Atividade para impressão - Roteiro de Planejamento
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de uma entrevista em formato audiovisual
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Laboratório de informática com computadores com acesso à internet. Link para o roteiro de planejamento em formato de formulário do Google. Na ausência de recursos tecnológicos, fotocópias do roteiro de planejamento. Levantamento prévio com os alunos a respeito das personalidades que se desejam entrevistar e eventual pesquisa a respeito (pode ser sugerida como tarefa de casa uma aula antes desta).
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender a importância do planejamento, por requerer uma visão focada no futuro. Os alunos podem ter dificuldades em contemplar todos os detalhes de uma planejamento, especialmente aqueles relacionados a imagem e som.
Referências sobre o assunto:
FARIAS, A. S.; LIMA, T. de A. ; PEREIRA, B. A. ; REINALDO, M.A. G. M. . O gênero entrevista em sala de aula: uma sequência didática realizada por professores em formação. 2008. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/brunoalveseoutros.pdf>. Acesso em: 10 nov. de 2018.
PACHECO, L. P. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. 2008. Disponível em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/l&c/download/artigo08_2/leticia.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.
PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Trad. Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 69. ed. São Paulo: saraiva, 1999.
WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal. 66. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula. Explique a importância do planejamento da entrevista para evitar surpresas desagradáveis no processo. Caso os alunos já tenham trabalhado com o gênero, relembre brevemente suas características focando no aspecto interacional e, no caso específico do objetivo desta aula, as particularidades do formato audiovisual. Caso seja a primeira aula dos alunos sobre esse gênero, apresente-o rapidamente conforme informações sobre o gênero no slide anterior.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO