Plano de Aula
Plano de aula: As condições de produção do gênero Spot
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros panfleto/folheto e spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Projetor multimídia, caixa de som, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldades para articular diferentes vozes, ouvir e respeitar a fala do outros, bem como talvez precisem ouvir repetidas vezes os spots por conta da rapidez e dinamismos comuns a esse gênero oral.
Referências sobre o assunto:
FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2015, p. 205-225. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
SILVA, Maria Carolina. Spot: anúncio oral. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Pergunte: Vocês costumam ouvir rádio? E os membros de sua família? Em que momentos costumam ouvir?
- É provável que os estudantes se sintam empolgados para contar suas experiências e que todos desejem falar ao mesmo tempo, portanto estimule-os a sinalizar quando querem se expressar (levantando a mão, por exemplo) e a respeitar o turno de fala dos colegas por ouvir com atenção quando o outro está contando sua história e suas ideias.
- Explique brevemente aos estudantes que nesta aula irão conhecer a estrutura composicional e o contexto de produção do gênero oral spot.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO