Plano de Aula
Plano de aula: Produção de propaganda de rádio
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Equipamentos para reprodução de áudio e vídeo. Caso a escola disponibilize uma sala de informática, você pode utilizá-la. Pode, também, solicitar aos alunos que tenham em mãos aparelhos de celular com acesso à internet. Para a execução desta aula, os estudantes precisarão ter acesso a programas de edição de áudio, como o “audacity”. Você também precisará acessar com antecedência os materiais que serão utilizados nessa aula a fim de se apropriar do conteúdo. Professor, caso não esteja utilizando os planos em sequência, para a execução dessa aula, é importante que os estudantes já tenham planejado uma propaganda de rádio.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Utilizar os programas de edição de áudio, adequar a linguagem ao objetivo de persuasão.
Referências sobre o assunto:
ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.
BRAIT, Beth. Práticas discursivas e a esfera publicitária. In: MICHELETTI , Guaraciaba (org.) Enunciação e gêneros discursivos; São Paulo: Cortez, 2008.
FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
MAKOVISCS, Nahara. A propaganda no rádio brasileiro. Disponível em: <www.ufrgs.br/alcar/...1/...1/a%20propaganda%20no%20radio%20brasileiro.doc>. Acesso em: 17 jan. 2019.
OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente aos estudantes a proposta da aula: na introdução ouviremos e analisaremos uma propaganda de rádio, no desenvolvimento faremos uma propaganda e no fechamento analisaremos o que foi realizado. Você, professor, pode resumir as etapas da aula para os estudantes.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Reproduza para os estudantes o áudio disponível neste link. Reproduza até 02:38.
- Após ouvir o áudio com os estudantes, de forma oral, encaminhe as seguintes questões:
- Qual é a importância da tonalidade e do volume da voz do narrador para a elaboração da mensagem? O volume e a tonalidade da voz indicam para o ouvinte os sentimentos e a expressão do tema abordado no texto.
- Segundo o locutor, quem determina que tipo de narração deve ser feita em um anúncio publicitário? E em uma propaganda, quem determina? No anúncio publicitário, quem define isso é o contratante; em uma propaganda é o público-alvo que define, tendo em vista que se pretende persuadir alguém a agir de alguma forma.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
1º momento: 20 minutos
Orientações:
- Solicite que os estudantes formem os mesmos grupos da aula anterior e que retomem suas anotações a fim de iniciar a elaboração do áudio.
- Informe aos estudantes que eles terão 25 minutos para a elaboração do áudio.
- Oriente os grupos na execução do áudio, faça intervenções quando necessário para chamar atenção aos itens que são importantes para que a mensagem seja bem compreendida pelo público-alvo.
2º momento: 10 minutos
Orientações:
- Ouça todos os áudios junto à turma.
- Peça que cada estudante anote em seu caderno o tema, o público-alvo e a finalidade de cada propaganda.
Fechamento
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações:
- Peça que um integrante de cada grupo diga qual era o tema, o público-alvo e finalidade da sua propaganda.
- Faça uma autoavaliação do processo a partir dos questionamentos seguintes. Peça que os estudantes anotem no caderno.
- o que foi mais difícil na elaboração do texto?
- seu grupo conseguiu deixar claros o público-alvo, o tema e a finalidade da propaganda?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para a realização desta aula, é preciso que o planejamento da aula 11 (desta sequência de atividades) tenha sido feito previamente.
Introdução
Envie aos alunos o link do vídeo do slide Introdução e, por áudio ou mensagem de texto, peça que respondam às questões: qual é a importância da tonalidade e do volume da voz do narrador para a elaboração da mensagem? Segundo o locutor, quem determina que tipo de narração deve ser feita em um anúncio publicitário? E em uma propaganda, quem o determina? Peça que os alunos comentem as questões por mensagem de texto ou áudio no WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Quando acabarem, envie um áudio comentando as questões.
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos retornem a seus grupos da aula anterior, quando planejaram a produção de uma propaganda de rádio. Oriente que os grupos separem as falas de cada integrante do grupo e iniciem a gravação dos áudios que farão parte da propaganda, enfatizando a entonação da voz. Os alunos podem gravar pelo próprio celular e enviar o áudio no grupo de WhatsApp criado para os integrantes da equipe. Deixe claro que um aluno do grupo ficará responsável por editar os áudios, compilando-os em um único arquivo final.
Fechamento
Para concluir a aula, convide um integrante de cada grupo para que diga qual era o tema, o público-alvo e finalidade da sua propaganda. Oriente que os grupos façam, em conjunto, uma autoavaliação do processo a partir dos questionamentos seguintes: o que foi mais difícil na elaboração do texto? Seu grupo conseguiu deixar claros o público-alvo, o tema e a finalidade da propaganda? Peça que as equipes enviem as autoavaliações por e-mail ou pelo WhatsApp.
Convite às famílias
Toda a família pode participar auxiliando no processo de gravação e apreciando, no final do trabalho, as propagandas feitas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janes Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produção de propaganda de rádio
Finalidade da aula: Produzir propaganda de rádio coerente com o contexto de produção e o público que se pretende atingir/mobilizar.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Propaganda
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos jornalísticos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP12
Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.