porquê dessa escolha. Assim, a turma compartilha os interesses de todos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Equipamentos para reprodução de áudio. Equipamentos para pesquisas na internet. Caso a escola disponibilize uma sala de informática, você pode utilizá-la. Pode, também, solicitar aos alunos que tenham em mãos aparelhos de celular com acesso à internet. Você também precisará acessar com antecedência os materiais que serão utilizados nessa aula a fim de se apropriar do conteúdo.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldade em utilizar os equipamentos tecnológicos. Podem também não conseguir definir tema para a propaganda.

Referências sobre o assunto:

ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.

BRAIT, Beth. Práticas discursivas e a esfera publicitária. In: MICHELETTI , Guaraciaba (org.) Enunciação e gêneros discursivos; São Paulo: Cortez, 2008.

FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

MAKOVISCS, Nahara. A propaganda no rádio brasileiro. Disponível em: <www.ufrgs.br/alcar/...1/...1/a%20propaganda%20no%20radio%20brasileiro.doc>. Acesso em: 17 jan. 2019.

OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente aos estudantes a proposta da aula: na introdução ouviremos e analisaremos uma propaganda de rádio, no desenvolvimento planejaremos a propaganda e no fechamento analisaremos o que foi realizado. Você, professor, pode resumir as etapas da aula para os estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Mostre aos estudantes o áudio disponível neste link.
  • Faça uma análise oral desse texto utilizando-se dos seguintes questionamentos:
  • que trilha sonora é utilizada no áudio? É importante que os estudantes percebam a utilização de duas trilhas: uma mais baixa, triste, quando a narradora fala sobre o trabalho infantil e outra mais alegre, mais alta quando fala sobre as ações de criança.
  • a propaganda se divide em três momentos. O primeiro fala sobre o trabalho infantil, o segundo sobre o “ser criança”, o terceiro traz informações. Que dados são apresentados em cada momento? É importante que os estudantes percebam que, no início, há um conceito sobre trabalho infantil, no segundo há o conceito de infância e no terceiro há informações sobre como denunciar.
  • vocês acham importante uma campanha sobre esse assunto? Por quê? As respostas podem ser diversas, mas é importante os estudantes perceberem que este é um assunto de relevância social, visto que é o trabalho infantil uma forma de violência.

3. Se necessário, reproduza o áudio outras vezes para mostrar os dados aos estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos. Sugiro que não ultrapasse o número de quatro integrantes por grupo. Essa atividade favorece a troca de ideias, além de facilitar o trabalho visto que os estudantes têm habilidades diferentes e, assim, o trabalho pode ficar mais rico.
  • Peça para que a turma cite temas sobre os quais a nossa sociedade ainda carece de conscientização. Professor, esse trabalho pode ser aproveitado para tratar de questões específicas da turma ou da comunidade escolar também. Pode-se pensar em temas como bullying, preconceito racial, violência contra a mulher, uso de drogas, desrespeito aos colegas ou aos professores…
  • Cada grupo deve escolher um tema sobre o qual irá elaborar uma propaganda de rádio que será veiculada para a turma na próxima aula. Professor, caso exista alguma rádio na escola, seria interessante utilizar as propagandas produzidas.
  • Informe à turma que a propaganda deve ter, no mínimo 30 segundos e no máximo 1 minuto.
  • Projete ou escreva na lousa o conteúdo do slide.
  • Solicite que os estudantes atentem para essas características a fim de produzir um texto de qualidade.
  • Peça que pesquisem na internet sobre o tema escolhido a fim de que possam ter informações para conscientizar o ouvinte. Diga aos estudantes que eles devem planejar quem falará as informações, como elas serão passadas ao ouvinte, qual trilha sonora será utilizada, em que momento ela aparecerá…
  • Circule entre os grupos a fim de auxiliá-los e orientá-los sobre o melhor uso da linguagem para a produção desse texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça para que um componente de cada grupo diga sobre qual assunto o grupo irá realizar a propaganda e o porquê dessa escolha. Assim, a turma compartilha os interesses de todos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano