Plano de aula: Planejando um podcast noticioso

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online - podcast e no campo de atuação jornalístico / midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Professor, Num momento oportuno, se considerar válido, seria interessante que produzissem podcasts noticiosos a partir de conteúdos de outras disciplinas, como História, Ciências, Geografia. Desse modo, poderiam trocar os podcasts como ferramentas de estudo.

Materiais necessários: A sala já deve estar organizada em grupos de quatro alunos. Notícias online impressas, cujos links estão no slide 6. Pelo menos dois aparelhos celulares por equipe: um para a gravação do podcast em si, outro para inserir as vinhetas (músicas de abertura, transição e encerramento) durante a gravação.

Informações sobre o gênero: O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda (você escolhe o assunto ou tema e pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para selecionar as informações e planejar o podcast

Referências sobre o assunto:

BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola editorial, 2013. (Apresentação e capítulo 8)

Para saber o que é um podcast, clique aqui. acesso em 08/12/2018.

Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de podcast que mais circulam, clique aqui. acesso em 08/12/2018.

Tema da aula

Orientações:

• Questione:
  • O que é um podcast noticioso? (Esperamos que digam que se trata de de uma notícia em áudio, que mistura leitura em voz alta com a fala mais espontânea)
  • Leia a pergunta do slide 2.
  • Emende o seguinte questionamento:
  • O que é necessário para produzirmos um podcast? (Levante os conhecimentos prévios ou hipóteses sobre o que é necessário para construir um podcast e vá listando no quadro).

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos