Material Complementar - Radio podcast - LP07_01SQA_10
Plano de Aula
Plano de aula: Comparação entre podcasts noticiosos e notícias online
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Campo jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários: É necessário que a sala de aula possua internet ou então que você baixe e imprima os seguintes materiais:
A notícia on line da superinteressante https://super.abril.com.br/ciencia/assista-ao-vivo-ao-pouso-da-sonda-da-nasa-em-marte/. Acesso em 27/11/2018; e o podcast http://multimidia.ufrgs.br/conteudo/frontdaciencia/Fronteiras_da_Ciencia-T09E23-2018.mp3 Acesso em 27/11/2018.
Informações sobre o gênero podcast: Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming. Ele tem a vantagem de ser ouvido sob demanda, ou seja, pode ser acessado quando o usuário desejar e ser pausado e retomado sem perda de informação. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização e costuma abordar um assunto específico, para construir uma audiência fiel.
Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade em compreender o que é um podcast, o que o diferencia de um programa de rádio e ter concentração para ouvi-lo, já que normalmente os programas duram mais de meia hora. Uma estratégia é ouvi-lo em etapas, um pouco a cada aula. Normalmente eles acontecem em blocos de um mesmo tema, a ser explicado no início do programa. Assim, pode-se ouvir a apresentação, e cada bloco em um dia diferente, antes dessa aula propriamente dita.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p.141-148.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
_________. Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010.
GOSCIOLA, V. Roteiro para novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.
Sobre comentários das notícias online:
https://super.abril.com.br/comportamento/o-terrivel-mundo-dos-comentarios-na-internet/ Acesso em 08/12/2018.
Fontes:
SIMIM, Danival, MAXCAST : Podcast e rádio: você sabe qual a diferença? publicado em 20/04/2018. https://maxcast.com.br/blog/podcast-e-radio-voce-sabe-qual-e-a-diferenca/ .Acesso em 27/11/2018
Vídeo: Você sabe o que é um podcast? https://www.youtube.com/watch?v=tfTf8LZZX0M .Acesso em 27/11/2018.
SILVA, Tiago,Podcast: o que é e como criar um de qualidade. Publicado em 6/07/2018. https://resultadosdigitais.com.br/blog/podcast/. Acesso em 27/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Para esta aula, é interessante que a sala esteja organizada em semi-círculo, voltado para o quadro, a fim de poder haver discussão sobre as modalidades orais da notícia online.
- Leia a questão do slide com a turma e deixe que manifestem suas opiniões.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO