
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros panfleto/folheto e spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Projetor multimídia, caixa de som, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldades para articular diferentes vozes, ouvir e respeitar a fala do outros, bem como talvez precisem ouvir repetidas vezes os spots por conta da rapidez e dinamismos comuns a esse gênero oral.
Referências sobre o assunto:
FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2015, p. 205-225. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
SILVA, Maria Carolina. Spot: anúncio oral. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
Spot Comercial Otica Visual, disponível em: http://www.produtoradeaudioonline.com.br/wa_files/Spot-Comercial-Otica-Visual-MZ.mp3
Spot Comercial Loja Oi TV HD, disponível em: http://www.spotcomercial.com.br/wa_files/Gravacao-de-Vinheta-para-Loja-Oi-TV-HD-LM.mp3
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Se ligue no rádio – gênero oral spot
Envie aos estudantes um áudio perguntando se eles costumam ouvir rádio. Pergunte também se ouvir rádio é um hábito dos membros de suas famílias e, se o fazem, em que momento. Aguarde as respostas e, então, envie a eles o link do vídeo com a história do rádio, disponível no plano original. Peça que assistam ao vídeo e comente que o rádio é um importante meio de entretenimento, com diversos programas, seguindo as orientações do plano original. Envie também as seguintes perguntas: que características tornam o rádio um meio tão difundido? Que recursos o rádio utiliza para instigar nossas emoções? Estimule os alunos a refletir se a popularização da televisão e da internet provocou alguma mudança na maneira como as pessoas utilizam o rádio. Estabeleça um prazo para que os alunos assistam ao vídeo e respondam aos questionamentos, seja por áudio ou por escrito. Após receber as respostas, dê uma devolutiva aos alunos comentando o que expressaram, e explique que o objetivo desta aula é conhecer a estrutura composicional e o contexto da produção oral de um spot, gênero que serve para a divulgação comercial. Nessa nova abordagem, pergunte aos alunos se eles já ouviram falar de spot e instigue a curiosidade da turma.
Importante: sempre inicie sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por e-mail ou WhatsApp, os dois links dos spots, disponíveis no primeiro slide do Desenvolvimento. Previamente, digite as questões constantes no mesmo slide 1 e envie também aos alunos. Peça que eles respondam às questões e estabeleça um prazo para que lhe enviem as respostas. Faça, então, a devolutiva por meio de um áudio comentando as respostas dos alunos e as características relevantes dos spots analisados. Nos comentários, guie-se pelas orientações do slide 1 do Desenvolvimento.
Envie aos alunos o link do segundo spot do Desenvolvimento, que faz parte de uma peça publicitária de uma campanha do Ministério da Saúde, sobre a vacinação contra a gripe. A ideia é que os alunos percebam que a intenção desse spot não é vender um produto, mas conscientizar sobre um assunto importante. Envie aos alunos também as 4 questões que compõem essa parte da aula. Mais uma vez, estabeleça um prazo para a realização da atividade.
Fechamento: Quais os elementos constitutivos do gênero Spot?
A partir das respostas dadas pelos alunos na etapa anterior, elabore uma devolutiva em áudio ou vídeo, comentando as respostas dos alunos, retomando as características do gênero e ressaltando o uso das vozes, entonação e ritmo, duração da gravação, mensagem e elementos sonoros (música, efeitos especiais etc.).
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com seus familiares sobre os programas de rádio que escutam, sobre a história do rádio e sobre os spots. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Oliveira
Mentor: Erica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: As condições de produção do gênero Spot
Finalidade da aula: Analisar a estrutura composicional e o contexto de produção do spot, a fim de conhecer o gênero e compreender a relação entre os seus diferentes elementos constitutivos.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Spot/Folheto/ Panfleto
Objeto(s) do conhecimento: Conversação espontânea
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP23, EF69LP12
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros panfleto/folheto e spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Projetor multimídia, caixa de som, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldades para articular diferentes vozes, ouvir e respeitar a fala do outros, bem como talvez precisem ouvir repetidas vezes os spots por conta da rapidez e dinamismos comuns a esse gênero oral.
Referências sobre o assunto:
FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2015, p. 205-225. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
SILVA, Maria Carolina. Spot: anúncio oral. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: