Plano de Aula
Plano de aula: Minha vida, nossas vidas
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Autobiografia e Depoimento
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Introdução ou preparação
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a turma para assistir a alguns dos vídeos produzidos anteriormente (INSERIR LINK PARA A AULA ANTERIOR).
- Previamente, assista a todos os vídeos para escolher quais irá mostrar aos alunos. Para essa seleção, considere: vídeos com depoimentos apenas pessoais e outros com relatos que inserem conteúdos coletivos. Você também pode separar vídeos de estudantes com mais dificuldades (que podem ser refeitos, aprimorados) e/ou aqueles que favoreçam a observação de algum aspecto técnico e/ou conceitual que mereça ser compartilhado com todos.
- Se, no decorrer da aula, a definição for por refazer algum dos vídeos, convide os alunos mais hábeis nas técnicas de filmagem ou de edição para ajudar os colegas menos experientes.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete o slide com os aspectos a serem observados durante a exibição dos vídeos. Ou escreva os itens no quadro.
- Exiba um dos vídeos e convide a turma a comentar os depoimentos: “O que chamou mais a atenção? O que foi impactante, surpreendente, engraçado ou comovente?”. Anote as impressões dos alunos. Comente também os problemas técnicos e compartilhe soluções que possam aprimorar a qualidade da gravação.
- Proponha as mesmas reflexões para cada vídeo exibido.
Desenvolvimento (continuação)
Orientações:
- Com base nos temas mais trabalhados pela turma, liste, com os alunos, as palavras-chave que são contempladas nos vídeos. Projete ou faça na lousa o quadro com as palavras-chave: escola, família, infância, sonhos etc. Peça aos alunos para pensarem nas histórias de vida contadas nos vídeos produzidos.
- Faça eles indicarem em qual (is) linha (s) cada vídeo pode ser encaixado. Identifique cada vídeo com um título provisório ou com o nome da dupla responsável. Avise que eles podem incluir as produções em mais de uma linha.
- Converse sobre as indecisões que certamente surgirão e ajude-os a definir a linha, resgatando o que foi estudado sobre o gênero autobiografia. Recupere com a turma dois fatores importantes e já bem discutidos:
- a noção de que as memórias de uma pessoa são sempre atravessadas por temas coletivos (sociais, culturais, históricos). Para isso, pergunte: Que memórias sociais, culturais ou históricas você acha que podem ser identificadas no vídeo?
- o fato de que a reconstituição do passado individual, em uma autobiografia, ocorre em dois níveis: o dos acontecimentos e o do seu significado. Para estimular essa reflexão, pergunte: O protagonista elabora opiniões sobre as experiências que viveu? Para onde elas apontam?
4. Considere a possibilidade de algumas palavras-chave sumirem e outras novas surgirem durante a realização da tarefa.
Fechamento ou conclusão
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Convide os alunos a criar o blog da turma. Peça sugestões a eles para personalizar o título, o texto do perfil, a customização do blog etc.
- Explique como fazer postagens. Compartilhe as informações sobre como acessar o blog, para que os estudantes visitem a página e participem ativamente dele.
- Poste todos os vídeos produzidos em aula e editados.
- Peça para que cada aluno renomeie seu vídeo. Explique as etapas do procedimento:
- acessar o blog com e-mail e senha;
- localizar o vídeo postado e selecioná-lo;
- localizar a tecla “editar” e renomear com um título instigante/caprichado.
- Essa tarefa pode ser feita com o celular pessoal dos alunos (para quem tem e sabe usar) ou nos computadores da escola. Neste caso, solicite, se necessária, a ajuda do professor da sala de informática para orientar os estudantes.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula do módulo oralidade que fazem parte de uma sequência de 15 planos sobre o gênero autobiografia.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Padlet para compartilhar os vídeos criados pela turma (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA10.
Envie um áudio aos alunos relembrando a informação de que “as memórias de uma pessoa são sempre atravessadas por lembranças mais amplas, que não dizem respeito apenas à sua experiência pessoal, mas também à experiência da comunidade em que está inserida”. Chame a atenção para o fato de que a reconstituição do passado individual, em uma autobiografia, ocorre em dois níveis: o dos acontecimentos e o do seu significado. Em outras palavras, a autobiografia pode se tornar, para quem a escreve, um caminho de autodescoberta. Isso porque, ao reviver fatos, experiências e sentimentos, e registrá-los usando palavras (escritas ou faladas), o autor pode atribuir um sentido a sua história. Fale sobre o Museu da Pessoa e diga que eles irão assistir a um vídeo com um relato autobiográfico. Envie aos alunos o link do vídeo com o relato de Tatiana Tibúrcio, indicado no slide de abertura. Peça que o assistam e oriente-os a fazer no caderno o mesmo que está no slide: dividir a folha em duas colunas e, de um lado, registrar os episódios pessoais de Tatiana; de outro, anotar os temas coletivos captados durante a fala da personagem. Peça que os alunos respondam também às seguintes perguntas: o que vocês acham que Tatiana valorizou em seu depoimento? Quais opiniões ela elaborou sobre as experiências que viveu?
Estabeleça um tempo para que a atividade seja realizada e entregue a você.
Como fechamento desta etapa, organize uma devolutiva, se possível, em um momento síncrono, para que vocês possam conversar sobre o vídeo, as impressões dos alunos e suas anotações. Se não for possível realizar um momento síncrono, grave um áudio com a devolutiva comentando os principais aspectos do vídeo autobiográfico e das respostas dos alunos.
Desenvolvimento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA11.
Envie um áudio aos alunos e explique a proposta de produção de um vídeo autobiográfico relatando uma memória. Explique que a produção poderá ser feita usando um celular e que deve ter uma curta duração. Oriente os alunos quanto à temática do vídeo, levando-os a refletir sobre o que gostariam de contar sobre suas vidas. Converse sobre o interesse que esses relatos poderiam despertar em outros jovens, nos professores da escola e nos familiares. Estabeleça um prazo para que a primeira versão do vídeo esteja pronta.
Fechamento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA12.
Peça que os alunos troquem entre si os vídeos autobiográficos, para que façam uma avaliação a respeito da temática e dos aspectos técnicos, conforme o primeiro slide de desenvolvimento. Após a avaliação, oriente os alunos a fazerem os ajustes necessários.
A versão final do vídeo deve ser enviada a você e postada no Padlet. Para isso, organize um mural autobiográfico e suba todos os vídeos produzidos pela turma, organizando-os por temática: escola, família, infância, sonhos etc. Compartilhe o link do Padlet com a turma, para que todos os vídeos autobiográficos possam ser assistidos por todos.
Para encerrar esta etapa, peça que os alunos comentem os vídeos no próprio mural do Padlet e que digam também como foi a experiência de produzir um relato autobiográfico em vídeo.
Convite às famílias
Estimule os alunos a convidarem os familiares para apreciarem seus vídeos postados no Padlet. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.