Plano de Aula

Plano de aula: O gênero textual propaganda e suas características

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Notebook, projetor multimídia e tela, fita adesiva. Caso não tenha acesso a esses equipamentos, pode utilizar folhetos de propagandas ou cartazes para apresentar aos alunos. Peça aos estudantes, em aula anterior a esta, que tragam imagens de propagandas, que eles poderão retirar de revistas, jornais, internet ou até mesmo fotografar com o celular os outdoors ou cartazes, no caminho de casa. Por precaução, leve para a aula imagens digitais ou impressas, cuide para que haja exemplos tanto de propagandas, quanto de publicidade, que sejam suficientes para a turma e para utilizar nas atividades sugeridas, pois as imagens serão essenciais para que se estabeleça a diferença entre propaganda voltada para a divulgação de ideias e comportamentos e publicidade voltada para consumo de serviços e bens.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Identificar as especificidades que norteiam a concepção do gênero, no sentido de diferenciar a publicidade da propaganda.

Referências sobre o assunto:

ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220

FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf

MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes> Acesso em 05 de agosto de 2018.

PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1990.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Faça a pergunta que está no slide aos alunos e peça que eles respondam apenas “sim” ou “não”. É possível que muitos dos alunos não distingam um termo do outro, assim este momento servirá para fazer uma verificação sobre o conhecimento da turma com relação a esse tema.
  • Permita que todos se posicionem e diga-lhes que até o final da aula eles terão a oportunidade de descobrir a resposta.

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