Atividade para impressão - Roteiro de Planejamento
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de uma entrevista em formato audiovisual
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Laboratório de informática com computadores com acesso à internet. Link para o roteiro de planejamento em formato de formulário do Google. Na ausência de recursos tecnológicos, fotocópias do roteiro de planejamento. Levantamento prévio com os alunos a respeito das personalidades que se desejam entrevistar e eventual pesquisa a respeito (pode ser sugerida como tarefa de casa uma aula antes desta).
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender a importância do planejamento, por requerer uma visão focada no futuro. Os alunos podem ter dificuldades em contemplar todos os detalhes de uma planejamento, especialmente aqueles relacionados a imagem e som.
Referências sobre o assunto:
FARIAS, A. S.; LIMA, T. de A. ; PEREIRA, B. A. ; REINALDO, M.A. G. M. . O gênero entrevista em sala de aula: uma sequência didática realizada por professores em formação. 2008. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/brunoalveseoutros.pdf>. Acesso em: 10 nov. de 2018.
PACHECO, L. P. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. 2008. Disponível em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/l&c/download/artigo08_2/leticia.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.
PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Trad. Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 69. ed. São Paulo: saraiva, 1999.
WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal. 66. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula. Explique a importância do planejamento da entrevista para evitar surpresas desagradáveis no processo. Caso os alunos já tenham trabalhado com o gênero, relembre brevemente suas características focando no aspecto interacional e, no caso específico do objetivo desta aula, as particularidades do formato audiovisual. Caso seja a primeira aula dos alunos sobre esse gênero, apresente-o rapidamente conforme informações sobre o gênero no slide anterior.
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Faça previamente, na aula anterior, por exemplo, um levantamento com os alunos sobre as personalidades que podem ser entrevistadas por eles. Sugira que façam uma pesquisa sobre elas como tarefa de casa e tragam as informações que julgarem relevantes para esta aula.
- Para facilitar o processo de agendamento das entrevistas, sugerimos que os alunos convidem pessoas da própria escola que tenham alguma relevância para a comunidade escolar. Pode ser algum aluno com atuação artística, o diretor (sobre algum aspecto da escola que mereça esclarecimentos), algum professor particularmente atuante nas causas da escola etc. Se houver possibilidade de entrevistar pessoas para além desse contexto, verifique a disponibilidade para a atividade.
- Explique aos alunos que a aula consistirá no planejamento de uma entrevista em formato audiovisual, isto é, em vídeo, e que, portanto, deverá ser levado em consideração não só o texto a ser produzido, mas também as modulações de voz (som) e a linguagem corporal (imagem).
- Explique ainda que a entrevista não será realizada nesta aula, mas em outro momento (se já estiver planejado, informe aos alunos neste momento).
- Chame a atenção dos alunos para os aspectos do slide, que serão contemplados no roteiro de planejamento.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Se um laboratório de informática estiver disponível, o planejamento da entrevista pode ser realizado em computadores por meio de um documento compartilhado ou formulário do Google. Basta adaptar o roteiro de planejamento para esses formatos previamente e compartilhar o link com os alunos. Caso esse recurso não esteja disponível, os alunos usarão cópias do roteiro de planejamento impresso.
- Para informações de como elaborar um formulário no Google, acesse o link: Como usar o Formulários Google. Disponível em: <https://support.google.com/docs/answer/6281888?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR>. Acesso em: 19 nov. 2018.
- Para informações sobre como elaborar e compartilhar um documento no Google, acesse o link: Documentos Google. Disponível em: <https://support.google.com/docs/topic/9046002?hl=pt-BR&ref_topic=1382883>. Acesso em: 19 nov. 2018.
- Organize os alunos em grupos (sugerimos uma composição de 4 a 6 alunos).
- Organize cada grupo em um computador e disponibilize a eles o link do formulário/documento ou distribua a cada grupo uma cópia do roteiro de planejamento.
- Explique aos alunos que eles devem planejar todos os detalhes previstos no roteiro, para que a entrevista tenha sucesso e para que imprevistos possam ser facilmente contornados.
- Peça que os alunos registrem todas as decisões tomadas e pensem que integrante do grupo será responsável por qual tarefa.
- Auxilie o planejamento dos alunos ao passar pelos grupos. Verifique que o planejamento está adequado (e não fantasioso) e peça para que alterações sejam feitas caso necessário.
- A primeira pergunta se refere a quem será entrevistado. Recolha essa primeira informação para auxiliar a convidar a personalidade escolhida para a entrevista na data estipulada.
Materiais complementares: Para acessar o roteiro de planejamento para impressão, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete o slide com as perguntas ou as escreva no quadro.
- Peça que cada grupo exponha brevemente quem entrevistará e o que ainda pretende fazer para se prepararem para a entrevista de fato.
- Este é um momento para fazer um breve balanço sobre o que foi planejado. As perguntas são apenas motivadores para a socialização das ideias. Outros aspectos podem ser abordados, ainda que não tenham sido previstos nas perguntas.
- Este fechamento tem por objetivo socializar as personalidades escolhidas e os sentimentos dos alunos. Este momento pode ser útil para lidar com ansiedades sobre a performance na entrevista planejada ou a empolgação em relação à proposta. Procure incentivar os alunos e apaziguar as angústias pedindo para estudarem bem o que foi planejado.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Neste Plano, os alunos devem planejar uma entrevista. Para tanto, envie um áudio avisando o que farão e pedindo que selecionem alguém de sua convivência em casa (em razão da quarentena) para entrevistar. Oriente-os que podem se organizar em trios. Instigue-os a pensar se, em suas casas, há pessoas que estejam na linha de frente do combate ao vírus (trabalhando em hospitais, postos de saúde etc.), ou trabalhando em outros serviços essenciais, ou realizando algum trabalho solidário, como arrecadação de cestas básicas, confecção/doação de máscaras, dentre outros. Faça-os pensar também nas profissões dos familiares, na forma como estão enfrentando o isolamento, para que escolham alguém com uma história interessante para contar em uma entrevista. Estabeleça um prazo para essa escolha dos alunos e acompanhe-os pelos canais combinados por vocês.
Desenvolvimento
Depois de todos os trios terem decidido seus entrevistados, encaminhe aos alunos o Roteiro de planejamento, disponível aqui, para preencherem, mas atenção: algumas perguntas deverão ser adaptadas para a nova realidade, já que farão a entrevista em casa (pergunta n° 8 e nº 11) e a ideia é que os alunos não se encontrem, podendo utilizar o Google Meet ou o Zoom para fazer a entrevista, ou dividir tarefas, como: um dos alunos entrevista (o que mora com o entrevistado), outro edita, outro revisa e faz anotações. Combine um prazo e um meio de entrega (sugestão: Google Drive) possível de ser compartilhado e visualizado por toda a turma. Depois que todos tiverem feito seus planejamentos, oriente os trios a visitar os planejamentos dos colegas e escolher um para comentar, sugerir, elogiar, questionar. Estabeleça um prazo para que os comentários sejam feitos.
Fechamento
Encerrado o prazo, leia as respostas de seus alunos, faça os destaques e observações que achar necessários e envie um novo áudio à turma comentando esses aspectos. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e aproveite para interagir mais com sua turma, verificando as aprendizagens e dificuldades.
Convite às famílias
As famílias poderão envolver-se diretamente na atividade deste plano, já que membros de algumas delas serão entrevistados. Os demais membros podem auxiliar no Planejamento, pensando em perguntas e dando ideias de cenários e figurinos, por exemplo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejamento de uma entrevista em formato audiovisual
Finalidade da aula: Planejar a realização de uma entrevista em formato audiovisual, desde a decisão sobre quem entrevistar até a elaboração de roteiro de perguntas.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento e produção de textos jornalísticos oraisProdução de textos jornalísticos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP10, EF69LP12
Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.