Atividade para impressão - atividade 1
Atividade 1
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Notebook, projetor multimídia e tela, fita adesiva. Caso não tenha acesso a esses equipamentos, pode utilizar folhetos de propagandas ou cartazes para apresentar aos alunos. Peça aos estudantes, em aula anterior a esta, que tragam imagens de propagandas, que eles poderão retirar de revistas, jornais, internet ou até mesmo fotografar com o celular os outdoors ou cartazes, no caminho de casa. Por precaução, leve para a aula imagens digitais ou impressas, cuide para que haja exemplos tanto de propagandas, quanto de publicidade, que sejam suficientes para a turma e para utilizar nas atividades sugeridas, pois as imagens serão essenciais para que se estabeleça a diferença entre propaganda voltada para a divulgação de ideias e comportamentos e publicidade voltada para consumo de serviços e bens.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Identificar as especificidades que norteiam a concepção do gênero, no sentido de diferenciar a publicidade da propaganda.
Referências sobre o assunto:
ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220
FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf
MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes> Acesso em 05 de agosto de 2018.
PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1990.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Veja exemplos de imagens de propagandas nesses links:
Imagem de propaganda contra o uso do cigarro. Disponível em: http://www.oieduca.com.br/misc/vicios/leis.htm?
Imagem de propaganda contra a exploração sexual infantil. Disponível em: http://plugcitarios.com/blog/2013/08/04/15-anuncios-do-greenpeace-que-deveriam-mudar-o-mundo/
Imagem de propaganda institucional. Disponível em: http://www.comunicacaoetendencias.com.br/os-ganhos-para-marcas-que-investem-em-campanha-institucional
Imagens de propaganda sobre problemas ambientais. Disponível em: http://plugcitarios.com/blog/2013/08/04/15-anuncios-do-greenpeace-que-deveriam-mudar-o-mundo/
Veja exemplos de imagens de publicidade nesses links:
Imagens de anúncios publicitários. Disponível em: http://www.top10melhores.com.br/anuncios-criativos-e-engracados-publicidade/
Imagens de anúncios publicitários: Disponível em: http://bonstutoriais.com.br/anuncios-criativos-da-semana-7/
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar a atividade 1, clique aqui.
Para acessar o gabarito da atividade 01, clique aqui.
Caso não tenha como projetar as imagens dos slides 4 e 5, clique aqui para acessar arquivo para impressão.
Orientações:
Siga as orientações dadas no slide 4.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Pergunte aos alunos se conhecem a diferença entre propaganda e publicidade. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.
Introdução
Em um novo vídeo, oriente os alunos a se organizarem em equipes, criando um grupo de interação no WhatsApp para que consigam interagir entre si. Envie a cada grupo os links das imagens disponíveis nas orientações do plano de aula e peça que os alunos dividam, em grupo, as imagens em duas categorias: propaganda ou publicidade. No final, convide um aluno de cada equipe para contar o resultado da atividade, explicitando os critérios adotados por eles para diferenciar propaganda e publicidade.
Desenvolvimento
Entregue aos grupos as duas imagens dos slides de Desenvolvimento. Oriente que leiam as imagens e, baseando-se nelas, respondam às atividades propostas (envie a eles o arquivo com as questões, disponível nas orientações do plano de aula). Estipule um prazo de entrega para essas duas atividades, seja via WhatsApp, e-mail ou mesmo por fotografias das produções dos alunos. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.
Fechamento
Convide um aluno de cada equipe para contar o resultado da atividade, por meio de um áudio a ser enviado a todos os alunos da turma. Depois disso, oriente que cada grupo retome a atividade feita na introdução e verifique, a partir do que aprenderam na aula, se as respostas estavam adequadas. Por fim, peça que os alunos registrem as suas opiniões, em forma de síntese, sobre as diferenças entre propaganda e publicidade.
Convite às famílias
Toda a família pode procurar propagandas na internet acessando o YouTube ou fazendo buscas no Google Imagens. Além disso, convide os familiares a discutir com seus filhos as hipótese sobre as diferenças entre propaganda e publicidade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janes Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O gênero textual propaganda e suas características
Finalidade da aula: Reconhecer gêneros do campo da propaganda e como eles se apresentam em variadas mídias, a fim de identificar suas principais características, distinguindo-o de publicidade.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Propaganda
Objeto(s) do conhecimento: Relação entre gêneros e mídias
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP02
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Notebook, projetor multimídia e tela, fita adesiva. Caso não tenha acesso a esses equipamentos, pode utilizar folhetos de propagandas ou cartazes para apresentar aos alunos. Peça aos estudantes, em aula anterior a esta, que tragam imagens de propagandas, que eles poderão retirar de revistas, jornais, internet ou até mesmo fotografar com o celular os outdoors ou cartazes, no caminho de casa. Por precaução, leve para a aula imagens digitais ou impressas, cuide para que haja exemplos tanto de propagandas, quanto de publicidade, que sejam suficientes para a turma e para utilizar nas atividades sugeridas, pois as imagens serão essenciais para que se estabeleça a diferença entre propaganda voltada para a divulgação de ideias e comportamentos e publicidade voltada para consumo de serviços e bens.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Identificar as especificidades que norteiam a concepção do gênero, no sentido de diferenciar a publicidade da propaganda.
Referências sobre o assunto:
ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220
FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf
MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes> Acesso em 05 de agosto de 2018.
PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1990.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: