Plano de aula: A linguagem persuasiva nas propagandas em vídeo

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Notebook, projetor multimídia e tela, fita adesiva. Caso não tenha acesso a esses equipamentos, pode utilizar o quadro ou cartazes.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: identificação dos elementos de persuasão nas propagandas em formato de vídeo.

Referências sobre o assunto:

PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1990.

COSTA, S. R. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Tema da aula

Orientações:

• Nessa aula é esperado que os alunos já tenham compreendido a diferença entre publicidade e propaganda, apresentada na aula anterior (aula 1 de 15).
  • Relembre brevemente as características do gênero propaganda que o diferenciam de publicidade, como por exemplo que a propaganda é voltada para divulgar ideias e a publicidade para vender produtos.
  • Diga-lhes que, nesta aula, eles poderão conhecer mais algumas características da propaganda e de seu contexto de produção.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos