Plano de Aula

Plano de aula: Vlog e podcast de divulgação científica - apreciação e análise

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica / Vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Vídeo - Por que você acredita em fake news? / Nerdologia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8quTOBvb8uA; Podcast - Se está na internet é verdade / Alô, Ciência? Disponível em: https://alociencia.com.br/podcast/14-se-esta-na-internet-e-verdade/.

Vlogs e podcasts científicos indicados pelos estudantes.

Materiais: Computador, projetor multimídia, tela e caixa acústica.

Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade desses gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro. O Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, pode ser disponibilizado para acesso on-line e para downloads. É semelhante a um programa de rádio e também a um blog, porém com conteúdo em áudio.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldade para perceber as características do vlog e do podcast.

Referências sobre o assunto:

MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300.

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.

MARCUSCHI, L. A.; DIONISIO, A. P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de Gêneros:

Links

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das crianças: http://chc.org.br/

Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP

https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca

https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para os estudantes.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP12 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS