Plano de aula: Oralidade em programas de esportes no rádio e na televisão

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação Jornalístico/Midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador, computador com acesso à Internet, retroprojetor.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Possivelmente, a maior dificuldade será perceber que, na transmissão televisiva, a notícia precisa ser escrita antes, e lida durante a apresentação do telejornal; o que requer um treinamento antecipado (teleprompter). Já na transmissão da notícia pelo rádio, não há essa preparação, predominando, inclusive, até uma certa improvisação.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.

CUNHA, D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 179 a 184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.; FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

Links:

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Apresente o tema da aula com empolgação.
  • Diga que vamos assistir e ouvir notícias de esportes na televisão e no rádio, para comparar como se dá o emprego da oralidade nos dois suportes a serem observados.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos