
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros panfleto/folheto e spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Projetor multimídia, caixa de som, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldades para articular diferentes vozes, ouvir e respeitar a fala do outros, bem como talvez precisem ouvir repetidas vezes os spots por conta da rapidez e dinamismos comuns a esse gênero oral.
Referências sobre o assunto:
FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2015, p. 205-225. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
SILVA, Maria Carolina. Spot: anúncio oral. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
Spot Comercial Otica Visual, disponível em: http://www.produtoradeaudioonline.com.br/wa_files/Spot-Comercial-Otica-Visual-MZ.mp3
Spot Comercial Loja Oi TV HD, disponível em: http://www.spotcomercial.com.br/wa_files/Gravacao-de-Vinheta-para-Loja-Oi-TV-HD-LM.mp3
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Se ligue no rádio – gênero oral spot
Envie aos estudantes um áudio perguntando se eles costumam ouvir rádio. Pergunte também se ouvir rádio é um hábito dos membros de suas famílias e, se o fazem, em que momento. Aguarde as respostas e, então, envie a eles o link do vídeo com a história do rádio, disponível no plano original. Peça que assistam ao vídeo e comente que o rádio é um importante meio de entretenimento, com diversos programas, seguindo as orientações do plano original. Envie também as seguintes perguntas: que características tornam o rádio um meio tão difundido? Que recursos o rádio utiliza para instigar nossas emoções? Estimule os alunos a refletir se a popularização da televisão e da internet provocou alguma mudança na maneira como as pessoas utilizam o rádio. Estabeleça um prazo para que os alunos assistam ao vídeo e respondam aos questionamentos, seja por áudio ou por escrito. Após receber as respostas, dê uma devolutiva aos alunos comentando o que expressaram, e explique que o objetivo desta aula é conhecer a estrutura composicional e o contexto da produção oral de um spot, gênero que serve para a divulgação comercial. Nessa nova abordagem, pergunte aos alunos se eles já ouviram falar de spot e instigue a curiosidade da turma.
Importante: sempre inicie sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por e-mail ou WhatsApp, os dois links dos spots, disponíveis no primeiro slide do Desenvolvimento. Previamente, digite as questões constantes no mesmo slide 1 e envie também aos alunos. Peça que eles respondam às questões e estabeleça um prazo para que lhe enviem as respostas. Faça, então, a devolutiva por meio de um áudio comentando as respostas dos alunos e as características relevantes dos spots analisados. Nos comentários, guie-se pelas orientações do slide 1 do Desenvolvimento.
Envie aos alunos o link do segundo spot do Desenvolvimento, que faz parte de uma peça publicitária de uma campanha do Ministério da Saúde, sobre a vacinação contra a gripe. A ideia é que os alunos percebam que a intenção desse spot não é vender um produto, mas conscientizar sobre um assunto importante. Envie aos alunos também as 4 questões que compõem essa parte da aula. Mais uma vez, estabeleça um prazo para a realização da atividade.
Fechamento: Quais os elementos constitutivos do gênero Spot?
A partir das respostas dadas pelos alunos na etapa anterior, elabore uma devolutiva em áudio ou vídeo, comentando as respostas dos alunos, retomando as características do gênero e ressaltando o uso das vozes, entonação e ritmo, duração da gravação, mensagem e elementos sonoros (música, efeitos especiais etc.).
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com seus familiares sobre os programas de rádio que escutam, sobre a história do rádio e sobre os spots. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Oliveira
Mentor: Erica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: As condições de produção do gênero Spot
Finalidade da aula: Analisar a estrutura composicional e o contexto de produção do spot, a fim de conhecer o gênero e compreender a relação entre os seus diferentes elementos constitutivos.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Spot/Folheto/ Panfleto
Objeto(s) do conhecimento: Conversação espontânea
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP23, EF69LP12
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros panfleto/folheto e spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Projetor multimídia, caixa de som, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldades para articular diferentes vozes, ouvir e respeitar a fala do outros, bem como talvez precisem ouvir repetidas vezes os spots por conta da rapidez e dinamismos comuns a esse gênero oral.
Referências sobre o assunto:
FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2015, p. 205-225. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
SILVA, Maria Carolina. Spot: anúncio oral. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: