Plano de Aula

Plano de aula: Produção de propaganda de rádio

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Equipamentos para reprodução de áudio e vídeo. Caso a escola disponibilize uma sala de informática, você pode utilizá-la. Pode, também, solicitar aos alunos que tenham em mãos aparelhos de celular com acesso à internet. Para a execução desta aula, os estudantes precisarão ter acesso a programas de edição de áudio, como o “audacity”. Você também precisará acessar com antecedência os materiais que serão utilizados nessa aula a fim de se apropriar do conteúdo. Professor, caso não esteja utilizando os planos em sequência, para a execução dessa aula, é importante que os estudantes já tenham planejado uma propaganda de rádio.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Utilizar os programas de edição de áudio, adequar a linguagem ao objetivo de persuasão.

Referências sobre o assunto:

ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.

BRAIT, Beth. Práticas discursivas e a esfera publicitária. In: MICHELETTI , Guaraciaba (org.) Enunciação e gêneros discursivos; São Paulo: Cortez, 2008.

FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

MAKOVISCS, Nahara. A propaganda no rádio brasileiro. Disponível em: <www.ufrgs.br/alcar/...1/...1/a%20propaganda%20no%20radio%20brasileiro.doc>. Acesso em: 17 jan. 2019.

OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente aos estudantes a proposta da aula: na introdução ouviremos e analisaremos uma propaganda de rádio, no desenvolvimento faremos uma propaganda e no fechamento analisaremos o que foi realizado. Você, professor, pode resumir as etapas da aula para os estudantes.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos