
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros panfleto/folheto e Spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Caderno, caneta, sala de informática, acesso a internet, smartphone ou gravador.
Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldade em lidar com ferramentas tecnológicas necessárias para o cumprimento da atividade. Alguns estudantes mais tímidos e introspectivos talvez tenham dificuldade de participar ativamente da realização da atividade.
Referências sobre o assunto:
FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2015, p. 205-225. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
Link para outros planos:
SILVA, Maria Carolina. Spot: anúncio oral. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
SPOT 1 disponível em http://www.produtoradeaudioonline.com.br/wa_files/Spot-Comercial-Otica-Visual-MZ.mp3;
SPOT 2 disponível em http://www.spotcomercial.com.br/wa_files/Gravacao-de-Vinheta-para-Loja-Oi-TV-HD-LM.mp3;
SPOT 3: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/gripe_2018/Spot_Dia_D_30-Segundos.mp3
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Orientações: esta adaptação para ensino remoto reúne os planos de aula 11 e 12 de uma sequência de 15 planos. As atividades envolvem planejamento, produção e revisão de um spot, gênero da esfera publicitária.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Spot – Vamos planejar?
Envie aos alunos um áudio dizendo que, nestas duas aulas, eles irão planejar, produzir e revisar um spot de conscientização sobre algum problema social que envolva a escola em que estudam. Nesse áudio, relembre as características do spot. Se achar necessário, reenvie alguns spots para eles escutarem, como os que estão disponíveis no plano de aula LPO7_02SQA10, desta sequência. Divida os alunos em duplas ou trios e peça que troquem ideias e façam uma lista dos principais problemas enfrentados na escola, e escolham um para ser o foco do trabalho. Para melhor orientar os alunos sobre as possibilidades de temas, siga as instruções do plano original. Explique que o spot a ser produzido servirá para conscientizar a comunidade escolar sobre esse problema, a fim de solucioná-lo ou minimizá-lo.
Depois que os grupos definirem que problema será tratado e lhe enviarem essa definição, envie a eles as perguntas que servirão como roteiro para a produção do spot. Grave um áudio lembrando aos alunos de que a definição do público alvo e da mensagem influenciará muito na escolha da linguagem a ser utilizada, que deve ser simples e pontual. Para melhor orientá-los no planejamento, envie as dicas do slide de Desenvolvimento do plano LPO7_02SQA11, como o link de onde conseguir efeitos sonoros para serem usados no spot. Durante esse processo de planejamento, acompanhe as equipes nas diversas etapas do planejamento, escrita do roteiro e testes de gravação, trocando mensagens de WhatsApp ou e-mails sobre as versões do trabalho.
Importante: sempre inicie sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Revisão, produção e edição do gênero Spot
Grave um áudio para os alunos explicando que, nesta etapa da aula, eles farão a revisão e produção do spot. Explique que eles deverão seguir o roteiro de revisão. Para isso, envie por e-mail as questões do slide de Introdução do plano LPO7_02SQA12. Indique aos alunos sites confiáveis para consulta de aspectos gramaticais, como regras de concordância, dicionário de sinônimos etc. Estabeleça um prazo para que os alunos efetuem a revisão e enviem para que você a confira. Oriente-os a respeito do que deve ser melhorado.
Nesta etapa, os alunos deverão gravar o áudio do spot. Oriente-os, por meio de um áudio ou vídeo, sobre os detalhes dessa produção e edição. Inclusive, diga que o spot tem um tempo reduzido, de no máximo 30 segundos. Explique que eles poderão usar aplicativos de celular para editar e incluir efeitos sonoros. Cada equipe deve gravar e editar seu spot, repetindo-o quando necessário, até decidirem que a versão final está pronta.
Fechamento: Que aspectos linguísticos e paralinguísticos contribuíram para produzir um spot convincente?
Para o fechamento das aulas, as equipes devem trocar seus spots entre si, por WhatsApp. Peça que as equipes lhe enviem os comentários sobre as produções. Além disso, estimule-os a comentar os temas trabalhados, as problemáticas levantadas e a forma como foram produzidos os spots de conscientização. Grave um áudio, ao final, comentando os aspectos positivos dos trabalhos e também os aspectos técnicos, como entonação da voz, aspectos sonoros, concisão do texto e cumprimento da intencionalidade de cada spot.
Convite às famílias
Enviem aos familiares e à comunidade escolar, de modo geral, os spots produzidos pelos alunos, a fim de que os trabalhos possam ser apreciados e de que o debate sobre as problemáticas levantadas seja suscitado. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, levando a todos a conscientização sobre questões que envolvem a escola e a comunidade que a circunda.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Oliveira
Mentor: Erica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Gênero Spot: planejamento
Finalidade da aula: Desenvolver estratégias de planejamento para o gênero oral spot de conscientização sobre um problema social, com o intuito de informar ou incentivar uma mudança de comportamento da comunidade.
Ano:7º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Spot
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos jornalísticos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP12
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros panfleto/folheto e Spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Caderno, caneta, sala de informática, acesso a internet, smartphone ou gravador.
Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldade em lidar com ferramentas tecnológicas necessárias para o cumprimento da atividade. Alguns estudantes mais tímidos e introspectivos talvez tenham dificuldade de participar ativamente da realização da atividade.
Referências sobre o assunto:
FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693
Links para outros planos de aula:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: