Plano de Aula

Plano de aula: Gênero Spot: revisar e produzir

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero panfleto/folheto e Spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Microfone e caixa de som, gravador de áudio, app de edição de áudio

( disponível em: https://www.tecmundo.com.br/dispositivos-moveis/125665-10-melhores-aplicativos-edicao-audio-android.htm)

Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos talvez tenham dificuldade de se expressar em público e interagir com outros colegas.

Referências sobre o assunto:

FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2015, p. 205-225. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

Link para outros planos:

SILVA, Maria Carolina. Spot: anúncio oral. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula eles revisarão o planejamento do Spot desenvolvido na aula anterior (LPO7_02SQA11) e produzirão o áudio do Spot de conscientização sobre um problema social, com o intuito de informar ou incentivar uma mudança de comportamento da comunidade.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos