Texto para impressão - Campanha
Plano de Aula
Plano de aula: Elaboração de uma propaganda
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Softwares de edição de texto e imagem para editar textos produzidos em várias mídias; anotações feitas pelos estudantes na aula anterior (aula 13 desta sequência).
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Execução do planejamento e manejo dos softwares de edição.
Referências sobre o assunto:
ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.
CARRASCOZA, João. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.
CARRASCOZA, João A. Redação publicitária. São Paulo: Futura, 2003.
FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3PRESAS1.PDF>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Peça que os estudantes se organizem nos mesmos grupos da aula anterior, pois nessa aula eles devem elaborar a propaganda que esboçaram na aula 13.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que os estudantes leiam o texto que está no slide. Se não for possível projetar, imprima um texto para cada grupo.
- Converse oralmente com os estudantes sobre as seguintes questões:
- Qual é o tema dessa propaganda?
Essa propaganda aborda o bullying na escola.
- Para que público esse texto é dirigido? Que elementos do texto confirmam isso?
Essa propaganda é dirigida à comunidade escolar do estado de Pernambuco. Podemos perceber isso pelo uso de elementos comuns à rotina escolar, como lousa, lápis e papel.
- Diga aos estudantes que é importante que eles pensem em todos os elementos que comporão o texto final a fim de que a linguagem não verbal e a verbal estejam a serviço da persuasão.
Materiais complementares: Caso seja necessário, acesse o arquivo para impressão do texto nesse link.
Professor, na aula anterior - aula 13 -, os estudantes planejaram as suas propagandas: escolheram o tema e o gênero da propaganda com a qual irão trabalhar. Nesta aula eles executarão esse planejamento. O exemplo utilizado aqui na introdução serve para que os estudantes relembrem a importância de cada elemento para que a propaganda cumpra o objetivo persuasivo a que se propõe.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
- Oriente os estudantes a utilizarem o programa de edição de texto da sua preferência. Peça que os grupos utilizem 30 minutos para elaborar a propaganda.
- Circule entre os grupos para acompanhar a produção da propaganda. Faça comentários que auxiliem os estudantes a cumprir os objetivos do gênero.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça que um integrante de cada grupo exponha para turma o que foi realizado na aula de hoje e se houve alguma dificuldade para o grupo.
- Oriente os estudantes a finalizarem as propagandas e trazerem para a próxima aula - o trabalho pode ser apresentado de forma digital ou impressa.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para a realização desta aula, é preciso que o planejamento da aula 13 (desta sequência de atividades) tenha sido feito previamente.
Introdução
Envie aos alunos a propaganda do slide Introdução e, por áudio ou mensagem de texto, peça que respondam às questões: qual é o tema dessa propaganda? A que público esse texto é dirigido? Que elementos do texto confirmam isso? Peça que os alunos deem as respostas das questões, por mensagem de texto ou por áudio, no WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Quando acabarem, envie um áudio comentando que é importante, em suas produções, que eles pensem em todos os elementos que comporão o texto final, a fim de que a linguagem não verbal e a verbal estejam a serviço da persuasão.
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos retornem a seus grupos da aula anterior, em que planejaram a produção de uma propaganda. Oriente que os grupos iniciem, baseados no que planejaram, a produção da propaganda de forma colaborativa, usando os recursos do Google Apresentações, ferramenta em que todos os integrante podem editar e acompanhar a produção em tempo real. Se essa alternativa não for possível, peça que os alunos o façam pelo Paint ou PowerPoint.
Fechamento
Para concluir a aula, convide um integrante de cada grupo para que diga o que fizeram na aula e como produziram a propaganda. Eles podem relatar por áudio a ser enviado no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Toda a família pode participar auxiliando no processo de criação da propaganda, dando ideias e sugerindo fontes, cores e imagens para enriquecer o produto.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janes Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Elaboração de uma propaganda
Finalidade da aula: Produzir propagandas em diversas mídias (cartazes, TV, internet), levando em conta os papéis sociais dos enunciadores envolvidos e as condições de produção e circulação desses textos.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Propaganda
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos publicitários / Planejamento de textos de peças publicitárias de campanhas sociais.
Prática de linguagem: Produção de texto.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP06
Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.